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Função semiótica ou simbólica
Gislene Dutra
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Considerações básicas
Função semiótica ou simbólica consiste na representação de um “significado” qualquer para o mundo que o rodeia.
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Considerações básicas
Seu aparecimento ocorre por volta do primeiro e segundo ano de vida.
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Manifestação da função semiótica
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1- Imitação A criança limita-se em representar atos materiais, sem representação de pensamento. Manifesta por uma série de gestos imitativos que representam objetos ou pessoas na sua presença ou na ausência.
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2- Jogo Simbólico Também conhecido como “faz de conta”. A criança representa diferentes papéis. Durante essa atividade a criança utiliza um objeto para representar qualquer coisa que imagina.
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3-Desenho Representa um esforço de imitação do real.
A princípio, o desenho não é imitativo, são rabiscos ou garatujas.
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Desenho Depois de 2 anos e meio, a criança passa a reconhecer algumas formas nos rabiscos feitos sem finalidade. Mais tarde a criança passa a repetir de memória um modelo
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Fases do desenho
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3.1- Realismo Fortuito 2 a 3 anos e meio
A criança rabisca e descobre ao rabiscar um significado para aquilo que faz.
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3.2- Realismo Gorado 3 anos e meio a 4 anos e meio
Esta fase se caracteriza pela falta de relação entre os elementos do desenho. Exemplo: exagera as dimensões segundo a importância que dá ao detalhe.
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3.3- Realismo intelectual
Nesta fase o desenho da criança torna-se propriamente realista. Existe uma preocupação em desenhar o que ela sabe que existe.
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3.4- Realismo Visual A criança relaciona a representação gráfica à aparência visual. O desenho representa diversos pontos de vista de um objeto. Com dimensões adequadas, posições diversas, disposição do objeto.
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4- Imagem Mental Provem de uma interiorização da imitação. Onde a criança torna-se capaz de imaginar situações já conhecidas ou resultados que ainda não ocorreram.
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Imagem Mental A criança torna-se capaz de representar um objeto pelo som, tato ou pela descrição. Exemplo: a criança fecha os olhos, a professora faz despertar um relógio e pede para que a criança desenhe o objeto que produziu o som.
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5- Linguagem A expressão verbal é o reflexo do progresso do pensamento da criança. A função semiótica é responsável pela evolução da representação da criança até ao pensamento representativo. Na função semiótica a linguagem tem destaque, pois, através dela a criança passa a usar as palavras para explicar suas ações e interpretações de mundo.
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Linguagem Como conseqüência da linguagem, observa-se o aparecimento da socialização que supõe a troca e comunicação entre os indivíduos.
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Importante É importante ressaltar que os vários tipos de função semiótica citados não são lineares, e todas eles se apresentam e se desenvolvem nos diferentes períodos de vida do indivíduo.
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Referências Bibliográficas
PIAGET, J. Inhelder B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: BCD, 1999, p PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso. Rio de Janeiro: forense, 1970. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez,1999.
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