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integração
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Grupo Antônio Inocêncio Antônio Mário Augusto César Diego Lemos
Eduardo Carrazzone Felipe Franco Fernando Mota Rodrigo Cardoso [questionário]
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Disciplina do PMBOK Criado pelo:
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O que significa integrar
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do Lat. integrare v. tr., completar; tornar integral, inteiro
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Objetivo dessa Área Visa fazer com que o Projeto progrida coordenadamente como um TODO; Coordenar os diversos Processos e Atividades de Gerenciamento de Projetos; Manter as outras áreas do conhecimento trabalhando de forma sincronizada ;
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Abordaremos 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
4.2 Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto 4.3 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.4 Orientar e gerenciar a execução do projeto
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4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.6 Controle integrado de mudanças 4.7 Encerrar o projeto
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o Termo de Abertura do Projeto
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto
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Documentos Principais
Termo de abertura do projeto Declaração do escopo do projeto - Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas; Plano de gerenciamento do projeto - Determina como o trabalho será realizado;
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Necessários Gerente de Projetos já designado [de preferência]
Iniciador/Patrocinador
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Surgimento de um Projeto
Demanda do Mercado Necessidade de Negócios Solicitação de um Cliente Necessidade Social
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O tema central de todos esses estímulos é que a gerência precisa decidir como responder e para quais projetos deve fornecer autorização e termo de abertura.
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Abordagem do Termo Necessidades/Expectativas do Cliente;
Influência das Partes Interessadas [Stakeholders]; Restrições Organizacionais; Orçamento Sumarizado;
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Entradas, Ferramentas e Saídas
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Seleção de Projetos Alinhados à Estratégia da Organização
De acordo com a missão da Empresa
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da Declaração do Escopo Preliminar do Projeto
4.2 Desenvolvimento da Declaração do Escopo Preliminar do Projeto
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Entradas Termo de Abertura do Projeto Autoriza formalmente o projeto
Declaração do Trabalho do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Ativos dos Processos organizacionais
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Ferramentas Técnicas Metodologia de gerenciamento de projetos
Processo para Grupo de Gerenciamento Sistema de informações do gerenciamento de projetos Suporte Facilitar feedback Controle Opinião especializada
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Saída Declaração do Escopo Preliminar do Projeto O que vai ser feito
Documentação Características e Limites Integrar
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Escopo Preliminar do Projeto
Organização Inicial Objetivos Limites, Entregas e Requisitos Restrições e Premissas do Projeto Produto / Serviço Características e Requisitos Definição de Riscos Iniciais Estimativa de Custos Marcos do Cronograma
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Desenvolvimento do plano de gerenciamento do Projeto
4.3 Desenvolvimento do plano de gerenciamento do Projeto
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Plano de gerenciamento do projeto
Processos de gerenciamento de projetos Seleção de processos Natureza da organização Grupo de processos de gerenciamento de projetos
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Entradas Declaração do Escopo Preliminar do Projeto
Processos de gerenciamento de Projetos Fatores Ambientais Ativos de Processos Organizacionais
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Ferramentas Metodologia de gerenciamento de projetos
Sistema de informações do gerenciamento de projetos Opinião especializada
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Saídas Plano de Gerenciamento do Projeto
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Detalhamento Processos escolhidos e nível de implementação
Como os processos irão interagir Descrição de ferramentas e técnicas selecionadas Como o trabalho será executado
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Detalhamento Plano de gerenciamento de mudanças
Implementação da gerencia de configuração Definição de métricas e linhas de base Ciclo de vida do projeto
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Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto
4.4 Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto
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Consiste na execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto afim de atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto.
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Atividades Relacionadas
Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto; Empreender os esforços e usar recursos financeiros para realizar os objetivos do projeto; Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe do projeto designados para o projeto; Criar, controlar, verificar e validar as entregas do projeto; Gerenciar os riscos
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As entregas são produzidas como saídas dos processos executados para realizar o trabalho do projeto planejado e agendado no plano de gerenciamento do projeto; As entregas podem ser: entregas tangíveis entregas intangíveis
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Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
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É realizado para monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento. Ações preventivas ou corretivas são tomadas para controlar o desempenho do projeto Realizado durante todo o projeto Coleta, medição e disseminação das informações sobre o desempenho O monitoramento permite ter uma visão clara dos pontos a melhorar
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Atividades Relacionadas
Recebimento de informações sobre desempenho do trabalho Comparação: Desempenho real vs. plano de gerenciamento do projeto Avaliação do desempenho com o objetivo de solicitar ações corretivas e preventivas Monitoramento dos riscos do projeto com o objetivo de que os riscos estejam sendo identificados e que os planos de resposta a riscos adequados estejam sendo executados Monitoramento das mudanças implementadas. Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual
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Entradas, ferramentas e saídas
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Gerenciamento do valor agregado
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Controle Integrado de Mudanças
4.6 Controle Integrado de Mudanças
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4.6 Controle integrado de mudanças
Realizado durante todo o projeto Aprova ou rejeita mudanças As incorpora a uma linha de base atualizada
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Atividades Principais
Identificar que uma mudança precisa ocorrer Controle dos fatores que dificultariam a mudança Revisão e aprovação das mudanças solicitadas Controle e atualização do plano de projeto Documentação do impacto total das mudanças solicitadas.
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Mudanças exigem ajustes
Sistema de gerenciamento de configuração com controle de mudanças Estabelece um método evolutivo para identificar e solicitar mudanças nas linhas de base Oferece oportunidades para validar e melhorar continuamente o projeto ao considerar o impacto de cada mudança Fornece o mecanismo para a equipe de gerenciamento de projetos comunicar todas as mudanças de forma consistente às partes interessadas
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Aceitação de mudanças Mudanças precisam de aprovação
Comitê de mudanças
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4.7 Encerrar o Projeto
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Envolve a realização da parte de encerramento do projeto (ou fase) do plano de gerenciamento;
Estabelece procedimentos para coordenar atividades necessárias como: Verificar e documentar entregas; Formalizar a aceitação do cliente; Investigar motivos para projetos abortados;
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Procedimentos de Encerramento
Dois procedimentos são desenvolvidos para realizar as atividades de encerramento: Procedimento de encerramento administrativo; Procedimento de encerramento de contratos
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Entradas, Ferramentas e Saídas
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Entradas Documentação do contrato; Plano de gerenciamento do projeto;
Fatores ambientais da empresa; Ativos de processos organizacionais; Informações sobre desempenho do trabalho; Entregas;
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Ferramentas e Técnicas
Metodologia de gerenciamento de projetos; Sistema de informações do gerenciamento de projetos; Opinião especializada;
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Saídas Produto, serviço ou resultado final;
Procedimento de encerramento administrativo; Procedimento de encerramento de contratos; Produto, serviço ou resultado final;
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Saídas Ativos de processos organizacionais (atualizações):
Documentação da aceitação formal; Arquivos do projeto; Documentos de encerramento do projeto; Informações históricas
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