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Transformando idéias em negócios

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Apresentação em tema: "Transformando idéias em negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Transformando idéias em negócios
Empreendedorismo Transformando idéias em negócios

2 A revolução do empreendedorismo
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)

3 Evolução Histórica das Teorias Administrativas
1990 2000 Movimento de Racionalização do trabalho: foco na gerência administrativa. Movimento das Relações humanas: foco nos processos Movimento do Funcionalismo estrutural: foco na gerência por objetivos Movimento dos Sistemas abertos: foco no planejamento estratégico Movimento das Contingências ambientais: foco na competitividade Obs.: Movimento : refere-se ao Não se tem um movimento predominante, mas há cada vez mais o foco no papel do empreendedor como gerador de riqueza para a sociedade. movimento que predominou no período. Foco : refere-se aos conceitos administrativos predominantes.

4 Algumas características dos empreendedores de sucesso
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São dedicados São otimistas e apaixonados pelo o que fazem São independentes e constroem seu próprio destino São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Planejam, Planejam, Planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados Criam valor para a sociedade

5 Empreendedor x Administrador

6 Entendendo o processo empreendedor
“O empreendedor é aquele que destroi a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (Joseph Schumpeter, 1949) Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se, pelo menos,os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo o que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

7 Fatores ambientais e pessoais
Fatores Pessoais Fatores Pessoais Fatores Fatores Pessoais Organizacionais realização pessoal assumir riscos Sociológicos empreendedor equipe assumir riscos insatisfação com o networking líder estratégia valores pessoais trabalho equipes gerente estrutura educação ser demitido influência dos pais visão cultura experiência educação família produtos idade Modelos (pessoas) de sucesso inovação evento inicial implementação crescimento Ambiente Ambiente Ambiente oportunidade competição competidores criatividade recursos clientes Modelos (pessoas) incubadoras fornecedores de sucesso políticas públicas investidores bancos advogados recursos políticas públicas

8 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar a empresa criada estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

9 Porque empreendedorismo?
No final de 1998 o Reino Unido publicou um relatório a respeito do seu futuro competitivo, o qual enfatizava a necessidade de se desenvolver uma série de iniciativas para intensificar o empreendedorismo na região. A Alemanha tem estabelecido um número crescente de programas que destinam recursos financeiros, e apoio na criação de novas empresas. Para se ter uma idéia, na década de 90, aproximadamente 200 centros de inovação foram estabelecidos, provendo espaço e outros recursos para empresas start-ups (iniciantes). Em 1995, o decênio do empreendedorismo foi lançado na Finlândia. Coordenado pelo Ministério de Comércio e Indústria, o objetivo era dar suporte às iniciativas de criação de novas empresas, com ações em três grandes áreas: criar uma sociedade empreendedora, promover o empreendedorismo como uma fonte de geração de emprego e incentivar a criação de novas empresas.

10 Porque empreendedorismo?
Em Israel, como resposta ao desafio de assimilar um número crescente de imigrantes, uma gama de iniciativas tem sido implementada através do Programa de Incubadoras Tecnológicas, onde mais de 500 negócios já foram estabelecidos nas 26 incubadoras do projeto. Houve ainda uma avalanche de investimento de capital de risco nas empresas Israelenses, sendo que mais de 100 empresas criadas em Israel encontram-se com suas ações na NASDAQ (Bolsa de ações de empresas de tecnologia e Internet, nos EUA). Na França, há as iniciativas para promover o ensino de empreendedorismo nas universidades, particularmente para engajar os estudantes. Incubadoras baseadas nas universidades estão sendo criadas; uma competição nacional para novas empresas de tecnologia foi lançada; e uma Fundação de Ensino do empreendedorismo foi estabelecida.

11 Porque empreendedorismo?
Desde 1980, As 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune têm eliminado mais de 5 milhões de postos de trabalho. Em contrapartida, mais de 34 milhões de novos postos de trabalho têm sido criados. Em 1996, as pequenas empresas americanas criaram 1.6 milhões de novos postos de trabalho. Quinze por cento das empresas que mais crescem, conhecidas como "gazelas", foram responsáveis por 94 por cento dos novos postos de trabalho criados, e menos de um terço destas gazelas são empresas de alta tecnologia. As empresas com menos de 500 funcionários empregam 53 por cento da mão-de-obra privada, e são responsáveis por 51 por cento do PIB americano. Dezesseis por cento de todas as empresas norte-americanas têm sido criadas há menos de um ano.

12 Porque empreendedorismo?
O PIB norte-americano cresceu a uma taxa anual de 4,5 por cento no primeiro trimestre de Foi a nona vez em 10 trimestres que a taxa de crescimento foi de 3 por cento ou maior. Os E.U.A. têm desfrutado de oito anos de crescimento econômico, o período mais longo de crescimento contínuo no século 20. A conjunção desse intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somados aos baixos índices de desemprego e baixas taxas de inflação, aparentemente apontam para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade.

13 E o Brasil? Iniciativas começam a aumentar... SOFTEX (GENESIS)
EMPRETEC (SEBRAE) BRASIL EMPREENDEDOR ENGENHEIRO EMPREENDEDOR/ ENE (SANTA CATARINA) PROJETO REUNE (CNI/IEL) EXPLOSÃO DO MOVIMENTO INCUBADORAS DE EMPRESAS DE INTERNET COMEÇA A HAVER A FIGURA DO CAPITALISTA DE RISCO (Projetos Inovar, PIPE etc) CRESCIMENTO DAS INCUBADORAS DE EMPRESAS TRADICIONAIS, TECNOLÓGICAS E MISTAS

14 Você é um Empreendedor(a) em potencial?

15 Como ser bem sucedido Fatores críticos de sucesso:
1) Uma excelente equipe de gestão 2) Um bom plano de negócios ? 3) Uma idéia realmente inovadora 4) Networking 5) Trabalho, trabalho, muito trabalho...

16 Para refletir... O plano de negócios foi a principal ferramenta dos empreendedores das empresas pontocom no final de 1999 e início de 2000, em busca de venture capital. Muitas destas empresas conseguiram o capital. Outras conseguiram e faliram. A maioria não conseguiu. Vocês conhecem casos de sucesso de empresas pontocom? O plano de negócios é a principal ferramenta do empreendedor?


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