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PublicouÂngelo Machuca Alterado mais de 9 anos atrás
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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro: Educação - CE Área de avaliação: Educação Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1967 Doutorado: 2008 Coordenador(a): Amarildo Luiz Trevisan Vice-coordenador (a): Adriana M. da Rocha Maciel MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 51 64 68 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12 49 23 45 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano 10 13 25 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12 0 2 8
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UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Expor brevemente quais os principais requisitos do documento de área para o conceito ao que o Programa tem a perspectiva de atingir. Destaca-se a necessidade de: -maior organicidade dos programas; - a melhoria dos níveis de produção e a maior qualificação dos veículos de publicação; - melhorar a classificação dos livros; - viabilizar a avaliação qualitativa da produção bibliográfica discente; - criar indicadores que permitam avaliar a gestão dos programas.
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UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 Explicar brevemente quais os principais indicadores do Programa nos dois primeiros anos de avaliação e alguns indicadores possíveis de inferir sobre 2012. - Implementação do Curso MINTER com o IFTO; - Aprovação do projeto CT-Infra “Museu do Conhecimento”; - Redirecionamento da produção com crescimento significativo no triênio.
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UFSM Aumento de publicações proporcionais ao triênio anterior Triênio PPGEA1A2B1B2Total 2010-201216224031109 2007-2009310202755 Aumento433,3%120%100%14,81%98,18%
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UFSM Comparação de publicação de autoria de livros e capítulos 2007-2009 / 2010-2012 (* Desconto CAPES) Triênio Autoria de livro Cap. livro, org. ou col. 2010-2012 37*128* 2007-2009 12122 Comparação 2007-2009 2010-2012 256
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UFSM Média ponderada: Média Ponderada: Comparação11.080/34 docentes 2010-2012325,9 2007-2009209,1 Diferença(+) 55,8%
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UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Explicar brevemente quais os indicadores de outros Programas, concorrentes, nos dois primeiros anos de avaliação.
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UFSM Avaliação das IES conceito “4”: Revistas científicas IES – Conceito 4Pontos UFSC9475 UNESP/ARAR7260 UFSM 6690 FURG5405 UMESP5340 UNB5120 UFPE4925 UNESP/RC4790 UFBA4435 UFMT4315
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UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 Mencione quais as principais justificativas à expectativa de conceito do Programa à próxima avaliação trienal – 2013-2015 - Implementação do Curso MINTER com o IFTO; - Aprovação do projeto CT-Infra “Museu do Conhecimento”; - Redirecionamento da produção com crescimento significativo no triênio.
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UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 1) Fomentar os convênios existentes, bem como incrementar novas parcerias e redes nacionais e internacionais; 2) Expansão do espaço físico; 3) Aumento dos recursos do PROAP; 4) Apoio à produção científica por meio da divulgação e incentivo de parcerias interinstitucionais, bem como de redes; Dificuldades de operacionalização e inexistência de recursos próprios da universidade para este fim; Falta de previsão e planejamento para ações de crescimento dos PPGs; O curso não subir no conceito CAPES; Dificuldade de elevar a Educação à área prioritária na Capes; Falta de uma cultura consolidada da pesquisa e pós-graduação no Centro;
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UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Trabalhar no incremento e melhor distribuição da produção qualificada dos docentes (artigos A1, A2 e B1) 1- Desconhecimento do processo de avaliação; 1 Auxiliar na reorganização do espaço físico destinado ao PPGE no prédio do CE, lutando pela sua ampliação; 2- Falta de estrutura física; 1 Estreitar as relações do Programa com os órgãos representativos da área, como FORPRED, ANPEd, ANPEd Sul, ANPAE, etc.; 3- Falta de apoio financeiro; 2 Integrar as linhas de pesquisa, buscando o fortalecimento e o cumprimento das decisões colegiadas. 4- Cultura do individualismo ; 3
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UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Descrever como infra-estrutura e material humano irão afetar a perspectiva de conceito para o próximo triênio-2013-2015 e a estratégia de ação junto às Direções de Centros, Departamentos e Gabinete do Reitor. Destinação de uma sala específica de funcionamento para a Coordenação e outra para a Secretaria, a fim de oferecer um atendimento aos docentes e discentes de maneira mais qualificada e individualizada; Desburocratização das atividades de secretaria e de funcionamento do Programa; Repensar as estratégias de seleção e de qualificação no Programa; Integrar o trabalho do Colegiado com as linhas de pesquisa de maneira mais sistematizada, fazendo fluir as informações por meio da melhoria da comunicação;
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UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Descrever quais ações foram, estão sendo ou pretendem implementar ou intensificar para aumentar a inserção social e a internacionalização do Programa. - Minter c/ IFTO; - Convênios internacionais, ARGENTINA E URUGUAI (via AUGM), MÉXICO, PORTUGAL, países com os quais temos parcerias.
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