A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza 18701 Cléderson Vinícios Rosa 18696.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza 18701 Cléderson Vinícios Rosa 18696."— Transcrição da apresentação:

1 Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa

2 Sumário Ocorrência e distribuição dos metais Pirometalurgia
Hidrometalurgia Eletrometalurgia Ligação metálica Ligas Metais de transição Química de alguns metais de transição

3 Ocorrência de Distribuição dos Metais
Litosfera, é a região correspondente à superfície da terra. Geralmente os metais mais úteis não estão disponíveis em abundância na Listosfera.

4 Ocorrência de Distribuição dos Metais
A maioria dos metais são encontrados como componentes de matéria inorgânica, especificamente chamados minerais. Hematita Minério, que contêm metal suficiente para ser extraído economicamente. São encontrados sob a superfície terrestre

5 Metalurgia Metalurgia: ciência e tecnologia de extração de metais a partir de suas fontes naturais e de sua preparação para o uso prático. Pode ser dividida em cinco processos: Mineração; Concentração; Redução (obtenção do metal livre no estado de oxidação zero); Refino; Mistura com outros metais (liga).

6 Pirometalurgia É um processo metalúrgico que utiliza altas temperaturas para alterar o metal quimicamente para que no final se reduza a um metal livre. Tipos: Calcinação; Ustulação ; Fusão;

7 Calcinação Alguns minérios se decompõem durante o aquecimento e acabam eliminando na maior parte das vezes H2O ou CO2. A calcinação serve para eliminar o CO2, formando óxido metálico. Exemplo: PbCO3(s)  PbO(s) + CO2(g)

8 Ustulação Consiste em aquecer um mineral de sulfeto na presença de gás oxigênio, convertendo o metal a óxido. A ustulação é conhecida também como "queima de sulfeto". Exemplo: 2 ZnS(s) + 3 O2(g)  2 ZnO(s) + 2 SO2(g) Geralmente usado para obtenção de metais como: chumbo, cobre, prata, zinco e mercúrio.

9 Fusão É um processo em que os materiais formados durante as reações químicas são separados em duas ou mais camadas. Dois tipos de camadas importantes são formadas na fundição: metais e escória (resíduo silicoso). Exemplo: CaO(l) + SiO2(l)  CaSiO3(l)

10 Hidrometalurgia Processo metalúrgico que utiliza a água para extração de metais de seus minérios. Lixiviação

11 Hidrometalurgia do alumínio
Fonte: bauxita Principais impurezas da bauxita: SiO2 e Fe2O3 Processo para purificar a bauxita: Processo de Bayer. Al2O3, ele se dissolve nessa solução, formando o íon complexo aluminato, Al(OH)4- Óxidos de ferro (III) não se dissolvem na solução fortemente básica; Al2O3+ 2OH- + 3H2O → 2[Al(OH)4]- 2Al(OH)3 → Al2O3+ 3H2O

12 Eletrometalurgia Muitos processos usados para reduzir minerais metálicos ou metais refinados são baseados na eletrólise. Coletivamente denominamos de eletrometalurgia, são úteis na produção do sódio, magnésio e alumínio. Importante para obtenção de metais mais ativos.

13 Ligação metálica Mar de elétrons: Características mostradas no modelo:
Vantagens: Uma rede de cátions metálicos num “mar” de elétrons de valência; Elétrons confinados ao metal por atração eletrostática aos cátions; Elétrons fluem livremente através do metal, pois nenhum elétron é localizado entre dois átomos de metal; Não possui ligações definidas e mostra facilidade de deformação (maleabilidade e ductilidade).

14 Ligação metálica Desvantagens: Propriedades físicas dos metais:
Com o aumento do número de elétrons de valência, a força de ligação deveria aumentar, junto com o ponto de fusão; No entanto os metais do grupo 6B (Cr, Mo, W), que estão no centro dos metais de transição, possuem os maiores pontos de fusão. Propriedades físicas dos metais: Alta condutividade térmica; Alta condutividade elétrica; Maleáveis ; Dúcteis ; Estruturas sólidas.

15 Ligas Material que contêm mais de um elemento e têm as propriedades características dos metais. Podem ser classificadas em: Ligas de solução; Ligas heterogêneas; Compostos intermetálicos.

16 Metais de transição Propriedades físicas:
Ocupam o bloco d da tabela periódica; Crescente importância dos metais de transição antes desconhecidos, devido à sua utilização na tecnologia moderna (exemplo motor de jato).

17 Química de alguns metais de transição
Ferro (Fe) - Em solução aquosa existem os estados de oxidação +2 (ferroso) e +3 (férrico); - Geralmente aparece em solução aquosa devido ao contato com depósitos de FeCO3, com ajuda do CO2 dissolvido na água: FeCO3(s) + CO2(aq) + H2O(l)  Fe2+(aq) + 2 HCO3-(aq) - Na presença de ar, o Fe2+ é oxidado a Fe3+: 4 Fe2+(aq) + O2(g) + 4 H+(aq)  4 Fe3+(aq) + 2 H2O(l) E°=+0,46 V

18 Conclusão A metalurgia visa o entendimento das propriedades dos metais para desenvolvimento de novos materiais úteis. Principais processos: pirometalurgia, hidrometalurgia e eletrometalurgia. As ligas metálicas são muito empregadas na tecnologia moderna. A metalurgia atual está desenvolvendo novos métodos que buscam minimizar os impactos sobre o meio ambiente.

19 Referências Bibliográficas
Livros: Brown, Lemay, Bursten. “Química a Ciência Central”. 9ª Edição Mahan Meyers “Química um Curso Universitário” 4ª Edição


Carregar ppt "Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza 18701 Cléderson Vinícios Rosa 18696."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google