A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL"— Transcrição da apresentação:

1 O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL
Um convite à reflexão sobre: a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Adição de Valor ao Cliente Maio, 2010, Universidade de Brasilia

2 Modelo Dell, Pergunta (a)
Segundo Pozo (2010) pag “Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de mercados.” O que aprendeu no caso da Dell sobre o que constituiu elemento primordial em termos das instalações e dimensão do patrimonio requerido para em 1984 iniciar esse negócio em informática por Michael Dell?

3 Modelo Dell, Pergunta (b)
Como se configura um canal de distribuição tradicional? O que quer dizer no texto “evitar o canal de distribuição.” Os canais de distribuição podem ser eliminados? Qual a mudança em termos de canal de distribuição introduzida pela Dell à época. Quem desempenha algum papel na distribuição de bens e serviços é um intermediário? Os intermediários são dispensáveis em que situações? Que papeis os intermediários e ninguém mais pode exercer? Sistemas de computação podem exercer o papel de intermediários?

4 Modelo Dell, Pergunta (c)
Customização de configurações de equipamentos de computação tal como um alfaiate customiza o terno do presidente ou o vestido da primeira dama pode ser comandada remotamente pelo cliente? Como essa customização afeta os estoques nos diversos momentos da cadeia logística? Customização se relaciona com o modelo de venda direta? Como?

5 Modelo Dell, Pergunta (d)
Viabilizar a montagem sob encomenda requer um fluxo contínuo na relação cliente-fornecedor nas diversas interações que esses papéis tem ao longo da Cadeia de Suprimento? A montagem sobre encomenda é compatível com um fluxo comandado pela oferta ou pela demanda? A montagem sobre encomenda é sinônimo de conduzir uma relação cliente-fornecedor em que o primeiro toma a iniciativa de demandar de seu fornecedor aquilo que de fato precisa?

6 Modelo Dell, Pergunta (e)
Além de reduzir custos diretos com estocagem e indiretos com revendas o Modelo DELL de Negócios ou Modelo Direto de Negócios apresenta outras vantagens em termos de adição de valor ao cliente menos imediatas e óbvias do que a redução de custos? A obtenção de informação personalizada diretamente da fonte de quais são os desejos e anseios do cliente naquele instante de tempo, quanto ao produto de seu interesse? E a informação quanto aos serviços de que precisa para obter esse produto, tipo serviço de entrega, quanto tempo ele esta disposto a esperar pelo produto e quanto está disposto a pagar para reduzir esse tempo? Qual o valor dessa informação para a logística e como estabelecer Indicadores de Desempenho Logístico para avaliar a mesma?

7 Modelo Dell, Pergunta (f)
O que muda na essencia dos processos de negócio logísticos com o Modelo DELL de Negócios? Qual a diferença de enxergar a empresa como um processo e ver a mesma como uma hierarquia onde se configura sua estrutura de poder, tomada de decisão e alocação de recursos?

8 Modelo Dell, Pergunta (g)
A tecnologia da informação sem a adequação dos processos viabiliza o Modelo DELL de Negócios? É possível mudar a tecnologia e deixar os processos como estão?

9 Modelo Dell, Pergunta (h)
A política de negócios da DELL de depender de fornecedores externos para a pesquisa e o desenvolvimento contrastou com política de negócios com um dos dinosauros mais sagrados da era da computação on-line, a DIGITAL. Explique de que forma isto ocorreu? Quais as diferenças entre as políticas de integração vertical e de integração horizontal nos processos de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição?

10 Modelo Dell, Pergunta (i)
De que modo a velocidade e a competitividade no mundo dos negócios de informatática atuais altamente voláteis, apresenta riscos estratégicos significativos a organizações verticalizadas? A visão da cadeia de suprimentos como alternativa à integração verticalizada apresenta que desafios? Como a DELL enfrenta esses desafios na busca de operar com o mesmo alto nível de comunicação de uma empresa verticalizada mesmo utilizado uma integração virtual?

11 Modelo Dell, Pergunta (j)
O que é giro de estoque? Grosso modo quer dizer quantas vezes a venda no período (digamos de quatro meses) foi igual ao estoque médio nesse período. Ou seja se em média o estoque que permanece nas prateleiras é de 50 e vende-se 50 por mes o giro nos 4 meses foi 4. Agora no ramo de informática as características do valor do estoque são diferentes do que quando se estoca sal, por exemplo. No caso de produtos para PC , como monitores de video, a obsolecência é muito grande, logo custosa. Qual a medida que a DELL prefere usar ao invês de giro de estoque?

12 Modelo Dell, Pergunta (k)
O que é valor ao cliente? Como o valor ao cliente é medido? Como a tecnologia de informação é utilizada apra aumentar o valor ao cliente na cadeia de suprimentos? Como a gestão da cadeia de suprimentos contribui para o valor ao cliente?

13 Modelo Dell, Pergunta (l)
A DELL provocou sério impacto no sentido montante da cadeia de suprimentos, pois seus fornecedores se benefiaram de: (a) informações sobre .... e (b) pelo fato da DELL manter um nível de compras ...


Carregar ppt "O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google