A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva."— Transcrição da apresentação:

1 Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivação do deslocamento se dá, com o objetivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação. Para entendermos o que é turismo cultural precisamos entender o que é turismo (assunto já estudado) e o que é cultura, então, vejamos a seguir conceitos de cultura e turismo cultural:

2 O que é cultura? Segundo Edward B. Tylor, cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização  no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da oposição (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”.

3 Não pode existir turismo sem cultura, daí que se pode falar em cultura turística, pois o turismo é uma expressão cultural. Em termos filosóficos toda a prática turística é cultural. Além do mais, o turismo pode ser pensado como uma das atividades que mais tem fomentado o contato intercultural entre pessoas, povos e grupos.

4 “Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais - MTur) Museu do Louvre-Paris

5 Turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro. Turismo Religioso/Cívico/Arquitetônico

6 História Artes Tradições/história/arquitetura Música

7 Turismo arquitetônico
Turismo místico/esotérico Turismo arquitetônico Turismo étnico Turismo gastronômico

8 Alguns atrativos do Turismo Cultural
Tipos de atrações Exemplos de atrações Patrimônio cultural (“turismo patrimonial”): Constitui o atrativo para os turistas culturais; Representa uma cultura através duma série de elementos, imagens, objetos e símbolos. Mostra a identidade cultural de um grupo humano. Sítios históricos e naturais (ex.: centros históricos); Sítios arqueológicos; Monumentos; Museus. 2. Lugares de recordação e memórias (Nora, 1984): Atraem visitantes pelo seu valor histórico, artístico ou literário. Lugar de acontecimentos como batalhas, revoluções, etc. Lugares que recordam a vida de artistas ou intelectuais (ex.: o Salzburgo de Mozart).

9 Servem para alargar as estadias dos turistas.
3. Artes: Servem para alargar as estadias dos turistas. Ópera, dança, teatro, música... Festivais famosos: Vilar de Mouros (Portugal), Edimburgo, etc. Teatros como o Scala de Milão, a Ópera de Viena ou Sidney, etc. 4. Atividades de criação e aprendizagem cultural: Servem para conhecer desde dentro a gente e a realidade dos países visitados. Ateliers de artesanato; Cursos de idiomas. Acampamentos de trabalho.

10 Elementos da oferta turístico-cultural:
a. Artesanato b. Idioma c. Tradições d. Gastronomia e. Arte e música f. História da região g. Trabalho e tecnologia h. Arquitetura i. Religião j. Sistemas educativos k. Vestimenta, traje l. Atividades do tempo de lazer

11 Turismo Cultural

12 Teatro Festas Culturais Festivais Shows Gastronomia

13 Fontes: PÉREZ, Xerardo Pereiro - Turismo Cultural: Uma visão antropológica. -Colección Pasos edita, nº 2. Espanha, 2009.


Carregar ppt "Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google