A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Primeiras Comunidades Recolectoras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Primeiras Comunidades Recolectoras"— Transcrição da apresentação:

1 As Primeiras Comunidades Recolectoras

2 Introdução Com este trabalho pretendo mostrar melhor os meus conhecimentos e as minhas aprendizagens na disciplina. Com este mesmo espero que me vá ajudar para ocasiões futuras, e que aprenda mais sobre a matéria.

3 A luta pela sobrevivência
Há milhares de anos, o Homem começou a expandir-se fixando-se na Península Ibérica. Estes eram nómadas, não permaneciam sempre no mesmo lugar. Os homens não permaneciam sempre no mesmo lugar, pois os alimentos escasseavam-se. Isso devia- se ao Homem de não produzir os seus próprios alimentos, também por esse motivo viviam em pequenos grupos O Homem habitava em grutas naturais ou refúgios construídos pelo próprio em paus, peles e ramos. Eles permaneciam nestes abrigos, pois era uma força de proteção contra os animais selvagens, e também resguardava-os das condições climáticas.

4 A descoberta do fogo A descoberta do fogo trouxe grandes benefícios, como o aquecimento e a iluminação das cavernas, o afastamento dos animais das grutas e a cozedura dos alimentos. Com a descoberta do fogo, sucedeu a outras importantes, como a criação de instrumentos para facilitar o dia a dia dessas comunidades. Estes eram feitos de materiais retirados da natureza. A arte rupestre começou com a gravura de pinturas nas paredes das grutas, para facilitar a sua caça.

5

6 As Comunidades Agro-pastoris

7 A descoberta da agricultura e a fixação do Homem
Houve uma altura onde a terra sofreu alterações climáticas Estas novas transformações climáticas, melhoraram as condições de vida do Homem, pois começaram a existir novos tipos de plantas. Com as observações do Homem, este descobriu a agricultura, aprendendo que se lançasse uma semente esta germinava O Homem começou a domesticar animais dos mais pequenos, e não só andar a caça-los e aí também começou a pastorícia. Deste modo o Homem deixou de ser nómada e começou a ter um lugar fixo para viver e ter as suas coisas.

8 Com a passagem do Homem a ter um lugar fixo para viver implicou que este tivesse casas mais resistentes. As casas eram feitas de pedra, madeira ou barro seco ao sol. Com as novas casas mais resistentes, começou a formar-se os primeiros aldeamentos. A agricultaram e a pastorícia obrigaram á criação de novos instrumentos, como os que eles já tinham, mas desta vez um bocado ainda mais resistentes, para isso o homem polia e afiava.

9 Manifestações religiosas
A vida das comunidades agro-pastoris, agora dependia das boas colheitas. Surgiram também algumas manifestações religiosas, associadas estas ao culto da mãe Natureza O Homem acreditava que lhe trazia abundância de alimento, se representasse a fertilidade da Natureza, da forma das pequenas esculturas femininas.

10

11 Conclusão Este trabalho serviu para esclarecer-me melhor a matéria e para demostrar os meus conhecimentos Também serviu para demonstrar á professora da disciplina a minha maneira de trabalhar.

12 Nome: Carlos Manuel Rodrigues da Mota; Nº: 4; Ano/Turma: 5º H; Disciplina: História e Geografia de Portugal; Professora: Ana Márcia; Escola Básica 2/3 de Penafiel nº 2; Ano letivo: 2013/2014;


Carregar ppt "As Primeiras Comunidades Recolectoras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google