A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitral Artístico Aprendizagem da construção do Falso Vitral (imitação de Vidro Chumbado) Elaborado por Profª Luísa Domingues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitral Artístico Aprendizagem da construção do Falso Vitral (imitação de Vidro Chumbado) Elaborado por Profª Luísa Domingues."— Transcrição da apresentação:

1 Vitral Artístico Aprendizagem da construção do Falso Vitral (imitação de Vidro Chumbado) Elaborado por Profª Luísa Domingues

2 O vitral é uma técnica antiga que se desenvolveu sobretudo com o aparecimento do estilo gótico. Fragmento de vitral da Sé de Gerona (século XIV). Igreja de Santes Creus, em Tarragona (séc. XIV) A técnica tradicional (vidro ­chumbado), combina peças de cores diferentes, unidas com filetes de chumbo

3 Catedral de Gerona. Por vezes eram aplicados vernizes a pincel, que depois eram submetidos a uma cocção. Grisalhas aplicadas sobre o vidro para conseguir os traços lineares de um certo claro-escuro.

4 O vitral gótico: - d- d- d- deu luz e cor aos grandes templos - tornou-se o principal elemento sumptuário em igrejas e outros edifícios Saint Chapelle, Paris

5 A arte do vitral evoluiu para se adaptar a novos estilos, mas… acabou por entrar em declínio. Até que… Mosteiro de Pedralbes, Barcelona (recorda os esquemas utilizados normalmente para os esmaltes)

6 Casa Navas, Reus,1901, obra de Luís Domènech i Montaner Até que… no séc. XIX chegou a Arte Nova e, em geral, o modernismo.

7 Imitação do vidro chumbado uma técnica de substituição Podemos obter vitrais pintados de grande impacto decorativo com uma técnica simples. Basta um sistema que permita trabalhar: com o vidro em posição horizontal - com uma luz difusa situada por debaixo do vidro (para poder ver as cores sempre por transparência)

8 Imitação do vidro chumbado: (um exemplo) 1 - O projecto Procuram-se ideias… - em motivos vegetais característicos da tradição da arte nova e do modernismo - e- e- e- em obras de artistas contemporâneos como Braque Kandinsky Klee Picasso - na combinação e adaptação às proporções e às medidas do trabalho que projectamos

9 2 – O esboço - desenha-se a lápis o projecto sobre papel - com um marcador preto rectifica-se o desenho definitivo - cada flor e cada folha perfeitamente definidas. - j jj junta-se a cor ao desenho para dar uma ideia do resultado final Obtém-se o esboço definitivo

10 3 - O material necessário Tintas, pincéis, álcool, recipientes e mais alguns produtos. … tanto a escolha dos materiais como a das técnicas obedecem a regras que têm de ser aprendidas e treinadas. MAS…

11 4 – O vidro - e- e- e- escolhe-se o vidro a trabalhar, normalmente o chamado vidro de catedral - proporciona uma luz sempre difusa -c-c-c-coloca-se de modo a que fique absolutamente plano e com a luz por debaixo - l- l- l- limpa-se muito bem o vidro com álcool, de modo a retirar toda a gordura e sujidade que possa conter

12 5. A aplicação do Chumbo - O chumbo aplica-se no vidro directamente com as mãos. A tira de chumbo, uma vez situada, é colada definitivamente. As tiras cortam-se facilmente com tesouras. Tinta de Contorno – aplica-se directamente da bisnaga sobre o vidro, imitando o chumbo.

13 A cor deve formar uma camada espessa e uniforme. Aplica-se com um pincel. O vidro deve estar num plano perfeitamente horizontal, para evitar que a camada de tinta escorra para um lado. Enquanto a cor conserva a sua fluidez, é fácil de conseguir nela outros tons ou matizes, acrescentando- lhe mais cor. 6 – A aplicação da cor

14 - pintam-se primeiro as superfícies mais pequenas - a- a- a- alcançam-se os limites do chumbo, mas sem os ultrapassar - fazem-se matizes misturando cores

15 - pintam-se depois as superfícies maiores O vitral está acabado, mas ainda vai ficar sobre a mesa até secar.

16 Depois de seco, o vitral está terminado

17 O aspecto de um vitral pintado é muito diferente visto numa posição vertical e no lugar para o qual foi feito. Conforme a hora do dia e a mudança da luz, teremos interessantes modificações de cor. 8 – A colocação do vitral no seu lugar definitivo


Carregar ppt "Vitral Artístico Aprendizagem da construção do Falso Vitral (imitação de Vidro Chumbado) Elaborado por Profª Luísa Domingues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google