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Formulação de Estratégia

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Apresentação em tema: "Formulação de Estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Formulação de Estratégia
Prof. Marcelo A. Loenert Administração Estratégica

2 Formular estratégias envolve:
Determinar cursos de ação apropriados para alcançar os objetivos Atividades de análise Planejamento Seleção de estratégias

3 Análise de questões críticas
1 – Quais são os propósitos e os objetivos da organização? Em resposta a esta questão diz aos administradores onde a organização quer chegar. Conforme visto anteriormente estratégias adequadas refletem as missões e os objetivos da organização.

4 2 – Para onde a organização está indo no momento?
Revela se uma organização está atingindo suas metas ou fazendo progressos. Onde a organização quer chegar ? Para onde está indo ?

5 3 – Que fatores organizacionais críticos a organização está enfrentando atualmente?
Exemplo: Se uma equipe da média administração está mal treinada(ambiente interno) e um aumento na pressão da concorrência (ambiente externo) são preocupações estratégicas críticas.

6 4 – O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro?
A resposta real a essa questão é a formulação de um estratégia. Os administradores só podem formular estratégias apropriadas quando compreenderem claramente onde a organização quer chegar, para onde está indo e qual a situação do ambiente em que a organização opera.

7 FORMULANDO ESTRATÉGIAS
Estratégia de CONCETRAÇÃO Estratégia de ESTABILIDADE Estratégias de CRESCIMENTO Estratégia de REDUÇÃO DE DESPESAS Estratégias COMBINADAS

8 Estratégia de Concentração
Quando a empresa se concentra numa única linha de negócios Ex: Mc Donald’s - indústria de alimentos rápidos É utilizada por empresas para obter vantagens competitivas através do conhecimento especializado e eficiente.

9 Estratégia de Estabilidade
Se concentra em sua linha ou linhas de negócios e tenta mantê-las. Dois motivos para se adotar a estratégia de Estabilidade 1) Esta estratégia permite que a empresa concentre seus esforços administrativos mas empresas existentes, com o objetivo de aumentar suas posições competitivas 2) Custo de acrescentar novas empresas pode ser superior aos benefícios potenciais.

10 Estratégia de Crescimento
Normalmente as organizações procuram crescimento nas vendas, lucros, participação no mercado ou mesmo outras medidas como objetivo principal. Podem ser através da integração vertical, horizontal, diversificações, fusões ou joint ventures. Crescimento interno é conseguido pelo aumento das vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho. O crescimento interno preserva melhor a sua cultura organizacional, eficiência, qualidade e imagem.

11 Crescimento Interno Horizontal
Pode envolver a criação de novas empresas que operam em negócios relacionados ou não relacionados. Ex: A Blockbuster atuava inicialmente no negócio de aluguel de fitas, em seguida criou suas lojas de música vendendo CD’s. (crescimento interno horizontal)

12 Crescimento interno vertical
Refere-se a criação de negócios relacionados ou não relacionados dentro do canal vertical de distribuição da empresa, criando um relacionamento fornecedor/cliente. Ex: Empresas aéreas normalmente compram suas refeições de bordo de fornecedores externos. A United Airlines criou seu próprio serviço de comida de bordo.

13 Integração Vertical Esta estratégia envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. Quando uma organização adquire outras empresas que a suprem , ela se engaja na integração inversa. A organização que adquire outras empresas que estejam mais próximas dos usuários finais do produto (atacadistas e varejistas) está engajada na integração direta.

14 Integração Horizontal
Esta estratégia envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação.

15 Diversificação Envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados.

16 Empresa adquirida é de uma linha de negócios diferente é chamada de diversificação não-relacionada ou conglomerada Organizações em indústrias de crescimento lento podem adquirir empresas e indústrias de crescimento rápido para aumentar sua taxa de crescimento global. As organizações podem se diversificar para diluir seus riscos em diversas indústrias

17 FUSÕES E “JOINT VENTURES”
Na fusão a companhia se une a outra para formar uma nova organização Na JOINT VENTURE uma organização trabalha com outra num projeto muito grande para ser controlado somente por ela, tal como alguns elementos do programa espacial.

18 Fusões Fusão ocorre quando duas ou mais empresas, em geral de porte praticamente igual, combinam-se em uma empresa por uma permuta de ações. As fusões são realizadas para partilhar ou transferir recursos e ganhar força competitiva.

19 Alianças Estratégicas (joint ventures)
São parcerias que duas ou mais empresas realizam um projeto específico ou cooperam em determinada área de negócio. As empresas partilham os custos, riscos e os benefícios. Franquia As alianças podem ser realizadas por vários motivos: políticos, econômicos ou tecnológicos. Exemplos de alianças: IBM x APPLE Existem desvantagens na parceria ?

20 Estratégia de Redução ( Despesas)
Quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência, freqüentemente são necessárias estratégias de redução Os 3 tipos básicos de redução são: 1) Rotatividade ou Reviravolta (turnaround) 2) Desinvestimento 3) Liquidação

21 Usada quando uma organização está funcionando de forma deficiente, mas não atingiu o estado crítico.
Seu propósito é tornar a empresa mais enxuta e eficaz. Envolve livrar-se de produtos não-lucrativos, eliminar resultados não-lucrativos, reduzindo a força de trabalho, cortar custos com distribuição. Exemplo: Chrysler em 1970 estava a beira da falência, quando LEE IACOCCA implementou uma estratégia de reviravolta. Em 1995 procurou entregar rapidamente seus pedidos e obteve vantagem competitiva.

22 Desinvestimento Envolve vender negócios ou defini-los como organização separada. É utilizado quando um negócio está tendo um desempenho ruim. Pode ser usado para melhorar a posição financeira da empresa.

23 Liquidação Nesta estratégia os negócios são encerrados e seu ativo é vendido. É a última estratégia de redução de despesas desejada.

24 Estratégias COMBINADAS
Organizações grandes, normalmente usam diversas estratégias combinadas. Pode crescer através da aquisição de novos negócios, estabilizar em uns e descapitalizar outros.


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