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Funções empresariais ou organizacionais

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Apresentação em tema: "Funções empresariais ou organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Funções empresariais ou organizacionais
Antonio Egydio S.T. Graça

2 Funções empresariais ou organizacionais
Sistemas e funções organizacionais Informação nas organizações Sistemas de informação Classificações de sistemas de informação Modelos de sistemas de informação Tecnologias aplicadas Planejar a Gestão de Atividades Créditos & Referências

3 Funções empresariais ou organizacionais
Macroatividades das organizações, sem as quais as mesmas não funcionariam em sua plenitude. Presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independente do seu tipo de negócio, de atividade, de objetivo e de tamanho. Devem estar integradas por meio de seus módulos ou subsistemas que as decompõem. Não são unidades departamentais.

4 Funções empresariais ou organizacionais

5 Funções empresariais ou organizacionais
Produção ou serviços: planejamento e controle; engenharia;sistemas de qualidade e produtividade; custos; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços. Comercial ou marketing: planejamento e gestão; prospects,clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento;administração de vendas,contratos e distribuição;exportação; pesquisas e estatísticas. Financeira: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa;orçamentos e adm. do capital.

6 Funções empresariais ou organizacionais
Materiais ou logística: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação. Recursos humanos: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benefícios e assistência social; segurança e medicina do trabalho. Jurídico-legal pode contemplar esses módulos: contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.

7 Sistemas e funções organizacionais
A informática ou tecnologia da informação não é uma função organizacional ou um módulo. Esse recurso tecnológico se constitui numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar. Antes de informatizar é necessário estruturar interna e externamente a organização.

8 Informação nas organizações
Recurso efetivo e inexorável para as organizações, principalmente quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, com qualidade inquestionável e preferencialmente antecipada para facilitar as decisões.

9 Informação nas organizações

10 Informação nas organizações
Desinformação Conceitos, palavras, paradigmas etc., vistos de forma paralela ou divergente por diferentes pessoas ou unidades departamentais (seja eletrônica, manual ou verbal). Acontecem com grande freqüência, gerando propositadamente informações desvirtuadas, deformadas ou falseadas, provocando erros, incertezas, dúvidas e insatisfação.

11 Informação nas organizações
Informação como recurso estratégico Informação é fundamental nas organizações. Diferencial nos negócios / atividades. Ciclo evolutivo na forma de estágios -iniciação; contágio; controle; -integração(“com”redundâncias) -administração de dados(eliminação redundâncias) -maturidade(“sem”redundâncias)

12 Informação nas organizações
Informação como recurso estratégico Facilitada e efetiva se os gestores da organização e os clientes (ou usuários) estiverem participativos, conscientes e plenamente envolvidos com a utilização dos recursos da tecnologia da informação. Informação deve ser estruturada ou sistematizada. Sistemas de informação podem ser enquadrados ou classificados de diversas maneiras.

13 Informação nas organizações
Informação como recurso estratégico Processo de valorização da informação -conhecer diversas; -apreender sobre; -juntar e guardar; -selecionar, analisar e filtrar as de maior valor; -organizar de forma lógica; -valorizar; -disponibilizar e usar as informações destacar: conhecer, selecionar e usar pessoas como infogestores foco: inteligência organizacional

14 Informação nas organizações
Informação personalizada Peculiar ou específica pode ser chamada de informação personalizada. Seja da “persona”física ou jurídica, de um negócio,de um produto ou de um serviço diferenciado. Pode estar relacionada com uma característica ímpar de um prospect, cliente, consumidor ou concorrente e até mesmo de um produto ou serviço. informação inteligente

15 Informação nas organizações
Informação oportuna De qualidade inquestionável, porém antecipada. Antítese da informação do passado e a que não gera um cenário futuro e indiscutível. Não pode ser confundido com previsão ou palpite. Deve ser baseada em dados e respectivos cálculos ou algoritmos. informação inteligente

16 Sistemas de informação
Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da informação, que manipula dados e gera informação pode ser S. I. Tais como: relatórios de controles; relato de processos; coleção de informações; conjunto de procedimentos; -conjunto de partes (quaisquer) que geram informações. Com tecnologia da informação = software (grupo de telas e de relatórios) Organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

17 Sistemas de informação
Objetivo e foco Auxiliar os processos de tomada de decisões nas organizações. Ou sua existência não será significativa para a organização. O foco dos sistemas de informação está direcionado principalmente ao negócio empresarial nas organizações privadas e às atividades nas organizações públicas.

18 Sistemas de informação
Benefícios para as organizações Controlar suas operações; diminuir a carga de trabalho das pessoas; reduzir custos e desperdícios; aperfeiçoar a eficiência, eficácia,efetividade, qualidade e produtividade da organização; aumentar a segurança das ações; diminuir os erros; contribuir para a produção de bens e serviços; prestar melhores serviços; agregar valores ao produto; suportar decisões profícuas; oportunizar negócios ou atividades; e contribuir para sua inteligência organizacional.

19 Sistemas de informação
Como diferenciais Ferramentas de solução de problemas. Capacidade do gestor de analisar problemas e tomar efetivas decisões. Proporciona alternativas de retornos profícuos. Informações sistematizadas e preferencialmente personalizadas e oportunas = diferenciais em suas atuações.

20 Sistemas de informação
Ciclo de vida 3 primeiras fases erradas –morte acelerada tecnologia mutável e crescente os SI Operacionais são mais constantes

21 Sistemas de informação
Aspectos humanos e políticos da informação Além da estrutura formal e material (social e humana) Soluções e decisões não são técnicas e racionais. Configuraram-se relações humanas. Toda organização é uma instituição política envolve emoção, necessidades, desejos e a tensão,peculiares a cada pessoa. informações sistematizadas podem contribuir

22 Sistemas de informação
Aspectos humanos e políticos da informação Perfil profissional que contempla o domínio das habilidades: -técnica, -de negócios e -humana ou comportamental. As habilidades de negócios e humanas são as mais difíceis de adquirir.

23 Sistemas de informação
Estruturas organizacionais -alta administração -corpo gestor -corpo técnico (níveis hierárquicos) Exigências: menos níveis hierárquicos menor número de pessoas maior comprometimento melhor capacitação

24 Sistemas de informação

25 Sistemas de informação

26 Classificações de sistemas de informação

27 Classificações de sistemas de informação

28 Classificações de sistemas de informação

29 Classificações de sistemas de informação

30 Classificações de sistemas de informação

31 Classificações de sistemas de informação

32 Modelos de sistemas de informação

33 Modelos de sistemas de informação

34 Modelos de sistemas de informação

35 Modelos de sistemas de informação

36 Modelos de sistemas de informação

37 Modelos de sistemas de informação

38 Tecnologias aplicadas

39 Tecnologias aplicadas

40 Tecnologias aplicadas

41 Tecnologias aplicadas

42 Planejar a Gestão de Atividades

43 Planejar a Gestão de Atividades

44 Planejar a Gestão de Atividades

45 Planejar a Gestão de Atividades

46 Planejar a Gestão de Atividades

47 Créditos & Referências
Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos Denis Alcides Rezende, Dr.


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