A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.

2 O pai do conceito Émile Durkheim, nascido na cidade francesa de Épinal em 15 de abril de 1858, é considerado o fundador da sociologia enquanto ciência autônoma, ou seja, ciência que apresenta objeto e método próprios. Autor de diversas obras consagradas como clássicas do pensamento sociológico, Durkheim elaborou conceitos fundamentais para a disciplina como por exemplo a ideia de “fato social” e “socialização”.

3 O que é fato social? Para entendermos o conceito de “socialização” é necessário antes apresentar a noção de FATO SOCIAL. Fato social é toda forma de agir, pensar e sentir que são externas aos indivíduos e internalizadas por eles de forma imperativa. Externas porque já existem antes de o indivíduo nascer – e continuará existindo após ele morrer – e imperativa porque caso o indivíduo não siga as maneiras preestabelecidas de conduta, ele poderá sofrer sanções ou punições de diversos tipos: jurídico, econômico, moral ou cultural.

4 Seria o caso, por exemplo, de uma pessoa que ao invés de chorar, desse risada num funeral. Há uma conduta específica que o indivíduo deve utilizar e a qual os outros esperam que ele utilize. Rir, num velório, provavelmente seria motivo para que retirassem a pessoa do local e a punissem com olhares enviesados e comentários a respeito de seu comportamento. Outro exemplo é se uma pessoa sair à rua sem roupas. Ela poderá responder judicialmente por atentado ao pudor, e ainda ser julgada moralmente pelos outros: pode ser considerada louca ou mal educada. A atitude seria considerada errada e fora dos padrões de conduta.

5 Dessa forma... Socialização é o APRENDIZADO dessas maneiras de agir, pensar e sentir. Durkheim nos mostra que a família é a primeira instituição responsável por esse aprendizado – socialização primária – e que a escola é a segunda – socialização secundária.

6 A família e a escola em “De repente, nas profundezas do bosque”
A partir do conceito de socialização, podemos pensar que Amós Oz nos apresenta a família como irradiadora de valores que serão contestados na escola: os animais existiram na aldeia ou não? A escola é apresentada como a possibilidade de reflexão dos alunos acerca dos valores e ideias que os circundam; ou seja, que lhes são ensinados.

7 Referências DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. Martins Fontes, 2007, São Paulo. OZ, A. De repente, nas profundezas do bosque. Cia. Das Letras, 2007, São Paulo.


Carregar ppt "O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google