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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Planos de Ação Cronograma e Orçamentos Implantação e Controle

2 Planos de Ação O Plano de Ação deixa claro o que deve ser feito no dia- a-dia para a implementação das estratégias. Fornece um resumo de todas as atividades a serem realizadas, caracterizando-se como um detalhamento do Plano. Serve de orientação aos colaboradores. Cada estratégia deve possuir um Plano de Ação. Definir: Ação (o que deve ser feito). Responsável (pessoa ou setor encarregado da atividade). Prazo para realização da atividade. Investimentos necessários. Formular Planos de Ação por áreas funcionais (Marketing, Recursos Humanos) ou atividades amplas (Promoção, Distribuição). Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

3 Planos de Ação Ação Responsável Prazo Custo Início Término
1. Contratar nova agência de Propaganda, buscando ideias inovadoras. Ana Bernardes - Marketing Jan/2010 Mar/2010 R$ 2. Elaborar com a nova agência os materiais para a campanha de lançamento do perfume “Aventura”. Flávio Cavalcanti - Marketing Abr/2010 Mai/2010 3. Veicular anúncios em Revistas voltadas a esportes radicais. Carla Campos - Marketing Jun/2010 Ago/2010 4. Veicular comerciais em TV, nos intervalos de programas sobre esportes radicais. 5. Patrocinar eventos relacionados a esportes radicais. Júlio Mello - Marketing Set/2010 Out/2010 Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

4 Cronograma O plano deve apresentar um Cronograma contendo as principais atividades a serem realizadas. Facilita o acompanhamento e implantação. Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

5 Orçamentos / Demonstração de Resultados
Orçamentos: custos para implantação do plano, deixando claro os investimentos necessários à sua realização. Podem ser apresentados por meio dos Planos de Ação. As ações propostas no plano devem trazer retornos frente aos investimentos. Deixar claro os custos x benefícios. Apresentar ao menos: Período (normalmente mensal). Vendas previstas. Custos. Lucros esperados. As informações servirão de base para o controle do plano. Atividade realizada juntamente com a área Financeira / Contábil, pois os métodos variam para cada empresa. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron, KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998.

6 Implantação e Controle
O processo de implantação enfrenta muitas dificuldades (mudanças no ambiente, cultura da empresa). É necessário definir métodos para controle do plano, de modo a identificar desvios e promover ajustes. Esta etapa garante que tudo o que foi definido no plano seja adequadamente realizado. Definir quais informações serão controladas, suas fontes e periodicidade. Estabelecer: (WESTWOOD, 1996:103) Padrões: indicadores a serem acompanhados e prazos para avaliação (normalmente mensal). Estabelecer metas específicas, bem como limites para o desvio. Medição de desempenho: comparação do desempenho real com o previsto. Ações: definir ações preventivas e corretivas. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

7 Implantação e Controle
O plano deve apresentar claramente como o controle será realizado. (WESTWOOD, 1996:103) Ex.: Serão realizadas reuniões trimestrais com os gerentes, a fim de avaliar os resultados alcançados e propor ações. Nestas ocasiões devem ser apresentadas a situação dos indicadores de desempenho, bem como o grau de realização dos Planos de Ação. Os gestores deverão ainda apresentar os gastos efetivados em relação ao orçamento. Os seguintes indicadores serão acompanhados: Vendas previstas x realizadas; Número de reclamações de clientes; Lucro previsto x realizado. Principal ferramenta: Balanced Scorecard - BSC. Ajustes do plano devem ser continuamente implementados. Fonte: WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing. São Paulo: Clio, KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.


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