A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade I - O cuidar na prática profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade I - O cuidar na prática profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar; Enfermagem como ciência a partir da fundamentação teórica; Vincular os modelos/ sistemas conceituais e teorias da enfermagem ao processo de cuidar; Vincular as teorias ao processo de cuidar em enfermagem de forma metodológica.

2 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar A evolução na história do cuidar Na Idade Antiga as pessoas acreditavam que as doenças eram um castigo e uma punição de Deus. Toda forma de conhecimento era ímpirica e intuitiva. O cuidado era administrado por sacerdotes, pessoas místicas (magos e fenticeiras).

3 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar A evolução na história do cuidar Na Idade Média iniciou-se o movimento industrial e o capitalismo, o cuidar tinha uma conotação mais filosófica-científica com um pensamento crítico e reflexivo O cuidado era delegado a diáconos e diaconizas, se estabeleceu o trabalho feminino, este era pouco valorizado.

4 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar A evolução na história do cuidar Na Idade Moderna com o advento dos hospitais a sociedade tornou sua atividade de trabalho mais científica. Os leigos de baixa renda assumem a atividade que era realizada pelas religiosas Por isso, precisou-se atribuir ao cuidado: hierarquia e disciplina.

5 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar A evolução na história do cuidar Idade Moderna Institucionalizada Específica Modelo de Enfermagem Florence Nightingale (Lady Nurse e Nurse) Idade Contemporânea Formação do Enfermeiro Sistematização das técnicas de enfermagem Embasamento científico do cuidar (HORTA, 1979; ABEN; SILVA, 2006)

6 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Reflexão no contexto de transformação da prática do cuidar A evolução na história do cuidar Século X X   A prática do cuidar em três importantes momentos: Modelo de assistência funcional, Centralizado na tecnologia (com base na administração _Taylor – Tempo) através de tarefas / um método organizacional A busca e aplicação dos princípios científicos / Formação do profissional a nível de pós-graduação / Formação das entidades de classe (no Brasil 1926 – ABEn) / Pesquisas Busca do Conhecimento / Saber próprio / Autonomia / Prática do cuidar de forma científica, fundamentada em teorias e conceitos de enfermagem que consolidam a enfermagem como ciência. Em 1971 nasce CEPEn – Centro de Estudo e Pesquisa em Enfermagem, vinculado a ABEn. (ABEN; SILVA, 2006)

7 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Enfermagem como ciência a partir da fundamentação teórica O que é conhecimento científico? “É uma representação objetiva, um conjunto formal ou operacional de proposições; é metódico e sistemático.” O que é ciência? O conhecimento científico passa a ser ciência quando se organiza num sistema de proposições demosntradas experimentalmente e que se relacionam entre si. “ É uma apresentação da realidade à inteligência feita mediante sistemas elaborados e propostos pela própria inteligência”. (HORTA, 1979)

8 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Enfermagem como ciência a partir da fundamentação teórica O que caracteriza uma ciência? Indicação clara de seu objeto, sua descrição, explicação e previsão. Objeto do conhecimento científico não é o ser O homem é um ser inobjetivável. Objeto da ciência ente concreto que se revela ao homem Um único ser pode ter seus entes concretos como objeto de várias disciplinas científicas. Medicina, psicologia, sociologia Ente próprio entre outros habitáculo o ser humano

9 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Enfermagem como ciência a partir da fundamentação teórica A enfermagem como ciência Como ciência que visa o ser humano, a enfermagem se classifica dentro das ciências hermêuticas. A enfermagem constitui numa ciência porque: Os fenômenos que estuda são reais e passíveis de experimentação; As teorias já desenvolvidas experimentam relações necessárias entre os fatos e os atos; Suas conclusões estão dentro da certeza probabilística que explica não só as ciências hermenêuticas, como as ímpirico- formais e até a física, considerada ciência formal ou positiva.

10 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Enfermagem como ciência a partir da fundamentação teórica Bases para uma ciência de enfermagem Fundamentando-se na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (Teoria de Nível IV) O ser – conhecimento do ser humano _ indivíduo, família e comunidade dentro de seu ecossistema. A natureza do ser , as leis que o regem no universo, no tempo e no espaço, seu dinamismo e as trocas de energia com seu ecossistema. O objeto- O conhecimento das teorias de enfermagem, o processo, a assistência, os cuidados, síndromes, níveis de atendimento de enfermagem. O ente- As necessidades humanas básicas classificadas para fins de sistematização nos três níveis de JOÃO MOHANA: a) psicológicas; b)psicossociais; c) psicospirituais (HORTA, 1979)

11 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular os modelos/ sistemas conceituais e teorias da enfermagem ao processo de cuidar Teoria “..... um conjunto de interpretações(conceitos), definições, e propostas inter-relacionadas, que apresentam uma visão sistemática dos fenômenos, especificando relações entre variáveis através da metodologia cientifica, com o propósito de explicar e prever os fenômenos” (Kerlinger,1964) Modelos Conceituais São construídos sistematicamente, baseados em conhecimento científico, logicamente relatados e identificam o componente essencial da prática de enfermagem. Referem-se a idéias globais sobre indivíduos, grupos, situações e eventos de interesse. Proposição que descrevem e explicam fenômenos. (ABEN; SILVA, 2006)

12 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular os modelos/ sistemas conceituais e teorias da enfermagem ao processo de cuidar Processo - Série de ações sistematizadas e progressivas visando a determinado fim. Através de teorias e conceitos é que a enfermagem como uma profissão prestadora de cuidados através de um método científico, organizado, sistemático metodológico de assistir fundamentado em uma lógica, valorizando a prática e possibilitando melhor resolução dos fenômenos e problemas de saúde e doença em relação ao indivíduo, a família e a comunidade. (ABEN; SILVA, 2006)

13 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular os modelos/ sistemas conceituais e teorias da enfermagem ao processo de cuidar Metodologia da Assistência de Enfermagem Processo de Enfermagem Sistematização da Assistência de Enfermagem Consulta de Enfermagem

14 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular os modelos/ sistemas conceituais e teorias da enfermagem ao processo de cuidar O percurso da metodologia da assistência Teoristas Florence Nightingle (1859) -Teorista ambientalista, assume a enfermagem como diferente da medicina e propõe a sua organização, foi considerada em sua época a primeira sanitarista. Peplau (1952) - Propôs teoria da relação interpessoal, baseada na teoria psicanalítica Dorothy E. Johnson (1959) – Comportamental, Autocuidado, Deficiência de autocuidado e Sistema de enfermagem Lydia Hall (1955) – Essência/ Cuidado/ Cura entrelaçados Doroty Johnson (1959) – Sustenta a teoria sistêmica, integridade do paciente (ABEN; SILVA, 2006)

15 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Orlando (1961) Necessidade de ajuda , Ação da enfermeira King (1964) - Iniciou a explicar o complexo processo transacional que ocorre entre a enfermeira e o paciente, onde cada um percebe o outro e propõem objetivos para a saúde Levine (1966 ) - O foco é a natureza interpessoal das relações e a unicidade da prática profissional. Refere o Homem como um todo, capaz de enfrentar, dar significado ao cuidado e ter empatia e simpatia Wanda Aguiar Horta (1970) - Teorista brasileira que acreditava na necessidades humanas básicas ser o alvo da assistência de enfermagem. Em propõem uma metodologia para o Processo de Enfermagem, baseado nas: Necessidades Psicobiológicas , Psicossociais e Psicoespirituais Foi sem duvida uma grande difusora das teorias no Brasil (ABEN; SILVA, 2006)

16 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Martaha E. Rogers (1970) - Refere enfermagem como ciência e arte de promover e interagir o homem / ambiente a saúde e a doença como simples expressão do processo a vida Dorothea Orem (1971) - Conceituou enfermagem como promoção do auto – cuidado Rosalda Cruz Nogueira Paim (1974) - Propôs a Teoria Sistêmica de Enfermagem. O homem é um sistema biológico aberto que troca matéria e energia com o ecossistema Gordon (1980) – Padrões Funcionais de Saúde Margaret Newman (1989) - Diz que a enfermagem não é promover bem-estar ou prevenir doença, mas ajudar a pessoa a usar o poder próprio através de um alto nível de consciência para manter o processo vital (ABEN; SILVA, 2006)

17 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Segundo DICKOFF e JAMES, apud HORTA, 1979, as teorias se classificam em quatro níveis: I- isolamento de fatores; II- relacionamento de fatores; III- relacionamento de situações (preditivas); IV – produtora de situações (prescitivas). Exemplos: -Zoologia; Botânica e os 21 problemas de FAYE ABDELLAH são consideradas de Nível I porque isolam e classificam os elementos pelos fatores. Anatomia, Fisiologia são consideradas de Nível II por estabelecerem relações entre os fatores. Teoria de Enfermagem de MARTHA ROGERS é um exemplo de teoria de Nível III por relacionar situações, são inibidoras e produtoras; as teorias enzimáticas são exemplos típicos deste nível, pois o fenômeno B só ocorre se o fenômeno A estiver presente, este pode ser acelerado ou inibido. A teoria de Necessidades Humanas Básicas, teoria de Adaptação de Sister CALLISTA ROY são exemplos de teorias de nível IV que é produtora de uma situação, ela prescreve todos os elementos ou fatores para que a situação A ocorra e quais serão os seus resultados. (HORTA , 1979)

18 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular as teorias ao processo de cuidar em enfermagem de forma metodológica A nossa teoria de enfermagem foi desenvolvida a partir da teoria de motivação humana, de MASLOW, que se fundamenta nas necessidades humanas básicas. A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano Ser humano = parte integrante do universo sujeito a todas as leis que o regem no tempo e no espaço constante interação com o universo (recebe e dá energia) a dinâmica do universo promove mudanças em seu estado (equilíbrio e desequilíbrio) (HORTA, 1979)

19 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular as teorias ao processo de cuidar em enfermagem de forma metodológica A enfermagem é parte integrante da equipe de saúde Resulta em: mantém equilíbrio dinâmico, previne desequilíbrio e reverte desequilíbrios do ser humano no tempo e no espaço. O ser humano tem necessidades básicas O seu conhecimento algumas vezes é limitado e requer ajuda Todos os conhecimentos e técnicas acumuladas sobre a enfermagem dizem respeito ao ser humano A enfermagem assiste o ser humano no atendimento as suas necessidades humanas básicas. (HORTA, 1979)

20 Unidade I - O cuidar na prática profissional
Vincular as teorias ao processo de cuidar em enfermagem de forma metodológica Funções da Enfermeira Específica: Assistir ao ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e ensinar o autocuidado Social: Ensino, pesquisa, administração, responsabilidade legal, participação na associação de classe Interdependência: Manter, promover e recuperar a sáude (HORTA, 1979)


Carregar ppt "Unidade I - O cuidar na prática profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google