A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR Profª. Norilda Siqueira www.norildasiqueira.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR Profª. Norilda Siqueira www.norildasiqueira.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR Profª. Norilda Siqueira

2 A QUESTÃO É? Você sabe porque a mulher sangra todo mês? E se o sangramento não acontecer? Quais as diferenças entre o corpo da mulher e do homem?

3 ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINOS Os espermatozóides e o hormônio testosterona são produzidos nos testículos que ficam dentro da bolsa ou saco escrotal.

4 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

5 Cada testículo tem cerca de mil tubos microscópicos e muito enrolados,chamados de túbulos seminíferos. Os espermatozóides se formam a partir da divisões de células da parede desses tubos. Dos túbulos seminíferos os espermatozóides passam para o epidídimo onde ficam armazenados e adquirem capacidade de movimentos. Chegam ao ducto deferente e depois ao canal da uretra, pelo qual são liberados.

6 No caminho, recebem um líquido produzido pelas glândulas seminais e um líquido da próstata. Esse líquido nutre os espermatozóides, facilita seu movimento e neutraliza a acidez da uretra e da vagina. Essa acidez ajuda na prevenção de bactérias mas pode prejudicar o movimento dos espermatozóides.

7 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

8 O ESPERMATOZÓIDE O conjunto formado pelos líquidos seminais e espermatozóides forma o sêmen ou esperma. Os espermatozóides são células muito pequenas em relação ao óvulo.

9 EREÇÃO E EJACULAÇÃO O pênis possui tecidos que enchem de sangue causando a ereção. Com o aumento da excitação, pode ocorrer a ejaculação. O esperma é lançado para fora por contração muscular. A ejaculação é acompanhada de uma sensação de prazer, o orgasmo.

10 A uretra, que passa por dentro do pênis, elimina esperma e urina. São produzidos em média cem milhões de espermatozóides por dia. Cada ejaculação elimina, em média, entre 200 e 500 milhões de espermatozóides. Os espermatozóides que não são eliminados são destruídos e substituídos por novos.

11 HOMEM:CUIDADOS E PROBLEMAS Criptorquidismo- um dos testículos presos na cavidade abdominal. Impotência- perda da capacidade de ereção. Causas: cansaço, preocupação com o desempenho, falta de interesse pela parceira, álcool em excesso, causas físicas. Ejaculação precoce- ejaculação logo depois da penetração. Solução: relaxar e não se apressar.

12 PRÓSTATA Depois dos 50 anos. Câncer de próstata é muito frequente. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Homens com 40 anos devem fazer o exame da próstata no urologista. Dor, ardência ao urinar, coceira, caroços, bolhas ou verrugas em torno dos órgãos genitais.

13 ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS Além de produzir óvulos e hormônios sexuais, é no sistema genital feminino que nossa vida e nosso desenvolvimento começam.

14 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

15 A célula reprodutora feminina, o óvulo é produzido dentro dos ovários. Uma vez por mês os ovários lança um óvulo na tuba uterina que é a ovulação. A fecundação ocorre na tuba uterina e é a união do óvulo com o espermatozóide que forma a célula-ovo ou zigoto. O zigoto é levado da tuba para o útero por movimentos dos cílios e contrações musculares,dando início a gravidez.

16 Ao longo da viagem da tuba até o útero que demora de 3 a 4 dias, a célula-ovo se divide várias vezes originado o embrião. É no útero que o embrião se aloja, recebe alimento e se desenvolve. A fixação no útero é chamada de nidação.

17 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

18 ÚTERO Se comunica com o exterior do corpo pela vagina. É pela vagina que o bebê sai na hora do parto e também por onde entram os espermatozóides. Os espermatozóides entram pela vagina e se deslocam em direção das tubas uterinas onde poderá estar o óvulo.

19 VAGINA Pequenos lábios se unem formando o clitóris. O clitóris possui muitas terminações nervosas. Assim como no pênis, o clitóris possui tecidos que se enchem de sangue durante a excitação sexual.

20 Hímen Pele fina com um ou mais orifícios que permitem a passagem do sangue da menstruação. Geralmente o hímen se rompe na primeira relação sexual, mas nem sempre ocorre sangramento. Algumas mulheres possui o hímen complacente que possui uma abertura grande e pode não romper com a penetração.

21 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

22 HERMAFRODITA Alguns animais e raramente em humanos. O hermafrodita pode apresentar testículos e ovários separados ou uma glândula sexual mista. Em ambos os casos são estéreis. Mal formação dos órgãos genitais, muitas vezes devida a problemas genéticos. Em certos casos, cirurgias ou tratamentos hormonais podem corrigir as malformações dos órgãos genitais.

23 BIBLIOGRAFIA Gewandsznajder, Fernado. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, Acessado em pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_muscular. Acessado em


Carregar ppt "O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR Profª. Norilda Siqueira www.norildasiqueira.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google