Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilian Sabio Alterado mais de 9 anos atrás
1
Comunicação Cliente-Servidor Linguagem para Internet II Prof. Marcelo da Silveira Siedler siedler@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS
2
Sockets o São objetos que fornecem um padrão portável para aplicações em redes e trabalham com certos protocolos de rede (TCP/IP, UDP/IP, etc..). o Eles permitem que programas aceitem conexões para receber e enviar dados. o Classe socket
3
Classe socket o Documentação: ohttp://docs.python.org/library/socket.htmlhttp://docs.python.org/library/socket.html o Método socket(family, type) ocria e retorna um novo objeto socket. ofamily pode ser AF_INET para a Protocolo IPv4 como o TCP e o UDP. otype pode ser stream para protocolo TCP(SOCK_STREAM) e datagram para protocolo UDP(SOCK_UDP).
4
Classe socket o Método gethostname() oretorna o nome do computador na qual o programa está executando. >>>import socket >>>socket.gethostname() 'sssssssss'
5
o gethostbyname(name) oretorna o endereço IP, checando primeiro se o computador corrente pode fazer a conversão, se não for possível esta requisição é feita a um computador remoto DNS, se não for possível retorna erro. >>>socket.gethostbyname('www.python.org') '132.151.1.90‘ o getservbyname(service, protocol) oretorna o número da porta do serviço. >>>socket.getservbyname('http','tcp') 80
6
o Número das Portas: o80 - HTTP – Web pages o119 – NNTP – Usenet news o20/21 – FTP transfer/FTP control – Transferência de arquivos o25 – SMTP – Envio de e-mail o110 – POP3 – Busca de e-mail o143 – IMAP4 – Busca de e-mail o23 – TELNET – Linha de Comando o70 – Gopher – Transferência de Documentos
7
o accept() - aceita uma nova conexão e retorna os valores: o novo objeto socket e o endereço que o socket está comunicando. o bind(hostmane, port) – conecta o socket ao endereço da porta. o close() - fecha o socket. o connect(hostname, port) – conecta-se com outro socket, que pode ser externo ou local. Para conexão local use como hostname localhost. o getpeername() - retorna o endereço IP e a porta na qual o socket está conectado.
8
o getsocketnome()- retorna o endereço IP da porta do próprio socket. o listen(max_connections) – inicia ouvindo a porta e fica esperando outras conexões. O sistema operacional recusa novas conexões quando ela atingir o valor máximo de conexões. o makefile([modem [,buffersize]]) – cria um objeto arquivo para ler e escrever, útil em protocolos orientados a stream. o recvfrom(buffersize) – retorna uma string de dados do socket, usado para protocolo UDP. o send(string) – envia uma string de dados pelo socket. Usada em protocolo UDP. o sendto(string,(hostname,port)) – envia string para o servidor hostname na porta port. o setblocking(flag) – bloqueia todas as leituras e escritas no socket.
9
Trabalahando com a API do GoogleMaps
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.