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1. 2 PROGRAMA VIVA A ESCOLA Diretoria de Políticas e Programas Educacionais - Coordenação de Integração das Atividades Curriculares.

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2 2 PROGRAMA VIVA A ESCOLA Diretoria de Políticas e Programas Educacionais - Coordenação de Integração das Atividades Curriculares

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4 4 CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO A luta para definir um currículo envolve prioridades sociopolíticas e discurso de ordem intelectual (GOODSON, 2001, p. 28)

5 5 Princípios da Gestão Educação como direito do cidadão Universalização do ensino Escola pública, gratuita e de qualidade Combate ao analfabetismo Apoio à diversidade cultural Organização coletiva do trabalho Gestão democrática

6 6 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR PROPOSTA PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR

7 7 Resolução n.º 3683/08 - SEED OBJETIVO Instituir, progressivamente, educação de tempo integral nas escolas da Rede Pública Estadual, a partir da oferta de Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular vinculadas ao Projeto Político- Pedagógico

8 8 Resolução n.º 3683/08 - SEED Compreende quatro núcleos de conhecimento: Expressivo-Corporal, Científico-Cultural, Apoio à Aprendizagem e Integração Comunidade e Escola As Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular serão assumidas pelo Programa como política planejada, organizada, dirigida, e avaliada

9 9 Instrução n.º 017/08 – SUED/SEED Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular são assumidas como política pública e devem ser contempladas na Proposta Pedagógica Curricular das escolas da Rede Pública Estadual do Paraná

10 10 Conceituação Entende-se por complementação curricular atividades relativas aos possíveis recortes do conteúdo disciplinar, previsto na Proposta Pedagógica Curricular da escola, que implica uma seleção de atividades organizadas em núcleos de conhecimentos, que venham ao encontro do Projeto Político- Pedagógico

11 11 Objetivos Dar condições para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas nas escolas Viabilizar o acesso, permanência e participação dos educandos em atividades pedagógicas complementares Possibilitar a integração e interação de professores, estudantes e comunidade escolar

12 12 Organizadas em quatro núcleos de conhecimento Expressivo-Corporal Científico-Cultural Apoio à Aprendizagem Integração Comunidade e Escola

13 13 Expressivo-Corporal Esportes Brinquedos e Brincadeiras Ginásticas Lutas Jogos Teatros Danças

14 14 Científico-Cultural História e memória Cultura regional Atividades literárias Artes visuais Músicas Investigação científica Divulgação científica Mídias

15 15 Apoio à Aprendizagem CELEM Sala de Apoio à Aprendizagem Ciclo Básico de Alfabetização Sala de Recursos Sala de Apoio da Educação Escolar Indígena

16 16 Integração Comunidade e Escola Fórum de Estudo e Discussões Preparatório para o Vestibular

17 17 Exigências Coerência teórico-metodológica com as DCE; Coerência teórico-metodológica com diretrizes da diversidade; Partir das necessidades da escola – PPP; Desenvolver-se no turno contrário da matrícula dos alunos; Ser desenvolvida na escola ou em outros lugares públicos (estatais) sem impedir atividade normal; Construção coletiva (professor, direção e equipe pedagógica da escola); Passar pela aprovação do Conselho Escolar; Ser cadastrada no Portal Dia-a-Dia Educação; Registrar atividade e carga horária no Histórico Escolar do aluno.

18 18 Atividades por escola a) até 360 alunos: 3 atividades diferentes b) até 761 alunos: 4 atividades diferentes c) acima de 761 alunos: 5 atividades diferentes O sistema Viva a Escola bloqueará automaticamente o cadastro de atividades iguais

19 19 Proposta Pedagógica da Atividade Cabeçalho – informações básicas; Justificativa pedagógica; Objetivos gerais e específicos que visa atingir; Pressupostos teórico-metodológicos; Resultados esperados; Encaminhamentos metodológicos; Recursos materiais e humanos necessários; Identificação e descrição do lugar onde será desenvolvida; Cronograma de realização; Critérios, estratégias e instrumentos de avaliação.

20 20 Cronograma da atividade Inscrição das propostas pedagógicas no Sistema Viva a Escola Período para desenvolvimento Períodos de registro de acompanhamento Período para avaliação A DPPE definirá os períodos para inscrição das propostas a ser informado no no Portal Dia-a- Dia Educação e divulgado pelos NRE.

21 21 Professor (a) 4 horas aula semanais mais 1 hora atividade; Deverá ser QPM; Ter formação acadêmica na área da atividade, exceto no NC – Integração Comunidade e Escola; Suprimento em único vínculo/cargo; Substituição do professor somente por PSS ou SC02; Documentadores e em serviço NRE e SEED não podem; Detentores de dois cargos terão direito a desenvolver apenas uma atividade; Poderá desenvolver em apenas uma escola com apenas um grupo de alunos; A atividade não poderá ser concentrada em único dia.

22 22 Participantes – alunos Priorizar alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social; Número mínimo 20 alunos, exceto Educação Especial e núcleo de apoio a aprendizagem que segue legislação específica; Número máximo será estabelecido na proposta da atividade; Poderão participar de mais de uma atividade – ver necessidade socioeducacional; Somente matriculados, exceto no NC – ICE; Critérios de seleção devem estar explicitados na proposta da atividade; Desistência: a vaga deverá ser ocupada por outro.

23 23 Direção e equipe pedagógica a) Elaboração da proposta e aprovação pelo conselho escolar b) Cadastro da atividade no sistema c) Caberá à direção da escola, enviar ao NRE a proposta de suprimento do professor d) Registro e acompanhamento no sistema e) Registro da Avaliação final no sistema Inclusive das atividades do núcleo de Apoio à Aprendizagem

24 24 Equipe Pedagógica – NRE Após inscritas no Portal Dia-a-Dia Educação as propostas das Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular serão analisadas pelas equipes pedagógicas dos NRE de acordo com os critérios estabelecidos na instrução Cada proposta analisada receberá uma pontuação de 1 a 10 que será registrada no Sistema Viva a Escola e enviada a DPPE

25 25 Pontuação de 1 a 10 Compatibilidade com os objetivos do Programa Viva a Escola Compatibilidade com o Núcleo de Conhecimento Relevância com as necessidades socioeducacionais e PPP Abrangência – alunos - níveis – modalidades Compatibilidade com as DCE e diversidade cultural

26 26 DPPE/SEED As propostas das Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular classificadas nos NRE serão submetidas à apreciação final na Diretoria de Políticas e Programas Educacionais, por meio de Comissão Especial As escolas terão acesso às atividades aprovadas, pelo sistema Viva a Escola

27 27 Critérios para avaliação final da atividade Frequência dos alunos (turno e atividade); Frequência do docente Critérios estabelecidos na proposta da Atividade; Cumprimento do Cronograma Atendimento às necessidades socioeducacionais dos participantes Produção de materiais didáticos, científicos e culturais e/ou informativos Socialização em eventos da escola, NRE e DPPE/SEED

28 28 Financiamento Verba específica via Fundo Rotativo; Somente para recursos materiais Vedado pagamento de serviços Segue mesmas regras da aplicação e prestação de contas do Fundo Rotativo Compra de kits de materiais específicos para atender o Viva a Escola

29 29 Sistema Viva a Escola Software desenvolvido pela coordenação de Integração das Atividades Curriculares com a colaboração da Celepar para que, as escolas, os NRE e a SEED, possam operacionalizar – cadastrar, acompanhar e avaliar - as Atividades de Complementação Curricular de forma ágil, eficiente e democrática

30 30 Cronograma de implementação 25 a 30/09 Divulgação do Programa 01 a 20/10 Cadastro das propostas 21/10 a 10/11 Análise das propostas pelas equipes Pedagógicas nos NRE 11/11 a 10/12 Parecer final da DPPE 12/12 Divulgação dos Resultados

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