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MUDANÇA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "MUDANÇA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL

2 O que significa?

3 Alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização que tenha o apoio e supervisão da administração superior e atinja, integradamente, os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. Araújo, 1982

4 São atividades intencionais, proativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais.
Robbins, 1999 Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. Wood Jr (2000)

5 Por que mudar?

6 As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutante. Isso exige que elas se adaptem as novas condições. Robbins, 2009 pg. 422

7 ERA DA INFORMAÇÃO

8 ERA DA INFORMAÇÃO MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS MUDANÇAS

9 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
TECNOLOGIA

10 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
GLOBALIZAÇÃO

11 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
ECONOMIA

12 FORÇAS PROPULSORAS DAS MUDANÇAS
VOLUME E VELOCIDADE DE INFORMAÇÕES AS ORGANIZAÇÕES MELHOR SUCEDIDAS, SÃO AS CAPAZES DE TRANSFORMAR RAPIDAMENTE A INFORMAÇÃO EM NOVAS OPORTUNIDADES. Idalberto Chiavenato

13 TRANSFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

14 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Sistemas Mecânicos Sistemas Orgânicos Ênfase nos cargos e nos indivíduos que os ocupam. Relacionamento do tipo autoridade-dependência. Rígida adesão à autoridade e responsabilidade dividida. Divisão do trabalho e supervisão rígida. Processo decisório centralizado. Controle rigidamente centralizado Solução de conflitos por meio de repressão e/ou hostilidade. Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiança e crença recíprocas. Interdependência e responsabilidade compartilhadas. Participação e responsabilidade grupal. Processo decisório descentralizado. Compartilhamento de responsabilidade e de controle. Solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas. Idalberto Chiavenato

15 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Fazer sempre a mesma coisa, trabalho mecânico, repetitivo Criar, pensar, executar,, tentar, errar, inovar...

16 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Trabalho físico Trabalho intelectual

17 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Trabalho individual Trabalho em equipe

18 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Chefe Líder O líder pensa, orienta, aconselha e assessora Sua equipe. O chefe pensa, decide e impõe suas idéias e decisões

19 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Jornadas Flexíveis

20 TRANSFORMAÇÕES NO TRABALHO
Teletrabalho

21 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
As mudanças influenciam o papel das pessoas e a forma de gerenciá-las.

22 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
As pessoas passam a ser consideradas parceiros que tomam decisões, cumprem metas, alcançam resultados e que servem ao cliente. Saber lidar com pessoas passa a ser a vantagem competitiva das organizações bem-sucedidas.

23 TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Em um mundo globalizado e de intensa concorrência, o segredo das organizações bem-sucedidas é saber consolidar e reciclar o conhecimento entre seus funcionários, treinar, preparar e desenvolver os funcionários que tenham condições permanentes de lidar com a mudança e inovação, de proporcionar valor à organização e ao cliente e, sobretudo, de mantê-la sempre eficaz e competitiva. Chiavenato, 2010

24 PROCESSO DE MUDANÇA Descongelamento Mudança Recongelamento
Velhas idéias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas Novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento Novas idéias e práticas são exercitadas e aprendidas Identificação Internalização Suporte Reforço Idalberto Chiavenato

25 PROCESSO DE MUDANÇAS Descongelamento
É a fase em que as velhas idéias e práticas são desaprendidas para serem substituídas por novas que devem ser aprendidas.

26 PROCESSO DE MUDANÇAS Mudança: Fase em que novas atitudes, valores e comportamentos são adotados. Nesta fase novas idéias e práticas são aprendidas. As pessoas passam a pensar e executar de uma nova maneira

27 PROCESSO DE MUDANÇAS Recongelamento: Incorporação de um novo padrão de comportamento através de mecanismos de suporte e de reforço. Significa que o que foi aprendido foi incorporado à prática atual. Passa a ser a nova maneira que a pessoa conhece e faz o seu trabalho.

28 AGENTES DE MUDANÇAS São as pessoas que conduzem o processo de mudança, que assumem a responsabilidade pela administração das atividades de mudanças. Podem ser funcionários da organização ou consultores externos.

29 Figura 11.4. Os tipos de mudança organizacional
Mudanças na Estrutura Organizacional Tecnologia Mudanças nos Produtos / Serviços Cultura Redesenho da organização. Mudança do formato do trabalho. Nova configuração do negócio. Novos equipamentos. Novos processos de trabalho. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos produtos. Novos serviços. Desenvolvimento de produtos. Novos clientes. Novas atitudes, percepções, Expectativas. Nova mentalidade. Novas habilidades e competências. Novos resultados. Desempenho Organizacional Melhorado Idalberto Chiavenato

30 CAMPO DE FORÇAS NO PROCESSO
DE MUDANÇA Forças Positivas (apoio e suporte) Tentativa de mudança bem-sucedida Forças positivas à mudança são maiores do que as forças negativas Nova Situação Velha Situação Tentativa de mudança mal sucedida Forças negativas à mudança são maiores do que as forças positivas Nova Situação Forças Negativas (oposição e resistência) Idalberto Chiavenato

31 As forças positivas e negativas
à mudança Forças Impulsionadoras e Favoráveis Forças Restritivas e Impeditivas Mudança Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas idéias Criatividade Inovação Inconformismo Empreendedorismo Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas idéias Conservantismo Rotina Conformismo Burocratismo + - Passagem de um estado para outro Idalberto Chiavenato

32 Como ?

33 Imprescindível o apoio da alta administração;
Entender que o próprio processo em si, já é uma mudança; Evitar criar a expectativas sobre a solução de todos os problemas identificados; Não esperar resultados plenos e imediatos; Controlar permanenteente o processo.

34 DESAFIOS QUEBRAR PARADIGMAS Procurar culpados;
Achar que tem o controle; Acomodação; Pensar que para aprender só é necessário experiência; Medo de tentar.

35 DESAFIOS Preparar a empresa e as pessoas para o futuro.
Utilizar mecanismos de motivação e de realização pessoal. Utilizar mecanismos de motivação e de realização pessoal. Incentivar uma cultura participativa e democrática.

36 Utilizar intensivamente o benchmarking
DESAFIOS Utilizar intensivamente o benchmarking Estimular, reconhecer e recompensar a flexibilidade e a criatividade.

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38 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
“O tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido…”. Peter Drucker

39 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Devem ser observados: - importância; urgência; facilidade na execução das atividades.

40 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Importantes: Contribuem para o alcance dos objetivos; Urgência: refere-se a prazos.

41 MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO

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