A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes: Guilherme F., Leonardo, Rodrigo Tales Turma: 204

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes: Guilherme F., Leonardo, Rodrigo Tales Turma: 204"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes: Guilherme F., Leonardo, Rodrigo Tales Turma: 204
Trabalho de Geografia Componentes: Guilherme F., Leonardo, Rodrigo Tales Turma: 204

2 Origem do Universo Foi formado de 13 a 15 bilhões de anos. Explica-se atravez da teoria da grande explosão: “Big-Bang”, o super aquecimento do “embrião cósmico”.

3 Origem da Terra Início da formação à 4,6 bilhões de anos.
Hipótese: ter sido lançado do “útero cósmico”.

4 Origem dos Continentes
Fragmentação e afastamento das terras emersas, a Pangéia, que era uma enorme ilha.

5

6 Limites Convergentes, Zonas de convergência ou limites destrutivos são áreas de convergência das placas tectónicas que passam a se tangenciar como consequência de movimentos convergentes horizontais que ocorrem entre si denominados de movimentos orogénicos;

7 tais movimentos ocorrem em virtude da diferença de calor e pressão que ocorre na astenosfera fazendo com que as placas, que sobre ela flutuam, se movam.

8

9 Limites Divergentes Nos limites divergentes, duas placas afastam-se uma da outra sendo o espaço produzido por este afastamento preenchido com novo material crustal, de origem magmática.

10  A origem de novos limites divergentes é por alguns associada com os chamados pontos quentes.

11 Limites Transformantes
O movimento lateral esquerdo ou direito entre duas placas ao longo de uma falha transformante pode produzir efeitos facilmente observáveis à superfície. Devido à fricção, as placas não podem pura e simplesmente deslizar uma pela outra. 

12 Em vez disso, a tensão acumula-se em ambas placas e quando atinge um nível tal, em qualquer um dos lados da falha, que excede a força de atrito entre as placas, a energia potencial acumulada é libertada sob a forma de movimento ao longo da falha.

13 As quantidades maciças de energia libertadas neste processo são causa de TERREMOTOS, um fenômeno comum ao longo de limites transformantes.

14 Camadas ou Estrutura Interna da Terra
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas estáticas:

15 Crosta - Camada superficial sólida que circunda a Terra;
Manto - camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma;

16  Núcleo - Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Os limites dessas camadas são definidos principalmente pela sismologia.

17

18 ASTENOSFERA A astenosfera é uma zona do manto externo, menos rígida, com comportamento plástico devido, talvez, à fusão parcial de uma porção mínima de material do manto é sobre essa camada que se assentam as placas tectônicas.

19

20 Origem das pedras Os elementos que compõe os minerais fazem parte da matéria prima da Terra, cuja estrutura está em contínua mudança há 4,6 bilhões de anos. Existem três grupos principais de minerais na natureza:

21 1. Origem magmática (vulcânica): Provenientes de correntes de lava que se originam no interior da Terra, sofrem uma pressão tão grande que alguns se moldam em cristais valiosos, como o diamante. Esta é a origem de alguns dos tesouros do Brasil: esmeraldas, águas-marinhas, topázios e turmalinas.

22 2. Origem sedimentar: Os minerais dissolvidos pela erosão se acumulam em bolsões, depositados em camadas sucessivas, que ao evaporarem cristalizam. Assim são formados: a calcita, a aragonita e a gipsita.

23 3. Origem metamórfica: Resultam de transformações internas de rochas, devido à pressão, deslizamentos, mudanças bruscas de temperatura que promovem cristalização. As cianitas, as granadas e os epidotos são formados assim.

24 Mesosfera A Mesosfera é a camada atmosférica onde há uma substancial queda de temperatura chegando até a -90°C em seu topo, está situada entre a estratopausaem sua parte inferior e mesopausa em sua parte superior, entre 50 a 85 km de altitude.

25 É na mesosfera que ocorre o fenômeno da aeroluminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteoróides. A mesosfera é uma região pouco conhecida, sabe-se que é possível monitorar as ondas de maré e ondas de gravidade através dos movimentos que se propagam através dos gases ionizados desta região.

26 Nesta região também é possível observar as ondas atmosféricas que são facilmente observáveis devido ao fenômeno da aeroluminescência. É na mesosfera que se concentra a maior parte do ozônio.

27 Estrutura geológica da terra
Para se entender a estrutura da Terra é necessário também, o conhecimento do tempo geológico. A escala geológica do Tempo está dividida em Eras, que se dividem em Períodos, e estes se dividem em Épocas. A primeira Era é a chamada Pré-cambriana, que se divide em três períodos:

28 Azóica: por volta de 4,5 bilhões de anos atrás, esse período é marcado pela não existência de vida, esse período durou bilhões de anos.

29 Arqueozóica e Proterozóica: nesse período passaram a surgir os seres unicelulares e invertebrados (algas e bactérias). Formação das rochas magmáticas. Existência de dois continentes: Árqueo-ártico e Indo-afro-brasileiro.

30 A próxima Era foi a Mesozóica, dividida pelos períodos Cretáceo, Jurássico e Triássico. Surgiram mamíferos e aves; répteis gigantescos (dinossauros); grandes florestas; e rochas sedimentares e vulcânicas.

31 Já na Era Cenozóica existem dois períodos, Quaternário e Terciário
Já na Era Cenozóica existem dois períodos, Quaternário e Terciário. Este último tem cinco épocas: Plioceno, Mioceno, Oligoceno, Eoceno e Paleoceno. Neste período houve o desenvolvimento dos mamíferos e fanerógamos. Os répteis gigantes foram extintos, formou-se as bacias sedimentares.

32 No período do Quaternário existem duas épocas: Holoceno e Pleistoceno
  No período do Quaternário existem duas épocas: Holoceno e Pleistoceno. Houve neste período a glaciação no hemisfério norte; delineamento dos atuais continentes; formação das bacias sedimentares recentes; aparecimento do homem.

33 FIM FIM


Carregar ppt "Componentes: Guilherme F., Leonardo, Rodrigo Tales Turma: 204"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google