A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 RECAPTULANDO

4 OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO

5 PARA REFLETIR... A Força Elétrica é uma grandeza Vetorial ou escalar? O Campo Elétrico é uma grandeza vetorial ou escalar? EXEMPLO: Calcule o campo elétrico resultante no ponto C. Desenhe a direção e o sentido do Campo Elétrico resultante. E2E2 E1E1 E RES FAÇA AS CONTINHAS USANDO A EXPRESSÃO ABAIXO!

6 DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA POTENCIAL

7 Energia Potencial Elétrica Considere uma carga fonte Q e uma carga de prova q. Este par de cargas carrega consigo armazenado ENERGIA POTENCIAL ELÉTRICA. Qq d Essa energia será: - Proporcional ao produto das cargas Q e q. - Inversamente proporcional à distância d entre elas. - No SI, a unidade para energia é o J (Joule)

8 EXEMPLO: Uma carga de prova q= 4,0 nC foi colocada a uma distância de 2,0 cm de uma carga fonte Q = 6,0 μC. Sendo o meio na qual estas cargas estão inseridas o vácuo, determine a energia potencial elétrica adquirida pela carga de prova.

9 Potencial Elétrico Ao tomarmos uma carga de prova q e colocarmos em um ponto P de um campo elétrico, ela adquire uma energia associada ao quanto pré-disposta ela está a entrar em movimento a partir unicamente do campo que está interagindo com ela (ou seja, é a capacidade que essa carga de entrar em movimento). É a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. Qq d IMPORTANTE! - Se Q> 0, V>0 e se Q<0, V<0. ESCALAR - O potencial elétrico é uma grandeza ESCALAR! - No SI, a unidade para potencial é o V (Volt)

10 EXEMPLO: Uma partícula eletrizada com carga elétrica Q= 8,0 μC gera à sua volta um campo elétrico. Um ponto P está situado a distância de 2,0 cm dela. O meio é o vácuo. a)Calcule o potencial elétrico no ponto P. b)Uma segunda partícula, com carga elétrica 6,0 nC é colocada no ponto P. Determine a energia potencial elétrica por ela adquirida. EXERCÍCIOS DO LIVRO: PÁGINA 408 E 412

11 + Q1Q1 + Q3Q3 - Q2Q2 P d3d3 d2d2 d1d1 V RES = V 1 +V 2 +V 3 +...+V N

12

13 Quais os potenciais dos pontos P e S? Resposta: V P = 0 V s = - 350 V


Carregar ppt "RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google