A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAFTA - Tratado Norte- Americano de Livre Comércio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAFTA - Tratado Norte- Americano de Livre Comércio."— Transcrição da apresentação:

1 NAFTA - Tratado Norte- Americano de Livre Comércio

2 O NAFTA foi criado em 1993, tendo início a partir de um acordo estabelecido entre três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. A partir desse acordo foi implantado o livre comércio entre as nações integrantes.

3 O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas) e esboçou a remoção de restrições de investimento entre os três países. Medidas relativas à proteção do trabalhador e do meio ambiente foram adicionadas mais tarde em conseqüência de acordos suplementares assinados em 1993.

4 Diferentemente da União Européia, o NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional.

5 O NAFTA é composto por apenas três países, e há um grande desnível entre as economias de seus membros, tendo em vista que os Estados Unidos é a maior economia mundial. Estados Unidos e México estabeleceram uma parceria, e os norte-americanos realizaram investimentos em território mexicano almejando aumento de postos de trabalho no país. Essa iniciativa não só visa a diminuição da entrada ilegal dos mexicanos nos Estados Unidos, como visa também produzir mercadorias em território mexicano com baixos custos, com o objetivo de abastecer o mercado norte- americano.

6 Os Estados Unidos têm um grande desejo de expandir a atuação desse bloco econômico e superar a União Europeia, diante disso, o Chile foi convidado a fazer parte do NAFTA em 1994.

7 As finalidades deste bloco econômico são:

8 *Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes; *Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio; *Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes; *Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;

9 *Criar procedimentos efetivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas; *Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.

10 As pretensões dos Estados Unidos são ainda maiores, na verdade, o que essa potência mundial quer é a implantação de um megabloco, estabelecendo o livre comércio entre os países da América do Norte, América Central e do Sul (exceto Cuba), intitulado ALCA – Área de Livre Comércio das Américas.

11 Integrantes: Adrielli Cyntia Estefano Kevelin Yuri Logística – Turma 1


Carregar ppt "NAFTA - Tratado Norte- Americano de Livre Comércio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google