A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR MAIGON PONTUSCHKA DISCENTES:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR MAIGON PONTUSCHKA DISCENTES:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR MAIGON PONTUSCHKA DISCENTES: CAROLINA BARBOSA, MISSILENE ALMEIDA, THAIS LISBOA, SIMONE RODRIGUES.

2 Razão Verdade Inata Adquirida

3 RAZÃO Denominamos de razão entre dois números a e b (b 0) o quociente ou a:b. X RAZÃO significa pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para outros. A razão é um movimento para alcançar algo. Onde nos leva este movimento, este exercício da razão?

4 VERDADE A nossa ideia de verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três concepções diferentes, vindas das línguas: GREGA LATINA HEBRAÍCA

5 Verdade na Língua GREGA Não-oculto, não-escondido. Se refere ao que as coisas são. Verdade é a conformidade entre nosso pensamento e nosso juízo e nas coisas pensadas ou formuladas.

6 Verdade na Língua LATINA Precisão, rigor, exatidão de um relato. Se refere aos fatos que foram. Os enunciados, os argumentos e as ideias é que são julgados verdadeiros ou falsos.

7 Verdade na Língua HEBRAICA Confiança. Se refere às ações e as coisas que serão. Tem a mesma origem de amém: assim seja. Um Deus ou um amigo verdadeiro cumprem o que prometem, são fiéis a um pacto feito. É um contrato onde algo é prometido, e o cumprimento deste contrato é a verdade.

8 Quarta Teoria da Verdade Onde um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, sendo verificado pela experimentação e pela experiência. Teoria Pragmática.

9 INATA A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, assim como os pássaros para voar.

10 INATA Conhecer é recordar a verdade que já existe em nós; é desperta a razão para que ela se exerça por si mesma. (Platão)

11 ADQUIRIDA O empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portando, da noção de ideias inatas. Acreditando que o conhecimento e as ideias racionais são adquiridos através da experiência.

12 John Locke no século XVII afirmou que a mente seria, originalmente, um quadro em banco, sobre o qual é gravado o conhecimento. ADQUIRIDA

13 Através da razão (ou o exercício desta) busca-se a VERDADE. E a verdade não é estática, é volátil. RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?

14 A razão, é um critério para avaliar os conhecimentos e também um instrumento crítico para compreendermos as circunstâncias em que vivemos, para mudá-las ou melhorá-las. A razão tem um potencial ativo ou transformador e por isso continuamos a falar nela e a desejá-la.

15 CHAUÍ, MARILENA. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR MAIGON PONTUSCHKA DISCENTES:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google