A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aristóteles Prof. Ms. Tiago Fávero de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aristóteles Prof. Ms. Tiago Fávero de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Aristóteles Prof. Ms. Tiago Fávero de Oliveira

2 Nascido em Estagira - Macedônia (384-322 a.C.).
Principal representante do período sistemático. Filho de Nicômaco, médico, herdou o interesse pelas ciências naturais

3 Ingressa na Academia de Platão
Aos dezoito anos. Com a morte do mestre, não assumiu a direção da Academia por ser estrangeiro.

4 Preceptor de Alexandre Magno
Partiu para Assos, na Mísia, Ásia Menor; professor de Alexandre, filho de Filipe II, rei da Macedônia Alexandre assume o Império Macedônico, em 340 a.C.

5 O Liceu Por volta de 355 a.C., Aristóteles regressou a Atenas, fundando sua escola filosófica o Liceu Lá ensinou doze anos. Abandona Atenas, para evitar que “pecassem duas vezes contra a filosofia”;

6 Obras principais >Ética a Nicômaco, >Orgânon, >Metafísica, >Política

7 >São referidos mais de 170 títulos a ele, apenas conservam-se 47 textos
>O estilo do estagirita é predominantemente científico >Seus textos são secos e pormenorizados como uma enciclopédia.

8 Teria criado a linguagem técnica que ainda hoje as diversas ciências utilizam.
Ele foi o grande sistemático que fundou e ordenou as diversas ciências.

9 Contribuições Apaixonado pela biologia, dedicou estudos à observação da natureza e à classificação dos seres vivos. desenvolveu a lógica para servir de ferramenta do raciocínio.

10 O discípulo discorda do mestre
Reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos.

11 Conhecimento Indução >Dos objetos sensíveis, a inteligência abstrai a essência , una e imutável -vai do particular para o geral >Suporte para elaboração de conceitos universais – Possibilita atingir conclusões científicas, de âmbito universal.

12 A nova interpretação para as mudanças do ser
Aristóteles, perante a polêmica instaurada por Heráclito e Parmênides, optou por uma solução diferente da de seu mestre. Para Aristóteles, todo ser é composto por dois princípios (que explicam o devir):

13 Ato e Potência Ato: manifestação atual do ser, aquilo que estava em potência; Potência: possibilidades do ser, o que não é mas pode vir a ser.

14 Movimento O movimento é a passagem da potência para o ato.
a árvore que está sem flores pode tornar-se florida. manifesta em ato, aquilo que já continha, em potência.

15 acidente Em virtude de certas condições climáticas, uma árvore frutífera não venha a dar frutos

16 Acidente Devemos distinguir em todos os seres:
O acidente – Não necessário, não-essencial do ser. -ocorre somente às vezes, por uma causalidade.

17 Substância “Traz as ideias do céu à terra”
Fundiu o mundo sensível e o inteligível no conceito de substância. A substância – aquilo que é estrutural e essencial do ser; -o que mais intimamente o ser é em si mesmo

18 Exemplo A substância individual “este homem”
características essenciais (substância): racionalidade - os atributos pelos quais este homem é homem atributos acidentais (acidente): ser gordo, velho ou belo, não mudam o ser do homem em si.

19 Matéria e Forma Ainda para resolver o problema das transformações cria ainda as noções de: >Matéria: Princípio indeterminado de que o mundo físico é feito. Contêm em si possibilidade de transformação, a forma em potência. Todo ser possui.

20 >Forma: faz com que algo seja aquilo que é.
A essência comum aos indivíduos de mesma espécie. Princípio inteligível.

21 Exemplo Estátua A matéria é o mármore;
a forma é a idéia que o escultor realiza na estátua.

22 >Todo ser é constituído por matéria e forma.
>Explicam o devir >Todo ser torna atual a forma que possui em potência.

23 Causas A passagem da potência para o ato não se dá ao acaso: ela é causada. >Causa material –matéria de que é feita uma coisa. Exemplo: o mármore utilizado na confecção de uma estátua;

24 Causa formal – a forma, à natureza específica, à configuração de uma coisa, tornando-a “um ser propriamente dito”. Ex: uma estátua em forma de homem e não de cavalo;

25 Causa eficiente – refere-se ao agente que produziu diretamente a coisa
Causa eficiente – refere-se ao agente que produziu diretamente a coisa. Exemplo: o escultor que fez a estátua.

26 Causa final –o objetivo, à intenção, à finalidade ou à razão de ser de uma coisa. Exemplo: o escultor tinha como finalidade exaltar a figura do deus Apolo.

27 Ato Puro ou Primeiro Motor Imóvel Princípio divino
Deve haver um Deus que colocou em marcha todos os movimentos da natureza. causa incausada e causa primeira e necessária de todas as coisas.

28 Organizador do mundo Queria arrumar o quarto da natureza. Por em ordem os conceitos dos homens.

29 Divide a natureza em coisas:
Inanimadas: só transformam sob ação de agentes externos. Animadas: potencialidade de se transformar.

30 Dividiu os animados em:
Animal homem

31 Política Para Aristóteles, o homem é um animal político, ou seja, um animal que foi projetado para viver em sociedade. O argumento utilizado para isso está relacionado com a capacidade de falar e se comunicar: a natureza nada faz em vão e o homem não fala sozinho, ele fala para outro que o escuta e com quem dialoga.

32 Política

33 Ética a Nicômaco Aristóteles define que o ser humano deve se preocupar com o seu agir, a fim de que suas ações sejam praticadas com base na virtude, a fim de otimizar e melhorar a vida em comunidade. A ação justa para Aristóteles se encontra no meio-termo, num equilíbrio entre a falta e o excesso.

34 Ética a Nicômaco

35 Ética a Nicômaco A ação ética é uma escolha racional do homem, sem, porém, anular a questão dos afetos. Para que o homem sempre pratique uma ação virtuosa, é preciso que ele se acostume com isso, no sentido de formar um hábito. A formação do hábito garante que o homem vai agir sempre da mesma forma, internalizando o comportamento justo.

36 Questões 1- (UFU ) A filosofia de Aristóteles ( a.C.) representou uma nova interpretação do problema da mobilidade do ser, em contraposição à tradição filosófica. Para explicar a mobilidade do ser, Aristóteles utilizou dois conceitos ontológicos, que foram A) a essência e a existência. B) a substância e o acidente. C) o ato e a potência. D) o universal e o particular.

37 2-Aristóteles, o mais ilustre discípulo de Platão, traz grandes contribuições para o pensamento ocidental. Sobre este pensador marque o que for falso: a)Passados quase quatro séculos de filosofia, Aristóteles apresenta no período sistemático, uma verdadeira enciclopédia de todo saber produzido e acumulado pelos gregos. b)Para Aristóteles, nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus, de modo que há continuidade entre conhecimento sensível e intelectual.

38 c)Aristóteles, não se preocupou com a busca da verdade para fazer ciência e superar o domínio da opinião ( do grego, doxa). d)Aristóteles retomou uma questão vital e polêmica instaurada por dois filósofos pré-socráticos: Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia.

39 3-Sobre Aristóteles marque o que for falso: a) As idéias ou essências não existem em um mundo à parte, se encontram presentes em cada ser e podem ser conhecidas. b) As idéias essenciais podem ser conhecidas pela inteligência a partir dos dados inteligíveis. c)A forma é um princípio inteligível, é essência comum a idivíduos da mesma espécie. d)A matéria contêm a forma em potência.

40 04 ( UFU) Aristóteles rejeitou a dicotomia estabelecida por Platão entre mundo sensível e mundo inteligível. No entanto, acabou fundindo os dois conceitos em um só. Esse conceito é A) a forma, aquilo que faz com que algo seja o que é. É o princípio de inteligibilidade das coisas. B) a matéria, enquanto princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, e aquilo de que algo é feito. C) a substância, enquanto aquilo que é em si mesmo e enquanto é suporte dos atributos. D) o Ato Puro ou Primeiro Motor Imóvel, causa incausada e causa primeira e necessária de todas as coisas.

41 Respostas: 1-c, 2-C,3-b, 4-c


Carregar ppt "Aristóteles Prof. Ms. Tiago Fávero de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google