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PublicouLaura Naves Alterado mais de 9 anos atrás
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Jornada de Cursos - J2ME Aula 3 – MIDP
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Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan Tokuda, Mestre Zen
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Agenda Overview MIDP Tratamento de eventos High-level API de Componentes de interface com o usuário - javax.microeidtion.lcdui.*
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Overview MIDP Elemento-chave no mundo J2ME Junto com CLDC Conectividade Interface gráfica rica
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Relembrando... Mobile Information Device Profile MIDP applications = MIDlets = CLDC + MIDP
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MIDlets Java Application Manager: Software responsável por instalar, remover e executar MIDlets Dependente de dispositivo e de fabricante Componentes do MIDlet JAD – usado pelo JAM. Possui informações a respeito do JAR. JAR – Código compilado, junto com recursos. Mais de um MIDlet pode estar em um JAR.
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Estrutura de um MIDlet import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class helloWorld extends MIDlet { public helloWorld () { System.out.println("helloWorld()"); } // obrigatorio protected void startApp() { System.out.println("startApp()"); } // obrigatorio protected void pauseApp() { System.out.println("pauseApp()"); } // obrigatorio protected void destroyApp(boolean arg0) { System.out.println("destroyApp()"); }
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Ciclo de vida de um MIDlet PAUSA Depois da chamada do construtor e antes da inicialização pelo JAM Durante o processo de execução ATIVO MIDlet em execução Durante o processo de execução DESTRUÍDO Desligada pelo JAM Libera todos os recursos alocados
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Hierarquia de classes
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Display Gerenciador de tela que controla o que é mostrado no dispositivo Recupera informações sobre a tela atual (cores suportadas, resolução, etc) Objeto único para cada MIDlet Não é instanciado
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Usando Display import javax.microedition.lcdui.Display; import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class DisplayStats extends MIDlet { private Display display; // construtor public DisplayStats() { display = Display.getDisplay(this);... }... }
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Display – métodos principais static Display getDisplay(MIDlet m) Retorna o objeto display deste MIDlet Displayable getCurrent() Retorna o objeto displayable corrente void setCurrent(Displayable d) Mostra um objeto displayable int numColors() Retorna o número de cores disponíveis
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Displayable Objeto que pode ser visto num dispositivo Screen Objetos Displayable para Interface alto nível Canvas Objetos Displayable para Interface baixo nível
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Voltando ao Diagrama...
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Enfim um Hello World import javax.microedition.lcdui.Display; import javax.microedition.lcdui.TextBox; import javax.microedition.midlet.MIDlet; public class HelloMIDlet extends MIDlet { private Display myDisplay; private TextBox myTextBox; public HelloMIDlet() { myDisplay = Display.getDisplay(this); myTextBox = new TextBox("", "Hello World", 11, TextField.ANY); } public void startApp() { this.myDisplay.setCurrent(myTextBox); } public void pauseApp() {} public void destroyApp(boolean unconditional) {} }
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Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan Tokuda, Mestre Zen
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Tratamento de eventos Interface de alto nível
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Overview Quadro geral Objetos Command Objetos Item Command e CommandListener Item e ItemStateListener
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Quadro geral Eventos são essenciais para MIDlets, pois são chave para interatividade Para gerenciarmos um evento: O Hardware reconhece o evento físico O software é notificado do evento O evento é tratado pelo programador
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Objetos Command Contém informações sobre um evento Podem ser considerados como “botões” Soft keys Teclas O processo de eventos 1.Criação do Objeto Command 2.Adicionar o comando a um Displayable 3.Adicionar um receptor (Listener) ao Displayable
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Objetos Command Command cmdExit = new Command(“exit”, Command.EXIT, 1) Argumentos Nome para o comando Constante (OK, EXIT, HELP, BACK, etc) Prioridade Constante Mapeia o posicionamento dos comandos na tela Depende da implementação do fabricante Prioridade Útil para a organização dos comandos em Menus e de botões de software na tela
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CommandListener É o “receptor” de um comando Método a ser sobrescrito: commandAction (Command c, Displayable d ) Em commandAction é definido como o aplicativo deve se comportar quando um evento é disparado
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Exemplo (faltam uns ajustes) Mão na massa: Classe Form é um Displayable private Form fmMain; private Command cmExit; fmMain = new Form(“Curso CITi");... cmExit = new Command("Exit", Command.EXIT, 1); // 1º passo... fmMain.addCommand(cmExit); //2º passo fmMain.setCommandListener(this); // 3º passo... public void commandAction(Command c, Displayable s) { if (c == cmExit) { destroyApp(true); notifyDestroyed(); }
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Exercício Crie um MIDlet que contenha um Form e controle três botões: Form fmMain = new Form(“Tela Principal”); Lembre-se que Form é um objeto Displayable “exit”, usado para sair do MIDlet “hello” imprime “Hello World” “back” volta para a tela principal, após o usuário ter visualizado a mensagem
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Interface gráfica de alto nível
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Overview Screen Form Item StringItem DateField Gauge TextField Choice e ChoiceGroup Image e ImageItem List TextBox Alert e AlertType Ticker
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Screen Classe progenitora Descendente direta de Displayable Métodos principais: String getTitle () void setTitle(String title) Ticker getTicker () void setTicker (Ticker t)
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Form Container que armazena vários componentes que podem ser exibidos na tela Métodos principais: int append (Item item) int append (String texto) void delete(int itemNum) Item get (int itemNum) int size ()
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Form - Exemplo Form fm = new Form(“Formulario”);... fm.append(item) // adiciona um item... size = fm.size() // retorna o tamanho... // seta o receptor para um evento com Item fm.setItemStateListener (ItemStateListener)
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Item Componente que pode ser adicionado a um objeto Form Subclasses ChoiceGroup, DateField, Gauge, ImageItem, StringItem, TextField ItemStateListener Interface a ser implementada para gerenciar eventos relacionados a Item
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Item Qualquer componente que possa ser adicionado a um objeto Form (ver diagrama de classes) Item é uma classe abstrata Métodos String getLabel () Void setLabel (String label)
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ItemStateListener O receptor de eventos relacionados a objetos Item Método a ser sobrescrito void itemStateChanged () No mesmo modelo dos objetos Command Este método é chamado quando o “item” tiver sofrido alteração que gere evento
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Item - Exemplo private Form fmMain; // formulario private DateField dfToday; // o objeto DateField... fmMain = new Form(“My Form"); // instancia de Form dfToday = new DateField("Today:", DateField.DATE); // DateField... fmMain.append(dfToday); // adiciona Item (DateField) ao Form fmMain.setItemStateListener(this); // Gerencia os eventos de Form... public void itemStateChanged(Item item) { if (item == dfToday)... }
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Exercício Crie um MIDlet com um DateField e que imprime “Item State Changed...” quando seu estado é alterado Para esta implementação pode ser usado System.out.println()
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StringItem Rótulo estático e mensagem de texto Não é editável Não reconhece eventos Métodos principais: StringItem(String label, String text) String getText() – Obtém o valor atual do texto Void setText(String text) – Configura o novo valor do texto String getLabel() – Obtém o valor do rótulo
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StringItem - Exemplo private Form fmMain; // formulario Private StringItem siLogin; // o objeto StringItem... fmMain = new Form(“Jornada CITI"); // instancia de Form siLogin = newStringItem(“Login: ", “ela”); // StringItem... fmMain.append(siLogin); // adiciona Item (StringItem) ao Form...
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Alternativa ao StringItem... private Form fmMain; int i = fmMain.append(“Login: ela”);... StringItem tmp = (StringItem) fmMain.get(i);...
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Exercício Construa um MIDlet simples que possui dois botões (next e exit). Na primeira tela é exibido um StringItem com o label “Dados 1/2” e o texto “Nome: José” Next: passa para uma outra tela, onde o label é “Dados 2/2” e texto “Fone: 555-5555” Exit: sai da aplicação em qualquer das “duas” telas
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Exercitando... Insira um texto (label) em um Form usando as duas maneiras aprendidas, em seguida recupere ambos na forma de StringItem e para cada um imprima no console o label e o texto. O que você conclui?
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DateField Objeto Item que manipula de forma simples tipos Date (java.util) Métodos principais: DateField (String label, int modo) Date getDate () void setDate(Date data)
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DateField - Exemplo // criação do objeto DateField DateField df = new DateField(“Data:”, DateField.DATE);... java.util.Date dataAtual = new java.util.Date (); df.setDate(dataAtual); // seta a data do DateField … df.getDate (); // recupera a data atual
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DateField
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Gauge São basicamente indicadores de progresso de uma ação Existem dois modos de atualização Interativo Não-interativo Exemplos Controle de volume Progresso de download
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Gauge – Continuação Métodos Principais Gauge(String label, boolean interactive, int maxValue, int initialValue) - Construtor int getValue() – Obtém o valor atual do medidor void setValue(int value) – Configura o novo valor do medidor Void setMaxValue(int maxValue) – Configura o novo valor máximo
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Gauge - Exemplo // Gauge interativo Gauge gInt = new Gauge(“Volume”, true, 20,2) Gauge nInt = new Gauge(“Volume”,false, 20,2)... // Seta um valor qualquer gInt.setValue(10) nInt.setVaule(20) // Retorna o valor atual gInt.getValue() nInt.getValue()
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Gauge
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TextField Caixa de texto para formulários Suporta múltiplas linhas Opção de filtrar a entrada de dados CONSTRAINT_MASK ANY EMAILADDR NUMERIC PASSWORD PHONENUMBER URL
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TextField - Continuação Métodos principais TextField (String label, String text, int max, int constraints) void delete(int offset, int length) int getChars(char[] data) void insert(String src, int position) String getString() int getConstraints() * int size() * Usado com CONSTRAINT_MASK
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TextField - Exemplo // cria um novo TextField com máscara para número de telefone tfPhone = new TextField("Phone:", "", 10, TextField.PHONENUMBER ) ; … // recupera o texto tf.getChars(arrayDestino); … // seta um String tf.setString(“Curso J2ME”); …
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TextField
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Choice e ChoiceGroup Choice: Interface que define os métodos para se manipular vários tipos de seleções predefinidas ChoiceGroup Implementa Choice Pode ser usado como CheckBox ou RadioButton
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ChoiceGroup - Continuação Tipos EXCLUSIVE MULTIPLE Métodos principais: ChoiceGroup(String label, int choiceType) int append(String stringPart, Image imagePart) void insert(int elementNum, String stringElement, Image imageElement) getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum)
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ChoiceGroup
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Image Representa uma imagem a ser exibida no display do dispositivo Tipos Imutável: pode ser usada diretamente no Form, nas opções de um Choice ou em um Alert. Mutável: mais flexível. Simplesmente um espaço de memória reservado em que poderá ser pintada a imagem
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ImageItem Possibilita a exibição de uma imagem em um objeto Form A exibição depende da implementação do fabricante do dispositivo Métodos principais ImageItem(String label, Image img, int layout, String altText) void setImage(Image img) void setLayout(int layout)
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ImageItem – Exemplo... try { Image img = Image.createImage(“/citi.png”); Image img2 = Image.createImage(“/bird.png”); } catch (IOException ioe) {... }... ImageItem imCiti = new ImageItem(null, img, ImageItem.LAYOUT_DEFAULT);... fmMain.append(imCiti);... fmMain.append(Img2);
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List Semelhante a ChoiceGroup, entretanto não gera eventos de Item Possui mais um tipo que é IMPLICIT, não implementado por ChoiceGroup Não herda de Item, ao contrário de ChoiceGroup
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List
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List - Continuação Métodos principais List(String title, int listType) int append(String stringPart, Image imagePart) void delete(int elementNum) int getSelectedIndex() boolean isSelected(int elementNum) int size()
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List - Exercício Utilize a classe List para criar uma lista de compras num supermercado. Utilize uma List do tipo Multiple.
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TextBox Caixa de texto que permite filtragem para certos tipos de caracteres Semelhante a TextField Não herda de Item, ao contrário de TextField
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TextBox Métodos principais: TextBox (String title, String text, int maxSize, int constraints) void delete(int offset, int length) void insert(String src, int position) int getChars(char[] data) void setConstraints(int constraints) int size()
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TextBox - Exemplo textBox tb;... // instância de TextBox tb = new TextBox(“TextBox”,””,20,TextField.ANY);... // seta o display display.setCurrent(tb); … // recupera o texto tb.getChars(arrayDestino);
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TextBox
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Exercitando... Escreva um MIDlet que copia um texto de um TextBox para outro. O texto deverá ser selecionado pela posição do cursor Possui os seguintes comandos: EXIT: termina a aplicação COPY: copia o texto para outro TextBox BACK: volta para o TextBox da tela inicial
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Alert Caixa de diálogo simples que possui uma imagem e um texto, ambos opcionais Objetos Command (“botões”) não podem ser adicionados ao objeto Alert A interatividade com o Alert fica a cargo do fabricante do dispositivo Tipos Modal Timed
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Alert - Continuação Pode ser usado diretamente por Display ou usado em conjunto com um Displayable Métodos principais: Alert(String title, String alertText, Image alertImage, AlertType at) String getString() void setString(String str) int getTimeout() void setTimeout(int time)
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Alert
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AlertType Classe especialmente útil Encapsula informações sobre o Alert e possibilita o suporte a som Duas maneiras de se utilizar som O objeto Alert possuindo um AlertType Usando um método estático de AlertType chamando playSound
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AlertType Tipos ALARM: usado para uma notificação CONFIRMATION: confirmação de um evento ou ação ERROR: indica que um erro foi encontrado INFO: indica em geral uma informação não-critíca ao usuário WARNING: indica problemas potenciais
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Alert - Exemplo Form fmMain; Alert alerta;... // instancia os objetos fmMain = new Form(“Tela principal”); alerta = new Alert(“INFO”, “CURSO J2ME”, null, AlertType.INFO);... // seta o alerta para ficar visível display.setCurrent(alerta, fmMain);
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Exercício Acrescente ao exercício de TextField um Alert ao abrir a aplicação antes da tela inicial e um Alert caso o par login e senha não seja igual a “adm” e “123” respectivamente.
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Ticker Representa um texto que rola na tela É atributo de Screen Possui somente três métodos principais Ticker (String texto) getString () setString (String texto)
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Ticker - Exemplo // o Ticker e o objeto Screen Form fmMain; Ticker testTicker;... // instância do Ticker testTicker = new Ticker(“Teste Ticker”); … // seta o Ticker do Form fmMain.setTicker(testTicker); …
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Referências Wireless Programming with J2ME: Cracking the code, ISBN: 0-7645-4885-9 http://www.java.sun.com/j2me
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