A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MENSAGENS DO CONVITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MENSAGENS DO CONVITE."— Transcrição da apresentação:

1 MENSAGENS DO CONVITE

2 Mensagem inicial - 01 “Queres ser médico, meu filho?  É a aspiração própria de uma alma generosa, de um espírito ávido de ciência [...] Pensaste bem no que vai ser a tua vida? Terás que renunciar à vida privada; enquanto que a maioria das pessoas podem, terminado o seu trabalho, isolar-se dos aborrecimentos, a tua porta estará sempre aberta a todos [...] Tens fé no teu trabalho para conquistar reputação [...] Aprecias a simplicidade [...] Não contes com agradecimentos [...] Não contes com este ofício tão penoso para enriquecer. Disse-te: é um sacerdócio, e não será decente que obtenhas lucro como faz um comerciante qualquer [...] Pensa bem em tudo isto enquanto estás a tempo de o fazer. Mas, se indiferente à sorte, aos prazeres e à ingratidão, se mesmo sabendo que ficarás só entre as feras humanas, tem um espírito suficientemente estóico para se satisfazer com o dever cumprido sem ilusões, se te julgas suficientemente pago com a palavra de uma mãe, com um rosto que sorri porque já não sofre, com a paz de um moribundo a quem ocultas a chegada da morte, se anseias por conhecer o Homem e penetrar toda a tragédia de sua existência, FAZ-TE MÉDICO, MEU FILHO”  (Trechos dos Conselhos de Esculápio)

3 Aos mestres - 01 Agradecer é admitir que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente. Nesse momento de conquista, aproveitamos a oportunidade para agradecer aqueles que ao nos encontrar no estado de pedra bruta, souberam lapidá-las e transformá-las em um instrumento precioso. Nos ensinaram a aprender, a fazer e, principalmente, a ser. Hoje somos seres humanos dotados de ética, humanização e amor ao próximo.Obrigado, por nos mostrar o caminho do saber e por permitir que pudéssemos nos tornar instrumentos em defesa da vida.

4 Ao cadáver - 01 Não sabendo do seu destino Momento e pós Suas memórias são descongeladas Esvaziadas como tal vida Para um além de descobertas Entre olhos dilatados Sob o aroma de seu éter O desvencilhar de dissertações de dissecções Planos profundos, planos escondidos Faz, muito, de seu passado uma inexistência E um futuro que subtrai interrogações Cessando todo efeito efêmero e inquieto do saber Adeus a um passado sem registro Ou polegar que o fizesse pouco mais de um alguém Sendo-o, pois Embora sem o consentimento alheio E como se ausentaram os vínculos O laço desatou sem ensejos Ao menos serve Dormindo em seu inverno permanente Até que dedos quentes toquem Com intenções do saber, o toquem Um corpo sem reações Trazendo vário prazer de tarefa cumprida Ou apenas um descansar desmerecido A perdurar sob a memória eloqüente Desses aprendizes que o levarão adiante

5 Ao cadáver - 02 Graças a você descobrimos o quão fascinante é o corpo humano. Cada estrutura vista nos livros de anatomia se tornaram concretas graças a sua existência. Grato por ter nos permitido estudar seus membros mesmo sem movimento, seus vasos sanguíneos mesmo sem vitalidade, seu cérebro mesmo sem raciocínio, e seu coração mesmo sem sentimentos. Grato por ter nos mostrado que na essência somos todos iguais e findamos com o silêncio e a saudade!

6 A Deus - 01 Tu nos escolheste para sermos médicos. Então ousamos sonhar os Teus sonhos para nós. Agora estamos aqui para Te falar da gratidão que existe em nossos corações, pois estamos certos de que nunca estivemos sozinhos. A tua presença foi real e constante na nossa caminhada. A cada manhã nos sentimos renovados e amparados por Ti. Assim reconhecemos que Tu fizeste de nós o que somos e nos deste o dom da vida e planejou que a usássemos para cuidar de tantas outras vidas. Desta forma, queremos te oferecer os nossos corações para que tu o enchas com tua compaixão por aqueles que sofrem, e oferecemos as nossas mãos para que sejam as Tuas mãos a tocar e ajudar aqueles quem estamos a cuidar. Usa-nos apenas como meros instrumentos Teus.

7 A Deus - 02 Ao Deus que nos deu a vida, a sabedoria e o amor para exercer a Medicina, queremos agradecer por mais uma etapa concluída. Neste momento tão singular, é impossível não olhar para trás e reconhecer em nossa trajetória a presença de Deus que nos permitiu projetar e realizar este sonho. Este ser maravilhoso invisivelmente nos acompanhou, permitindo-nos crescer sem perder as raízes, adquirir conhecimento sem perder a fé nele e na vida. Nem todas as palavras do mundo poderiam conter a enorme gratidão que desejamos expressar a Deus, porém os nossos corações transbordam deste sentimento. Pedimos ao Senhor que nos livre da tentação da soberba que sempre precede a queda, da insensibilidade que destrói as relações e do comodismo diante da realidade que enfrentaremos.

8 A Deus - 03 Senhor, hoje te louvamos em agradecimento à realização dessa etapa tão importante em nossas vidas. Só o Senhor sabe do sacrifício, das lágrimas e da luta de cada um de nós. Abdicamos de muitas coisas, ficamos distantes de pessoas queridas e houve momentos em que nosso coração ficou inquieto, amedrontado. Mas vencemos Pai pois não estávamos sozinhos. Graças a ti tivemos forças para alcançarmos os nossos objetivos. Oferecemos ao Senhor a nossa vitória. Ao fim dessa etapa estamos realizados por concretizarmos esse sonho que não é só nosso: nossos pais, familiares e amigos vibram com o nosso sucesso. Obrigada Pai por nos conceder o dom de curar e de amenizar o sofrimento do próximo e pedimos a ti que não nos deixe desviar da busca pelo conhecimento e de meios para amenizar o sofrimento do próximo. Amém.

9 Aos ausentes - 01 O amor que através de ti conheci foi maior que o tempo que tivemos. Um sentimento tão grande que parece não caber em mim, nas horas, sequer em uma existência. As areias correram rápido demais e, antes que eu me desse conta, o que outrora era um momento, tornou-se lembrança, deixando o vazio de olhar e não ver. Foi difícil chegar até aqui sem tuas palavras de apoio, teu colo acolhedor, teu sorriso reconfortante. Nesta jornada eu chorei, vibrei, caí e busquei forças que me permitiram alcançar esta vitória. Sei que não foi sem ti, pois vejo em meus gestos os teus gestos, em meu olhar o brilho do teu olhar, em minha voz o ecoar da tua voz, mostrando que vives dentro de mim, e que a ausência jamais existiu, foi só o teu abraço que se disfarçou de saudade e a tua vida que se eternizou em amor!

10 Aos ausentes - 02 Como dói olhar ao redor e perceber que você não está presente para poder compartilhar este momento. Tão logo você se foi e não pode me acolher nos meus momentos de angústia, solidão e incerteza. E foram tantos... Saudade é uma constante em minha vida! Mas conforto-me com a convicção de que ao chamarem meu nome, te sentirei novamente. E ninguém estará tão presente neste dia quanto você. Sorrindo, aplaudindo e vibrando comigo nessa vitória!

11 Aos pais - 01 Nunca teremos palavras para agradecer pelo dom da vida. Sabemos que, ao vencer essa etapa, estamos realizando um sonho que é também de vocês. Reconhecemos que chegamos até aqui porque vocês tomaram para si nossos projetos. A cada dificuldade, sabíamos a quem recorrer. Estamos orgulhosos por termos pais maravilhosos, que nos educaram, construíram uma base sólida de amor, integridade e caráter. A luta de vocês durante toda a vida nos possibilitaram alcançar a formação acadêmica que sonhamos. Graças a vocês, com a ajuda de Deus somos realizados com o caminho que escolhemos trilhar. E essa vitória dedicamos a vocês!

12 Aos pais - 02 Pai e mãe, palavras pequenas mas fortes o suficiente para denominar pessoas tão importantes! Pessoas sem as quais esse dia não seria possível e que merecem nossa atenção especial. A vocês dedicamos o dia de hoje em que a felicidade não cabe no peito e que de crianças passamos a Médicos! A vocês, obrigado seria pouco pelos conselhos quando estávamos desmotivados; muitíssimo obrigado seria insuficiente para mostrar nossa gratidão pelas recepções carinhosas, pela mala extra de comida e pelos olhos embebidos em lágrimas quando nos abraçavam antes de partirmos; somos eternamente gratos não caberia por todas as vezes que renunciaram seus sonhos para que os nossos pudessem ser realizados. A vocês, que hoje choram de emoção e sorriem orgulhosos, nosso reconhecimento de que o que somos é fruto da dedicação e amor de vocês não seria o bastante. A vocês que nos ensinaram a amar, a ter força e coragem para seguir em frente, ofereceríamos a eternidade se possível fosse. Aos que não estão presentes mas que trazemos em nossos corações diariamente, esperamos termos passado em vida todo o valor que tiveram e sempre terão. Amamos vocês e esse amor é eterno!

13 Aos pais - 03 Sabemos que as lágrimas mais verdadeiras derramadas, foram de suas faces, que os sorrisos mais sinceros, nas nossas vitórias, pertenceram a vocês e que o orgulho desse troféu hoje transborda suas almas ao dizer: meu filho é médico. E por mais que estivéssemos tão envolvidos com o nosso próprio caminho, reconhecemos hoje que sem vocês, não conseguiríamos. Agradecer apenas não basta. É difícil encontrar um verbete para exprimir tamanha emoção, que jamais seria traduzida por palavras. Amamos vocês! 

14 Aos pais - 04 A essência de qualquer ser é representada em duas palavras que são sinônimos de amor incondicional: pai e mãe. Sempre presentes nas vitórias e derrotas... Diversos foram os momentos em que seus olhos nos buscaram e nós estávamos ausentes. Diversos foram os momentos que quiseram desabafar, nos abraçar, compartilhar um tempo, e não nos encontraram. Por diversas vezes, buscaram o nosso sorriso e estávamos cheios de pressa, com hora marcada para tudo e não nos encontraram disponíveis a ouvi-los. Mas foram vocês que nos incentivaram a dar cada passo, mesmo diante do cansaço, desânimo ou quando o estudo parecia um fardo denso demais. Doaram-se em silêncio e hoje, reconhecemos que grande parte dessa conquista deveu-se a seus esforços. Pai e mãe, muito obrigada!

15 Aos pais - 05 Valeu a pena os dias de angústia, de cansaço e de tédio em cada momento vivido nessa louca correria em busca de um sonho que hoje se torna real. Ensinaram-nos que somos capazes, que devemos ter força e vontade para transformar o mundo. Hoje, apesar de pensarmos saber bastante, não aprendemos ainda algo que seja suficiente e possa substituir o simples “muito obrigado”. A vocês que hoje sorriem orgulhosos, ou choram emocionados, que muitas vezes na tentativa de acertar, cometeram falhas, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que pudéssemos realizar os nossos. A vocês que compartilharam nossos ideais e os alimentaram, incentivando-nos a prosseguir nesta jornada, mostrando que esse caminho deveria ser seguido sem medo, independente dos obstáculos. Saiba que estaríamos sempre eternos em nossos corações. Nossa imensa gratidão vai além dos sentimentos, pois cumpristes o dom Divino: o dom de serem pais e mães. Obrigado pelo sonho que realizamos neste dia em que nos transformamos médicos e sobretudo, pela lição de amor que ensinaram durante a nossa vida. Tomara Deus que possamos transmiti-la no exercício da nossa profissão e ensiná-la aos nossos filhos com o mesmo recato com o qual fizeram. Obrigado por compartilhar conosco os méritos dessa conquista, porque ela é tão vossa quanto nossa!

16 Aos pais - 06 Os olhos cautelosos que acompanharam nossos primeiros passos, que nos viram crescer e passaram noites velando nossos sonos. O sentimento de preocupação ao ver aquele pequenino crescer e aos poucos ganhar o mundo. Os membros que vibravam a cada conquista e que transmitiam uma força para mover qualquer empecilho, hoje são tomados por pura emoção e orgulho. Seriamos infinitamente gratos só pelo dom da vida nos concedido, mas não suficientes, nos deram amor, dedicação, dignidade para nos tornar os adultos que hoje nos tornamos. Abriram a porta do futuro com o estudo. Trabalharam, sacrificaram seus sonhos em favor dos nossos, não foram apenas pais, mas amigos e companheiros, principalmente nas horas mais difíceis. Tantas foram as vezes que tomaram para vocês nossos problemas, incentivando-nos a prosseguir, a não desistir. Agora nos resta seguir em frente, buscar outros objetivos, desbravar o desconhecido chamado futuro. Seguiremos com a certeza de que empecilhos surgirão, mas que não estamos sós. Obrigada por compartilhar e fazer parte deste momento desde o início!

17 Ao paciente - 01 Obrigada por terem sido compreensivos diante de nossa insegurança na sede pelo conhecimento, permitindo-nos desvendar os mistérios de cada doença, como diagnosticá-las, como amenizar suas dores e como curá-las. Compartilhou conosco sua história de vida, seus anseios e suas angústias. Ensinando-nos assim, antes mesmo de sermos médicos, a sermos humanos. Enfim, aos nossos maiores mestres da medicina, os pacientes, nossa eterna gratidão!

18 Mensagem da comissão - 01 Durante seis anos buscamos representar os interesses de toda a turma. Ao chegar no fim dessa jornada conseguimos concretizar o nosso sonho. A colaboração dos formandos foi fundamental para a realização desse projeto. Agradecemos a todos aqueles que dedicaram fins de semana, usaram cada minuto de tempo livre, se comprometeram para serem democráticos e conciliar os interesses da maioria. Sabemos que não foi fácil, mas foi gratificante. Muitas vezes nos sentimos perdidos, sem saber como ser justos e conciliar os interesses de todos mas ao fim de muitas assembléias intermináveis tudo deu certo. Conseguimos. Valeu CONFORMED!!

19 Mensagem da comissão - 02 Quem ver um espetáculo, sem dúvida, mal sabe o que se passa nos bastidores! Comissão de formatura é sinônimo de desafio. Afinal, conciliar o interesse de todos em prol de um sonho não é fácil. Cada detalhe nas assembléias agradou uns e descontentou outros. No entanto, ao olhar para trás, notamos o quanto amadurecemos a cada momento de convivência aprendendo a respeitar uns aos outros. Mas certamente cada decisão foi feita com carinho, cautela e atenção para que este Grande dia fosse tão especial. Finalmente valeu a pena! Resta-nos agradecer! Muito obrigada por terem depositado confiança para que pudéssemos ser responsáveis por parte dos seus sonhos!

20 Mensagem final Foi decidida em votação que não constaria no convite...
Se quiserem que conste, pode-se fazer uma votação a parte Escolher uma msg da 3ª via


Carregar ppt "MENSAGENS DO CONVITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google