A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008

2 Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos autônomos. A presente reflexão propõe discutir a relevância da educação à distância na e para a formação da autonomia nos indivíduos; Para alcançar tal afirmativa, foi utilizada revisão bibliográfica focada nas concepções de Demo, Freire e Dellors.

3 Educação tradicional. Transmissão linear e hierarquizada dos conhecimentos; Educador detentor das ´´verdades absolutas´´; Aulas expositivas; Aluno ouve e aprende de forma passiva; O saber que o educando já possui não é levado em consideração; Ensino cansativo, mecânico e enfadonho.

4 Educação que domestica. Segundo Freire(1996,p.63), o educador que castra a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se: Não forma, domestica; Segundo Demo(1996,p.48), o educador não pode ser apenas um ministrante,um instrutor, um repassador do conhecimento.Mas que se torne um pesquisador, um socializador do conhecimento...

5 Educar para autonomia. Estimular a pesquisa e a criatividade ; Educador provocador, pesquisador,cooperador e mediador do processo ensino-aprendizagem; Mentes inquietas e investigativas; Motivar a busca, pergunta, pensar endagativo e leitura crítica do mundo. Romper com a postura do simples copista.

6 Educar para autonomia Precisamos buscar ´´uma educação que possibilite ao homem ao discussão corajosa de sua problemática.De sua inserção nesta problemática. Que o advertisse dos perigos de seu tempo, para que, consciente deles, ganhasse força e a coragem de lutar, ao envés de ser levado e arrastado à perdição de seu próprio eu, submetido às prescrições alheias.`` (FREIRE,2000,p.97)

7 O que é educação à distância. Processo ensino-aprendizagem mediado por tecnologias; Professores e alunos separados espacial e/ou temporalmente; Modalidade presente há muito tempo nas sociedades; Novas Tecnologias de Informação e comunicação aceleraram a expansão desta modalidade.

8 Educação à distância Compromisso com a formação de sujeitos autônomos; Relevância na graduação e cursos de especialização ; Quebra de paradigmas;

9 Elementos que compõem a educação à distância: Aluno; Professor especialista; Tutor Central; Tutor Local; Material Didático; Centro de EAD;

10 Considerações finais. Compromisso com a formação de sujeitos autônomos e independentes; Indivíduos capazes de criar, re-elaborar, pensar criticamente e analisar de forma indagativa; Dialogia e cooperação sustentam esse ensino; Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; Discentes com uma postura autônoma.

11 Referências FREIRE,Paulo. Pedagogia da Indignação.Cartas pedagógicas e outros inscritos.1ªed.São Paulo.Ed. Unesp,2000. ___________.Pedagogia da Autonomia.Rio de janeiro, Paz e Terra, 1996. DELLORS,Jaques.Educação:Um tesouro a descobrir.São Pulo. Ed. Cortez,1998.


Carregar ppt "Raquel da Silva Moreira Educação à distância: pressupostos para a formação de sujeitos Autônomos. Teresópolis 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google