A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© Copyright PremiValor 2009 1 “Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© Copyright PremiValor 2009 1 “Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.”"— Transcrição da apresentação:

1 © Copyright PremiValor 2009 1 “Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.”

2 © Copyright PremiValor 2009 2 Introdução

3 3 Introdução A Lotaçor - Serviço de Lotas dos Açores, S.A. (www.lotacor.pt) e a empresa de assessoria PremiValor Consulting (www.premivalor.com) apresentam o “Prémio Anual Universitário Lotaçor 2009/2010” e convidam-vos a participar neste projecto inovador.www.lotacor.ptwww.premivalor.com O Prémio Anual Universitário Lotaçor 2009/2010 O Prémio Anual Universitário Lotaçor tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação (1º e 2º ciclo do processo de Bolonha). No seguimento da edição inaugural, o intuito do projecto é premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelos grupos que participem nesta iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial em linha com o preconizado pelo Processo de Bolonha.

4 © Copyright PremiValor 2009 4 Introdução Tema Nesta segunda edição manteve-se o mote do Prémio Anual Universitário Lotaçor, segundo o qual os trabalhos deverão ser desenvolvidos: “Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.”

5 © Copyright PremiValor 2009 Alguns temas possíveis para os trabalhos / projectos (estes temas são meramente indicativos):  Análise/diagnóstico estratégico do sector das Pescas para a Região Autónoma dos Açores e para a Lotaçor – pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e riscos, tendências, etc.;  Estudo técnico relativo a inovações de métodos de pesca tendentes à captura de espécies de grande profundidade;  Plano estratégico para novos conceitos de projectos turísticos para a Região Autónoma dos Açores ligados ao mar e às pescas;  Plano estratégico para criação de valor para o sector das pescas para a Região Autónoma dos Açores e para a Lotaçor;  Ideias e estratégia para novas actividades/segmentos de negócio para o sector das Pescas para a Região Autónoma dos Açores e para a Lotaçor (Ex.: Aquacultura, Transformação de pescado, etc.); 5 Introdução

6 © Copyright PremiValor 2009 Alguns temas possíveis para os trabalhos / projectos (estes temas são meramente indicativos): 6 Introdução  Elaboração de business plan (modelo de negócio) para campanha de divulgação do “Peixe dos Açores” junto dos mercados nacionais (Continente e R.A.A.) e internacionais;  Elaboração de estudo técnico relativo a inovações ao nível das artes de pesca que permitam aumentar a sustentabilidade ambiental e a captura de espécimes mais valorizados pelo mercado;  Elaboração de estudo sócio-económico com vista a aprofundar a compreensão das actividades do sector das pescas na região Autónoma dos Açores (Ex.: relativas ao emprego gerado, respectiva dependência das populações, níveis de produtividade da frota, etc.);  Novos segmentos de mercado para comercialização de gelo e venda de espaços de frio em entrepostos (uma das áreas de intervenção da Lotaçor) ;

7 © Copyright PremiValor 2009 Alguns temas possíveis para os trabalhos / projectos (estes temas são meramente indicativos): (cont.) 7 Introdução  Elaboração de estudo técnico relativo a inovações ao nível das características das embarcações de pesca que permitam aumentar os tempos de permanência no mar, evitar a degradação bacteriológica e enzimática do peixe e apostar em espécies de maior profundidade com "stocks intactos”;  Estudo de mercado com vista à identificação de novos canais de distribuição para os produtos da pesca dos Açores;  Estudo de mercado sobre o canal internet para promoção e distribuição dos produtos vendidos pela Lotaçor;  Elaboração de estudo de mercado e plano estratégico para colocação dos produtos vendidos pela Lotaçor em mercados internacionais;  Outros temas que os grupos de trabalhos considerem relevantes.

8 © Copyright PremiValor 2009 8 A quem se destina Podem candidatar-se à atribuição do prémio todos os interessados que frequentem, à data da candidatura, licenciaturas, pós-graduação ou mestrado (1.º e 2º ciclo do processo de Bolonha) cujos programas contemplem conteúdos de biologia, biologia marinha, ciências do mar, ciências do meio aquático, engenharia biológica, engenharia biotecnológica, oceanografia ou outros desde que mostrem provas de conhecimentos suficientes no âmbito do tema deste prémio – o mar e as pescas. Quando irá ocorrer o Prémio O concurso irá decorrer durante o ano lectivo 2009/2010 (1.º semestre e 2.º semestre). Como serão desenvolvidos os projectos Os projectos a desenvolver poderão ser trabalhos realizados no âmbito de disciplinas nas quais os alunos estejam inscritos ou trabalhos realizados extracurricularmente. Em ambos os casos os grupos poderão ser acompanhados por um professor orientador. Introdução

9 © Copyright PremiValor 2009 9 Motivações para a realização do Prémio

10 © Copyright PremiValor 2009 10 Motivações para a realização do Prémio Your Value Partner O Prémio Anual Universitário Lotaçor é uma competição universitária inovadora em Portugal sendo a primeira a incidir sobre esta temática – o mar e as pescas. Pretendemos contribuir para uma maior ligação entre o mundo universitário e o mundo empresarial, ao criar uma oportunidade para que os concorrentes enriqueçam os seus currículos académicos e se valorizarem junto de potenciais empregadores, entre os quais a Lotaçor. Este prémio pretende dinamizar e premiar os estudos sobre recursos ligados ao mar e às pescas, colocando ênfase na aplicação prática de conhecimentos e no desenvolvimento de produtos/ serviços inovadores ligados a esta área. Pretende-se ainda ampliar a capacidade dinamizadora da Região Autónoma dos Açores no que à investigação e produção cientifica/académica respeita e distinguir o aproveitamento dos recursos naturais da região.

11 © Copyright PremiValor 2009 11 Estrutura do Concurso

12 © Copyright PremiValor 2009 12 Estrutura do Concurso Duração O concurso irá decorrer em dois momentos nos quais os projectos poderão ser desenvolvidos: Deste modo pretende ajustar-se a estrutura do concurso aos planos curriculares das Universidades, permitindo que os alunos possam optar entre realizar os trabalhos num ou noutro semestre, seleccionando qual a disciplina no âmbito da qual preferem elaborar os projectos, caso seja aplicável.  O 1º momento corresponde ao primeiro semestre do ano lectivo 2009/2010.  O 2º momento corresponde ao segundo semestre do ano lectivo 2009/2010.

13 © Copyright PremiValor 2009 13 Estrutura do Concurso Inscrições As inscrições para cada fase de desenvolvimento de projectos ocorrerão no período de 3 a 4 semanas anteriores à data de início de desenvolvimento de projectos. Constituição de grupos Os projectos podem ser desenvolvidos em grupos com um mínimo de 3 elementos e um máximo de 5. Orientador Os concorrentes podem escolher um professor como orientador de projecto. Caberá ao orientador apoiar a elaboração do projecto e esclarecer os alunos sobre o estudo a executar.

14 © Copyright PremiValor 2009 14 Prémios

15 © Copyright PremiValor 2009 15 Prémios Projecto Vencedor  Bolsa de estudo no valor de 6.000 EUR para o grupo vencedor  Bolsa no valor de 3.000 EUR para o professor orientador (caso aplicável) Aos estudantes do grupo vencedor do prémio é dada ainda a possibilidade de realizar um estágio com a duração de 3 meses na Lotaçor nos Açores. Restantes Projectos  Prémio/certificado de participação no projecto

16 © Copyright PremiValor 2009 16 Entidades Responsáveis

17 © Copyright PremiValor 2009 17 Júri de Avaliação Preliminar O júri de avaliação preliminar dos trabalhos/projectos será composto por responsáveis da Lotaçor e consultores da PremiValor Consulting. Aos elementos do júri de avaliação preliminar competirá avaliar a totalidade dos trabalhos candidatos para seleccionar os cinco que passarão à fase de avaliação final. Entidades Responsáveis Júri de Atribuição do Prémio Ao Júri de Atribuição do Prémio compete a avaliação final dos projectos. Será constituído por elementos da Lotaçor e da Premivalor Consulting e ainda por personalidades de referência com qualificações científicas e técnicas relevantes para a avaliação dos projectos.

18 © Copyright PremiValor 2009 18 Avaliação dos trabalhos

19 © Copyright PremiValor 2009 19 Avaliação dos trabalhos A avaliação dos projectos será, portanto, realizada em duas etapas: 1ª Etapa Todos os projectos recebidos (em qualquer um dos momentos de desenvolvimento – 1.º semestre ou 2.º semestre) são analisados pelo Júri de Avaliação Preliminar. Destes projectos serão seleccionados os 5 melhores para serem avaliados na segunda etapa. 2ª Etapa Os 5 melhores projectos são avaliados pelo Júri de Atribuição. Desta lista de projectos será seleccionado o trabalho vencedor.

20 © Copyright PremiValor 2009 20 Critérios de Avaliação A avaliação dos trabalhos/projectos terá por base nomeadamente os seguintes aspectos (sempre que os mesmos sejam naturalmente aplicáveis):  Definição do problema / objectivos do projecto  Metodologia de abordagem (fontes de informação, métodos de análise, etc.);  Capacidade de atingir os objectivos propostos;  Execução técnica;  Criatividade;  Inovação;  Plano de implementação (caso aplicável);  Possibilidade de aplicação prática do projecto;  Sustentabilidade (económica, social, ambiental, etc.) do projecto;  Apresentação formal do projecto (relatório final);

21 © Copyright PremiValor 2009 21 Cronograma

22 © Copyright PremiValor 2009 22 Cronograma 1.Apresentação formal do projecto nos estabelecimentos de ensino deverá decorrer no 1º semestre do ano lectivo 2009/10 em Outubro/Novembro; 2.Processo de recepção das candidaturas relativas ao primeiro momento do concurso deverá ser realizado no prazo de um mês (terá início em Outubro de 2009 e terminará a 27 de Novembro de 2009); 3.Os grupos inscritos na primeira fase deverão elaborar os projectos dentro de um prazo de cerca de 3 meses (até 01 Março de 2010); 1.º momento (1.º semestre)

23 © Copyright PremiValor 2009 23 Cronograma 4.A apresentação do projecto nos estabelecimentos de ensino para as inscrições do segundo momento do prémio irá ocorrer entre Fevereiro e Março de 2010; 5.Processo de recepção das candidaturas relativas ao segundo momento (segundo semestre) do concurso deverá ser realizado no prazo de um mês (terá início em Fevereiro de 2010 e terminará em 09 Março de 2010); 6.Os grupos inscritos no segundo momento deverão elaborar os projectos dentro de um prazo de 3 meses (até 14 de Junho de 2010); 2.º momento (2.º semestre) A decisão de atribuição do “Prémio Anual Universitário Lotaçor” será comunicada e divulgada em acto público, em evento próprio para o efeito.

24 © Copyright PremiValor 2009 24 Actividades Meses 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 1) Apresentação do projecto nos estabelecimentos de ensino 2) Recepção de candidaturas do primeiro momento (1.º semestre) 3) Elaboração dos projectos relativos ao primeiro momento candidatura Outubro/09 – 27/Novembro/09 7) Avaliação dos projectos 8) Cerimónia de entrega dos prémios Cronograma Outubro/09 – 27/Novembro09 27/Novembro/09 – 01/Março/10 Fevereiro/10 – 09/Março/10 4) Apresentação do projecto nos estabelecimentos de ensino 5) Recepção de candidaturas do segundo momento (2.º semestre) 6) Elaboração dos projectos relativos ao segundo momento candidatura Janeiro/10 – 09 /Março/10 10/Março/10 – 14/Junho/10 A comunicar …

25 © Copyright PremiValor 2009 25 Benefícios

26 © Copyright PremiValor 2009 26 Benefícios Instituições de Ensino Superior A participação dos alunos no concurso trará exposição/visibilidade pública para as respectivas instituições de ensino superior (especialmente para os cursos leccionados nesta área), pelo prestígio da participação de alunos num concurso inter universitário. Esta exposição terá efeitos também na promoção dos cursos leccionados dentro deste tema junto de potenciais candidatos às instituições de ensino superior pela notoriedade que irá ter. O projecto permite também uma maior aproximação com o mundo empresarial, a qual terá reflexos ao nível da percepção que o próprio mercado de trabalho tem dos alunos e das universidades participantes.

27 © Copyright PremiValor 2009 27 Benefícios Alunos Para além dos prémios, os concorrentes têm a possibilidade de desenvolver um trabalho com visibilidade fora do meio académico pela promoção e exposição mediática de que será alvo junto de diversos meios.  o contacto com uma empresa de referência na área em que intervém - a Lotaçor.  desenvolverem projectos que julguem interessantes e trabalharem sobre uma área especifica que é o mar e o sector das pescas – áreas de elevada importância estratégica. Proporciona-se aos alunos uma experiência diferente permitindo:

28 © Copyright PremiValor 2009 28 Articulação com as universidades

29 © Copyright PremiValor 2009 29 Articulação com as Universidades Para optimizar o sucesso desta iniciativa pretendemos estabelecer uma estreita articulação do projecto com as instituições de ensino de referência para o tema do Prémio. Sugestões Possível integração do projecto no âmbito de cadeiras de licenciatura específicas / projectos de mestrado / pós-graduação Dado os níveis de exigência e disponibilidade horária normalmente requeridos aos alunos, cremos que com vista a um mais eficiente desenvolvimento do projecto este poderá ser integrado no âmbito de cadeiras/trabalhos curriculares. + 351 21 782 03 16 + 351 91 782 06 50 + 351 96 746 17 20 + 351 91 863 43 02 Desde já agradecemos às instituições e docentes eventuais opiniões/sugestões relativamente ao projecto. Contactos telmo.vieira.premivalor@gmail.com, telmo.vieira@premivalor.com; premio.lotacor.premivalor@gmail.com; miguel.miranda.premivalor@gmail.com, miguel.miranda@premivalor.com; dulce.monteiro.premivalor@gmail.com.

30 © Copyright PremiValor 2009 30 www.lotacor.pt www.premivalor.com (Promotor do projecto) (Consultor)


Carregar ppt "© Copyright PremiValor 2009 1 “Inovação e Investigação em Recursos Ligados ao Mar e às Pescas.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google