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Introdução ao Design.

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Apresentação em tema: "Introdução ao Design."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Design

2 Bases conceituais de operacionalidade do produto

3 É vinculada intrinsecamente à base conceitual de uso e à ergonomia na relação usuário-produtos industriais. São “as ações ou atos físicos realizados por qualquer usuário para utilizar um produto e fazê-lo funcionar e, de modo amplo, para manejar ou controlar qualquer coisa.”

4 A operacionalidade do produto é de suma importância e está ligada a elementos ou mecanismos de ação que necessitam de projeto criativo com soluções inteligentes, principalmente, com forte ênfase na ergonomia do manejo e controle.

5 Exemplos Interruptor Chave
Ação operacional de movimentar com o dedo uma diminuta alavanca, para cima e para baixo (ou para dentro e para fora), acendendo ou apagando a luz Chave Ato de introduzir e girar uma chave na fechadura, com os dedos polegar e indicador – para a direita ou esquerda –, fechando ou abrindo e, em seguida, retirando-a para fora

6 Base conceituais dos níveis de informação do produto

7 Diz respeito ao conhecimento e à discrição dos diversos tipos de informação inscrita ou transmitida por determinado produto, com as quais o usuário dialoga, atua e interage antes e durante o processo de uso São as informações de caráter visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil e cinestésico.

8 Informação visual È a informação que chega à visão do usuário e que se consubstancia por mensagens e outros sinais apresentados pelo produto Esse tipo de informação se desdobra, pela ordem de importância visual do produto, nos seguintes estados

9 Intrínseca ao produto É a informação que se expressa por si propria e que é parte integrante, funcional e operacional do produto No design de produto Mostradores em geral Display de aparelhos eletrônicos Teclados em geral

10 No design gráfico A informação intrínseca ao produto abrange praticamente tudo que nele possa ser considerado informação

11 Identidade do produto Informações que se expressam por meio de marcas, logotipos, etiquetas, grifes e assinaturas As principais informações que identificam o produto são geralmente inscritas nas faces frontais ou aparecem nos espaços mais nobres e visíveis do produto

12 Características e/ou instruções de uso do produto
São expressas por muitas e variadas informações com os quais o usuário interage no seu dialogo com o objeto: Liga-desliga Sintonia Direita-esquerda Sobe-desce À prova d’água

13 Características técnicas do produto
São expressas por vários tipos de informações. Tem como objetivo informar ao usuário dados e propriedades técnicas como: Voltagem Amperagem Tensão Numero de série Gramatura Material Pais fabricante

14 Informação publicitária
É a informação que visa a divulgação de mensagens publicitárias estampadas no próprio produto, Vão desde as de cunho comercial até as sociais

15 Informação auditiva É a informação que se expressa por meio de sinais sonoros, bem característicos, emitidos pelo produtos Tem como finalidade principal chamar a atenção do usuário ativando ou aguçando o seu sentido de audição.

16 Informação olfativa È a informação consubstanciada em impressões de cheiro. Agradáveis: tais como odor (aroma, fragrancia) Desagradáveis: como fedor ou fetidez (especialmente útil para identificar produtos estragados)

17 Informação tátil Informação gustativa
É a informação identificada em sensações oriundas do sentido do gosto, do paladar. Informação tátil É a informação identificada em sensações do contato (pressão, vibração e térmica) oriundas do sentido tátil, com as quais o usuário se orienta para manejar e controlar determinados elementos.

18 Aliado ao senso cinestésico, permite dispensar um acompanhamento visual mais intenso. Ou seja, a ação do usuário é, eventualmente, realizada ou produzida de modo indireto.

19 Informação cinestésica
É a informação identificada por meio de sensações advindas do sentido cinestésico, que é o sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso e a posição dos membros. O senso cinestésico fornece informações sobre estes movimentos e é particularmente importante à realização de uma determinada tarefa de trabalho sem acompanhamento ou controle visual

20 Exemplo: Digitação sem olhar o teclado
Volante, cambio e pedais de veiculos Percepção por vibração de um chamado por celular

21 Observações Gerais Produtos podem contemplar, dependendo da natureza, um, mais de um ou todos os tipos e níveis de informação simultaneamente O designer deve estar preparado para conceber, equacionar e organizar esses níveis e tipos de informações de modo prático, operacional e estratégico dentro de padrões coerentes e harmoniosos da exigência técnica e funcional do produto


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