A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
6ª SÉRIE

2 HANDEBOL HISTORIA O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball” e quando os homens começaram a pratica-lo o campo foi aumentando para as medidas do futebol.

3 Regras Básicas do Handebol

4 Área de Gol Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol.. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejudizo para a ação do adversário. Goleiro / Gol O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualque jogador de linha. Só sera considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.

5 Manejo da Bola É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

6 Comportamento Para com o adversário
Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

7 Tiro de meta O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo. Dois dribles Quando o jogador bate a bola no chão (quantas vezes quiser), segura e volta a bater a bola no chão. Isso é uma falta, e a posse de bola vai ser dada para outra equipe.

8 Escanteio O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído. Lance lateral O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seje desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.

9 Lance de 7m Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadí-la ou mover este pé. Tiro livre É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; atitude antidesportiva.

10 PUNIÇÕES Cartão Amarelo
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro. Dois Minutos: - Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer fora da partida durante um período de dois minutos (que será controlado pelo cronometrista), e após podendo retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos, esta punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e a substituições incorretas.

11 A quadra.

12 voleibol

13 Historia O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi minonette. Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.

14 Regras do voleibol Voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segura-la ou carrega-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão.

15 O jogo inicia com a bola sendo lançada para o campo do adversário por um jogador que se coloca atrás da linha de fundo de seu campo. Este lançamento é chamado saque. No saque a bola deve ser golpeada. O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia na quadra adversária. Quando a equipe não consegue devolver a bola dentro da área de jogo ( Bola fora), ou quando, utilizando no máximo 3 toques, não consegue devolver a bola para a quadra adversária, um ponto é marcado.

16 Para melhor atingir os objetivos do jogo, é necessário que os atletas de uma equipe passem a bola entre si, utilizando até 3 toques, de modo que a bola seja lançada para o campo adversário Uma partida é disputada com 12 jogadores, 6 em cada equipe. Cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 que iniciam o jogo ( Titulares ) e 6 jogadores reservas. O Voleibol é jogado em SETS. Quando uma equipe atinge a contagem de 25 pontos, com uma vantagem de pelo menos 2 pontos em relação ao adversário, completa-se um SET. Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 SETS. O Tie Brake é o SET de desempate e tem 15 pontos.

17 A quadra

18 VISUALISANDO... Quando a equipe que saca erra, seu adversário adquire o direito de sacar, realizando antes um rodízio de posições dos jogadores. Esta característica torna o Voleibol bastante dinâmico, onde todos devem atuar em todas posições.

19 ATLETISMO

20 HISTORIA Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.

21 A pista .Hoje, o atletismo é dividido em modalidades: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country e marcha atlética. As provas de pista são divididas em corridas rasas, com barreiras ou obstáculos. As de campo são saltos, arremessos e lançamentos. São disputadas em pistas de atletismo. Estas provas são competidas entre homens e mulheres.Sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são consideradas o ponto nobre destes jogos.

22

23

24

25 FUTSAL HISTORIA O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.  Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

26 Regras Básicas do Futsal

27 O Jogo O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. O Tamanho mais utilizado é 30X17m. As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) A bola estará fora de jogo quando ultrapassar totalmente as linhas da quadra. No início do jogo a bola deve ser tocada para o lado adversário e cada equipe deve estar do seu lado da quadra.NÃO pode ser chutada direto para o gol adversário. As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.

28 Tempo,Tiro Lateral e penalidade máxima:
Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos cronometrados (2 tempos de 20 minutos), com 10minutos de intervalo. O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto. A bola deverá estar em cima da linha e o jogador deve cobrar com o pé. Será concedido um tiro de penalidade máxima contra a equipe que comete uma falta dentro da sua área. A distância é de 6m da linha de fundo.

29 Arremesso de Meta Dar-se-á arremesso de meta sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante. A execução do arremesso de meta dar-se-á exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal, podendo ultrapassar a linha demarcatória do meio da quadra diretamente.

30 A Quadra

31 BASQUETE

32 HISTORIA O ano era O rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar-livre, como Futebol Americano, Basebol, etc. James Naismith recebeu a missão de criar um esporte em ambiente fechado, que não deveria ser violento e que estimulasse a coletividade. Conversou com o zelador do colégio e conseguiu duas cestas velhas de pêssego. Ele as prendeu sobre um suporte e mediu a altura: 3,05m (altura que perdura até os dias atuais).

33 O PRIMEIRO JOGO Logo depois de escrever as regras, James as fixou no mural do colégio e convocou alunos para experimentarem este novo esporte. Dezoito atletas se apresentaram; foram divididos em duas equipes. James selecionou o atleta mais alto de cada time, jogou a bola para o alto e iniciou o primeiro jogo de basquete da história. Um dos incômodos era a cesta. Toda vez que uma era convertida alguém tinha que subir no apoio para retirar a bola de dentro. A solução foi encontrada alguns meses depois, simplesmente cortando-se a base da cesta.

34 REGRAS O jogo começa no circulo central quando, o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto (BOLA AO ALTO) entre as equipes. O jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10 minutos cada. O cronômetro desse tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver morta). É disputado em uma quadra de 26 m de comprimento por 14 m de largura. As linhas não fazem parte do jogo, toda vez que o jogador ou a bola tocar a linha estará fora da quadra.

35 FALTAS Dar três passos sem batê-la no chão ou segurá-la por mais de cinco segundos (bola presa), é considerada faltas. DOIS DRIBLES – bater a bola, segurar e bater novamente no chão Tocar a bola com a perna ou impedir o movimento do adversário também são faltas. Quando um jogador faz cinco faltas, é desclassificado, mas pode ser substituído.

36 VALOR DAS CESTAS: Quando a bola entra na cesta do campo do adversário, o time ganha dois pontos. Se o arremesso for feito antes da linha situada a 6,75 m da cesta, ganha três pontos. Quando acontece uma falta no momento do arremesso dentro do garrafão será cobrado o LANCE LIVRE e a cesta vale 1 ponto. A partir de sete faltas acumuladas por uma equipe, o adversário tem direito a um arremesso livre a cada nova infração. Quando acontece uma cesta o adversário sai com a bola do fundo da quadra – FUNDO BOLA

37 A QUADRA:


Carregar ppt "REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google