A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ."— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ

2 Gabriela Colares Teixeira – CNPq Jairla Moita Pedroza – FUNCAP
PESQUISADORES Prof°. Dr. João Tadeu de Andrade Profª. Ms. Sônia Lima Nogueira Prof.° Dr. Carlos Kleber Saraiva de Sousa BOLSISTAS Gabriela Colares Teixeira – CNPq Jairla Moita Pedroza – FUNCAP Rebeca Meireles Brito – IC/UECE ASSISTÊNCIA TÉCNICA Pedro Romão Feitosa

3 ATIVIDADES 2010: 1° Semestre
Elaboração de artigos científicos: Perfil dos Rezadores no Bairro do Bom Jardim, município de Fortaleza. Gabriela Colares e Rafael Távora Ritos terapêuticos entre rezadores no Grande Bom Jardim, em Fortaleza: persistência de saberes tradicionais em saúde. Ex-bolsistas: Raquel Santos Honório e Fernanda Bezerra do Nascimento Lopes Elaboração de relatórios: - Elaborados 3 relatórios finais para as conclusões das bolsas de Raquel Santos Honório, Rafael Távora e Gabriela Colares, referentes ao Projeto Curadores.

4 Reuniões: Visitas de campo: Transcrições:
- No primeiro semestre ocorreram por volta de 20 reuniões semanais com a equipe, onde discutimos textos lidos em comparação com experiências de campo e traçamos estratégias para as visitas; e, ainda, aproximadamente 7 reuniões gerais com os membros do GPESC. Visitas de campo: Realizadas 4 visitas de campo à aldeia Jenipapo-Kanindé, no Iguape, e ainda 2 idas à tribo Tapeba, na Caucaia. Transcrições: Transcritas 6 entrevistas feitas com as lideranças da comunidade dos Jenipapo-kanindé.

5 2º Semestre Visitas de campo: Reuniões:
Aprovação do Projeto Saúde indígena no Ceará: especialistas e práticas tradicionais em culturas diferenciadas, pelo CNPq (Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES No. 02/2010), em parceria com o Prof. Dr. Carlos Kleber Saraiva de Sousa da UFC, com Laboratório de Identidade, Cultura e Subjetividade – LAICUS/UFC e com Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade – MAPPS/UECE; Visitas de campo: Realizadas 10 visitas aos Pitaguary (Visitas exploratórias, registros fotográficos, acompanhamento do curso de magistério indígena – MISI-PITAKAJÁ – e duas rodas de conversa). Dois encontros com os Jenipapo-Kanindé e 2 idas à sede da FUNASA em Fortaleza. Compra de equipamentos do projeto com recursos do CNPq; Reuniões: - Aproximadamente 16 reuniões, semanais, com discussões de textos e planejamento estratégico. Algumas dessas reuniões com 2 membros da FUNASA (Flávia e Arsênia)

6 Apresentações em Congressos:
27ª REA – Reunião Brasileira de Antropologia (PA) - Ritos terapêuticos entre rezadores no Grande Bom Jardim, em Fortaleza: persistência de saberes tradicionais em saúde. Profº. João Tadeu de Andrade. (Apresentação Oral) Cuidados Tradicionais em Saúde: o caso dos Jenipapo-Kanindé, no Ceará. Gabriela Colares e Rafael Távora. (Banner) 62ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (RN) Rituais de cura na prática dos rezadores do bairro Bom Jardim, município de Fortaleza. Raquel Honório (Banner)

7 IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa qualitativa e saúde (CE)
Experiência e subjetividade no processo terapêutico: pesquisa qualitativa a partir da fenomenologia cultural. Profº. João Tadeu e Profª. Liduína Costa (Apresentação Oral) XV Semana Universitária da UECE: Ciência para a Humanidade Saúde indígena no Ceará: especialistas e práticas tradicionais em culturas diferenciada. Profº. João Tadeu (Apresentação Oral) Saúde e práticas tradicionais em povos indígenas no ceará: especialistas, atuação terapêutica e contexto étnico cultural. Gabriela Colares, Jairla Pedroza e Rebeca Brito. (Banner)


Carregar ppt "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – LESC GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA – GPESC PROJETO CURADORES TRADICIONAIS NO CEARÁ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google