A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo O CINEMA VAI À ESCOLA Luz, Câmera...Educação! A linguagem cinematográfica na Educação Diretoria de Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo O CINEMA VAI À ESCOLA Luz, Câmera...Educação! A linguagem cinematográfica na Educação Diretoria de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo O CINEMA VAI À ESCOLA Luz, Câmera...Educação! A linguagem cinematográfica na Educação Diretoria de Ensino Região de Jacareí

2 GERÊNCIA DE PRODUÇÃO E CULTURA- GEC/DPE/FDE Atribuições da Gerência Implementação, desenvolvimento e acompanhamento de ações, educativo- culturais para alunos e educadores da rede estadual, de forma articulada com a CENP, COGSP E CEI. Para tanto, a GEC estabelece contratos, convênios e parcerias com instituições culturais públicas e privadas e define metas, objetivos e metodologias que serão utilizados em cada projeto, a fim de estabelecer relações entre as ações educativo-culturais e o currículo da escola básica.

3 PROJETO O CINEMA VAI À ESCOLA OBJETIVOS ESPECIFÍCOS Que os alunos possam: Conhecer o cinema e sua linguagem como mais um elemento construtivo de formação humana do sujeito no mundo contemporâneo. Analisar produções cinematográficas os conhecimentos adquiridos ao longo as escolaridade básica e os demais conhecimento. Incorporar essas práticas no seu repertório cultural, ampliando assim a sua potencialidades no exercício uma cidadania mais propositiva na vida e no trabalho.

4 PROJETO O CINEMA VAI À ESCOLA META: A médio prazo, atingir 100% dos educadores e dos educandos do Ensino Médio. Montagem do Kit de filmes: Equipe central: cineasta, educador e técnicos da CENP e FDE.

5 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS FILMES Princípios norteadores. Produções de diferentes épocas/escolas cinematográficas/paises; Diversidade de gêneros; Filmes que não tenham sido exibidos exaustivamente pela televisão. Aspectos curriculares e pedagógicos. Temas transversais/interesse e necessidade do público jovem e jovem adulto/ currículo proposto/ possíveis tratamentos didáticos dos filmes. Aspectos Técnicos. Duração dos filmes e equipamentos das escolas.

6 CADERNO DE CINEMA DO PROFESSOR Caderno 1: Algumas marcas do Projeto; Fichas Técnicas; A primeira – ficha técnica – traz informações gerais sobre a produção, créditos dos realizadores, elenco, sinopse do filme e curiosidades. A segunda – algumas possibilidades de trabalho com o filme apresenta orientações para o desenvolvimento de atividade em sala de aula. Roteiros: Todos os roteiros apresentam preposições de áreas curriculares, assuntos e temas. Orientações preliminares: Dizem respeito a atividades preparatórias e assuntos que podem ser tratados antes ou depois dos alunos assistirem ao filme.

7 CADERNO 2 Cinema experiência cultural e escolar; Marcos Napolitano. A linguagem do cinema no currículo do Ensino Médio. Um percurso para o professor - José C. Fusan. Uma história do cinema movimentos, gêneros e diretores - Eduardo Moretto. A Linguagem cinematográfica – Eduardo Ramos. :. :.

8 CADERNO 3 Entrevistas sobre o papel educativo do cinema; diretores de cinemas, professores e críticos de cinema.

9 Vídeo Luz, Câmera...Educação! Com o objetivo de aprimorar o olhar do espectador, algumas cenas são desveladas e discutidas, apresentando os artifícios utilizados pelo diretor para produzir a linguagem cinematográfica e mostrar seus efeitos: uso da câmera, das lentes, da iluminação, a fotografia, o figurino, o cenário etc...

10 Projeto o Cinema Vai à Escola Espera-se que a equipe docente possa identificar o potencial pedagógico dos filmes, relacionando-os à proposta pedagógica das diferentes escolas do Ensino Médio, bem como os interesses e as necessidades dos jovens, contribuindo dessa forma, para o alcance do objetivo geral do Projeto de Cinema ou seja:

11 Ampliação do seu repertório cultural; Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora; Diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas entre outras possibilidades. A formação critíco-reflexivo; Para tanto, o planejamento das atividades docentes em sala de aula com os filmes é fundamental.

12 Projeto o Cinema Vai à Escola Previsão de continuidade do projeto 2009/2010: Envio de material de apoio à prática docente e de links complementares de filmes obedecendo aos critérios já definidos. Previsão de entrega Dez/2008.

13 Atribuições dos PCOPs nas Diretorias de Ensino Promover orientações técnicas para a Supervisão e demais PCOPs da Diretoria de Ensino. Acompanhar Projeto, mantendo contato com os PCs e com a equipe da FDE, a fim de garantir o uso adequado e pedagógico do acervo nas salas de aula. Registrar, no site do Projeto, as experiências significativas. Em 2009, Videoconferência para professores coordenadores das escolas de Ensino Médio, Ações Centralizadas.

14 Orientação Técnica Orientações Técnicas Regionais, os PCOPs orientarão os PCs das escolas de Ensino Médio, visando implantar o Projeto nas escolas bem como a entrega do Kit de Filmes e o Caderno do Cinema do Professor. Importante – Garantir que esse material seja tombado e esteja a disposição da equipe docente nas AÇÕES DE PLANEJAMENTO/2009.

15 OS FILMES A Cor do Paraíso A Rosa Púrpura do Cairo Arquitetura da Destruição Bendito ao Fruto Billy Elliot Cantando na Chuva Cinema, Aspirinas e Urubus Crash, No Limite Crianças Invisíveis Diários de Motocicleta

16 Continuação Final Fantasy Frankenstein Língua, Vidas em Português Narradores de Javé O Fim e o Princípio O Pagador de Promessas O Planeta Branco Putz! A Coisa Tá Feia Terra de Ninguém Vida de Menina

17 Projeto O Cinema Vai à Escola Professor Coordenador da Oficina Pedagógica de Arte – Valkiria Garcia Alvarez de Carvalho. Novembro/2008


Carregar ppt "Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo O CINEMA VAI À ESCOLA Luz, Câmera...Educação! A linguagem cinematográfica na Educação Diretoria de Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google