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Integração.

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Apresentação em tema: "Integração."— Transcrição da apresentação:

1 integração

2 Grupo Antônio Inocêncio Antônio Mário Augusto César Diego Lemos
Eduardo Carrazzone Felipe Franco Fernando Mota Rodrigo Cardoso [questionário]

3 Disciplina do PMBOK Criado pelo:

4 O que significa integrar

5 do Lat. integrare v. tr., completar; tornar integral, inteiro

6 Objetivo dessa Área Visa fazer com que o Projeto progrida coordenadamente como um TODO; Coordenar os diversos Processos e Atividades de Gerenciamento de Projetos; Manter as outras áreas do conhecimento trabalhando de forma sincronizada ;

7 Abordaremos 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
4.2 Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto 4.3 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.4 Orientar e gerenciar a execução do projeto

8 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.6 Controle integrado de mudanças 4.7 Encerrar o projeto

9 o Termo de Abertura do Projeto
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

10 Documentos Principais
Termo de abertura do projeto Declaração do escopo do projeto - Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas; Plano de gerenciamento do projeto - Determina como o trabalho será realizado;

11 Necessários Gerente de Projetos já designado [de preferência]
Iniciador/Patrocinador

12 Surgimento de um Projeto
Demanda do Mercado Necessidade de Negócios Solicitação de um Cliente Necessidade Social

13 O tema central de todos esses estímulos é que a gerência precisa decidir como responder e para quais projetos deve fornecer autorização e termo de abertura.

14 Abordagem do Termo Necessidades/Expectativas do Cliente;
Influência das Partes Interessadas [Stakeholders]; Restrições Organizacionais; Orçamento Sumarizado;

15 Entradas, Ferramentas e Saídas

16 Seleção de Projetos Alinhados à Estratégia da Organização
De acordo com a missão da Empresa

17 da Declaração do Escopo Preliminar do Projeto
4.2 Desenvolvimento da Declaração do Escopo Preliminar do Projeto

18 Entradas Termo de Abertura do Projeto Autoriza formalmente o projeto
Declaração do Trabalho do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Ativos dos Processos organizacionais

19 Ferramentas Técnicas Metodologia de gerenciamento de projetos
Processo para Grupo de Gerenciamento Sistema de informações do gerenciamento de projetos Suporte Facilitar feedback Controle Opinião especializada

20 Saída Declaração do Escopo Preliminar do Projeto O que vai ser feito
Documentação Características e Limites Integrar

21 Escopo Preliminar do Projeto
Organização Inicial Objetivos Limites, Entregas e Requisitos Restrições e Premissas do Projeto Produto / Serviço Características e Requisitos Definição de Riscos Iniciais Estimativa de Custos Marcos do Cronograma

22 Desenvolvimento do plano de gerenciamento do Projeto
4.3 Desenvolvimento do plano de gerenciamento do Projeto

23 Plano de gerenciamento do projeto
Processos de gerenciamento de projetos Seleção de processos Natureza da organização Grupo de processos de gerenciamento de projetos

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26 Entradas Declaração do Escopo Preliminar do Projeto
Processos de gerenciamento de Projetos Fatores Ambientais Ativos de Processos Organizacionais

27 Ferramentas Metodologia de gerenciamento de projetos
Sistema de informações do gerenciamento de projetos Opinião especializada

28 Saídas Plano de Gerenciamento do Projeto

29 Detalhamento Processos escolhidos e nível de implementação
Como os processos irão interagir Descrição de ferramentas e técnicas selecionadas Como o trabalho será executado

30 Detalhamento Plano de gerenciamento de mudanças
Implementação da gerencia de configuração Definição de métricas e linhas de base Ciclo de vida do projeto

31 Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto
4.4 Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto

32 Consiste na execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto afim de atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto.

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34 Atividades Relacionadas
Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto; Empreender os esforços e usar recursos financeiros para realizar os objetivos do projeto; Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe do projeto designados para o projeto; Criar, controlar, verificar e validar as entregas do projeto; Gerenciar os riscos

35 As entregas são produzidas como saídas dos processos executados para realizar o trabalho do projeto planejado e agendado no plano de gerenciamento do projeto; As entregas podem ser: entregas tangíveis entregas intangíveis

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37 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

38 É realizado para monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento. Ações preventivas ou corretivas são tomadas para controlar o desempenho do projeto Realizado durante todo o projeto Coleta, medição e disseminação das informações sobre o desempenho O monitoramento permite ter uma visão clara dos pontos a melhorar

39 Atividades Relacionadas
Recebimento de informações sobre desempenho do trabalho Comparação: Desempenho real vs. plano de gerenciamento do projeto Avaliação do desempenho com o objetivo de solicitar ações corretivas e preventivas Monitoramento dos riscos do projeto com o objetivo de que os riscos estejam sendo identificados e que os planos de resposta a riscos adequados estejam sendo executados Monitoramento das mudanças implementadas. Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual

40 Entradas, ferramentas e saídas

41 Gerenciamento do valor agregado

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43 Controle Integrado de Mudanças
4.6 Controle Integrado de Mudanças

44 4.6 Controle integrado de mudanças
Realizado durante todo o projeto Aprova ou rejeita mudanças As incorpora a uma linha de base atualizada

45 Atividades Principais
Identificar que uma mudança precisa ocorrer Controle dos fatores que dificultariam a mudança Revisão e aprovação das mudanças solicitadas Controle e atualização do plano de projeto Documentação do impacto total das mudanças solicitadas.

46 Mudanças exigem ajustes
Sistema de gerenciamento de configuração com controle de mudanças Estabelece um método evolutivo para identificar e solicitar mudanças nas linhas de base Oferece oportunidades para validar e melhorar continuamente o projeto ao considerar o impacto de cada mudança Fornece o mecanismo para a equipe de gerenciamento de projetos comunicar todas as mudanças de forma consistente às partes interessadas

47 Aceitação de mudanças Mudanças precisam de aprovação
Comitê de mudanças

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50 4.7 Encerrar o Projeto

51 Envolve a realização da parte de encerramento do projeto (ou fase) do plano de gerenciamento;
Estabelece procedimentos para coordenar atividades necessárias como: Verificar e documentar entregas; Formalizar a aceitação do cliente; Investigar motivos para projetos abortados;

52 Procedimentos de Encerramento
Dois procedimentos são desenvolvidos para realizar as atividades de encerramento: Procedimento de encerramento administrativo; Procedimento de encerramento de contratos

53 Entradas, Ferramentas e Saídas

54 Entradas Documentação do contrato; Plano de gerenciamento do projeto;
Fatores ambientais da empresa; Ativos de processos organizacionais; Informações sobre desempenho do trabalho; Entregas;

55 Ferramentas e Técnicas
Metodologia de gerenciamento de projetos; Sistema de informações do gerenciamento de projetos; Opinião especializada;

56 Saídas Produto, serviço ou resultado final;
Procedimento de encerramento administrativo; Procedimento de encerramento de contratos; Produto, serviço ou resultado final;

57 Saídas Ativos de processos organizacionais (atualizações):
Documentação da aceitação formal; Arquivos do projeto; Documentos de encerramento do projeto; Informações históricas

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