A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CHAMADO AO DISCIPULADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CHAMADO AO DISCIPULADO"— Transcrição da apresentação:

1 O CHAMADO AO DISCIPULADO
Lição de abril de 2015

2 «E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.» (Lucas 5:8-10) CHAMADO A PESCAR Através da história da pesca milagrosa, podemos comprender as condições do discipulado A parte do homem Obedecer a palavra de Jesus: «em tua palavra lançarei a rede» (Lucas 5:5) Reconhecer a santidade de Deus: «Aparta-te de mim, Senhor» (Lucas 5:8) Reconhecer a pecaminosidade própria: «sou homem pecador» (Lucas 5:8) A parte de Deus Acompanhar, cuidar e proteger: «Não temas» (Lucas 5:10) Capacitar o discípulo: «os farei pescadores de homens» (Mateus 4:19)

3 O CHAMADO AO APOSTOLADO
«E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos» (Lucas 6:13) Apóstolo significa «enviado». Jesus escolheu aos doze para envia-los a pregar o Evangelho como embaixadores do Reino. Que tinham de especial estes doze para ser chamados para esta missão? Da metade deles, não sabemos com segurança a que se dedicavam antes de seguir a Jesus. Quatro foram pescadores; um, publicano; e outro, revolucionário. Não tinham nada de especial, porém amavam o Reino de Deus e anelavam estar com Jesus. Por eles, Jesus «podia infundir-lhes seu Espírito e prepara-los para impulsionar sua obra na terra uma vez que Ele se foi» (E.G.W., Educação, pg. 77)

4 Segundo esta passagem, que implica a comissão apostólica?
«E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.» (Lucas 9:1-2) Segundo esta passagem, que implica a comissão apostólica? «Convocando os seus doze discípulos» Jesus faz um chamado pessoal. O homem responde, e se une com os demais para realizar conjuntamente a obra, em unanimidade (Atos 2:1). «Lhes deu poder e autoridade» Não temos que lutar com nossas próprias forças. Jesus nos dá o poder para vencer o inimigo em toda circunstância. «Os enviou a pregar… e a curar» O discípulo deve preocupar-se pelas pessoas em todo sentido: física, mental e espiritualmente.

5 O DISCIPULADO «E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir… E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam» (Lucas 10:1, 17) A comissão destes 70 discípulos implica que a responsabilidade da pregação não se limita aos dirigentes eclesiásticos. Cada membro está envolvido nesta missão. Que comentários fez Jesus sobre o resultado da missão dos 70 (Lucas 10:18-20)? Quando a evangelização tem êxito, Satanás é derrotado (v. 18). Quanto maior esforço, maior poder (v. 19). Nosso gozo não deve basear-se no êxito, mas em entrar no Reino dos céus (v. 20).

6 «Como Cristo enviou Seus discípulos, assim envia Ele hoje os membros de Sua igreja. Está-lhes reservado o mesmo poder que os apóstolos possuíam. Se fizerem de Deus sua força, Ele cooperará com eles, e não hão de trabalhar em vão. Compreendam que a obra em que se acham empenhados tem sobre si impressa a aprovação de Deus. » E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 479)

7 O CUSTO DO DISCIPULADO «E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.» (Lucas 9:23) O custo do discipulado está marcado por três verbos: Negar, tomar e seguir. Negar-me a mim mesmo. Já não sou «eu», meu velho homem foi morto. Sou uma nova pessoa em Cristo. Tomar minha cruz. Devo assumir as responsabilidades que acompanham ao discipulado, ainda que ao fazê-lo seja chamado a pagar o preço supremo. Seguir a Jesús. A direção de minha vida deve ser dirigida somente por Jesús. Sem pessoas que caminhem nas pisadas do Calvário, não há discipulado cristão.

8 E.G.W. (A maravilhosa graça de Deus, 20 de setembro)
«Os que quiserem ser vencedores devem considerar o custo da salvação e calculá-lo. Fortes paixões humanas devem ser subjugadas; a vontade independente deve ser levada cativa a Cristo. O cristão deve compreender que não se pertence a si mesmo. Haverá tentações que terá de resistir, batalhas a serem travadas contra sua própria inclinação, pois o Senhor não aceita serviço incompleto. A hipocrisia é para Ele uma abominação. O seguidor de Cristo deve andar pela fé, como quem vê o invisível. Cristo será seu mais caro tesouro, seu todo em tudo.»


Carregar ppt "O CHAMADO AO DISCIPULADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google