A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KobrA2-light & Revisão de UML / OCL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KobrA2-light & Revisão de UML / OCL"— Transcrição da apresentação:

1 KobrA2-light & Revisão de UML / OCL

2 Por que modelar? Um modelo é a simplificação/abstração de uma realidade Quando falamos de sistemas complexos: Nós somos incapazes de compreendê-los na sua totalidade O código não nos permite compreender/abstrair a realidade

3 Como modelar? É necessário escolher: Qual linguagem de modelagem?
UML – Unified Modeling Language OCL – Object Constraints Language O que modelar? O que não modelar? Que nível de detalhes? KobrA – Komponentenbasisert Anwendungsentwicklung

4 KobrA2

5 Apresentação Integra O que é? MDA Componentes Orientação a objetos
Um Processo de desenvolvimento Define: O que modelar Em que ordem

6 Princípios

7 Princípios Processo dirigido pelos componentes Uniformidade
Dirigido pela arquitetura e não pelas entidades, relacionamentos ou pelas funcionalidades Uniformidade Aninhamento recursivo de artefatos de um mesmo conjunto de artefatos Unidade: Componente KobrA (Komponent) Linguagem de modelagem uniforme: Cada artefato é um diagrama que utiliza um subconjunto de UML/OCL Todo o sistema é especificado utilizando o mesmo conjunto de artefatos

8 Princípios Encapsulamento: Localidade Diminui acoplamento
Separação clara entre Especificação (O que) e Realização (Como) Localidade Cada artefato contém uma visão limitada, local, não redundante do sistema Cada componente tem uma visão “black box” dos outros componentes O modelo do sistema é a junção de dezenas visões locais

9 Princípios Estrutura baseada em árvore
Normalmente a utilização dos componentes não obedece a uma estrutura: Gera um grafo arbitrário de componentes Sem uma ordem “óbvia” de desenvolvimento/manutenção

10 Estrutura baseada em Árvore

11

12 Artefatos

13 Artefatos KobrA2 Especificação Realização Specification Service View
Specification Type View Specification Operation View Realização Realization Service View Realization Type View Realization Operation View Realization Algorithmic View

14 Especificação

15 O que é? Especifica as propriedades do componente visíveis externamente e as expectativas que ele tem em relação ao ambiente externo Especifica os requisitos ou a interface do componente

16 Artefatos Specification Service View Specification Type View
Specification Operation View

17 Specification Service View
Especifica os serviços providos e requeridos pelo componente Diagrama de Classe Contém O componente sendo especificado (subject component) As interfaces que ele provê e que ele requer As operações das interfaces As relações de generalização entre os componentes e interfaces Invariantes

18 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

19 Specification Type View
Especifica os tipos de dados utilizados nas operações do Specification Service View Diagrama de Classe Contém Classes Tipos de dados primitivos Enumerations Invariantes As relações de generalização entre as classes

20 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

21 Specification Operation View
Especifica cada operação do Specification Service View Tipicamente um conjunto de anotações OCL

22 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

23 Realização

24 O que é? Especifica como o componente realiza sua especificação
Cada componente pode ter mais de uma realização.

25 Artefatos Realization Service View Realization Type View
Realization Operation View Realization Algorithmic View

26 Realization Service View
Especifica como o componente realiza o serviço Realizando as interfaces Delegando a realização para interfaces mais internas Diagrama de Classe Contém O componente sendo especificado (subject component) Incluindo atributos e operações Componentes auxiliares As interfaces providas e requeridas pelos componentes As relações de generalização entre os componentes e interfaces Invariantes

27 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

28 Realization Type View Especifica os tipos de dados utilizados na Realiztion Service View Diagrama de Classe Contém Classes Tipos de dados primitivos Enumerations Invariantes As relações de generalização entre as classes

29 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

30 Realization Operation View
Especifica subconjunto das operações do Realization Service View Tipicamente um conjunto de anotações OCL

31 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

32 Realization Algorithmic View
Especifica subconjunto das operações do Realization Service View Tipicamente um diagrama de atividades

33 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

34 Context Realization

35 O que é? Artefato “top level”
Modela o domínio da aplicação e Ambiente não computacional

36 Exemplo Tirar exemplo do ElifeDesktop

37 Revisão de UML

38 Diagramas de Classe

39 Classe Descreve um conjunto de objetos que possui características em comum Comportamento e estrutura

40 Interface

41 Operation & Parameter

42 Generalization

43 DataType

44 Property

45 Enumeration & Enumeration Literal

46 Association

47 AssociationClass

48 Constraint

49 PackageableComponent

50 Diagramas de Atividade

51 Activity

52 Call Behavior Action

53 OpaqueAction

54 ActivityParameterNode

55 Pin

56 Initial Node

57 Activity Final Node

58 Flow Final Node

59 Fork & Join Nodes

60 Decision Node

61 Merge Node

62 Control Flow

63 Activity Partition

64 InterruptibleActivityRegion

65 SendSignal Action

66 Accept Event Action

67 Object Node

68 Exception Handler

69 OCL

70 Referências Unified Modeling Language – Xavier Blanc [link]
KobrA: A Model-Driven Component-Based Software Product Line Engineering Methodology – Jacques Robin [link]


Carregar ppt "KobrA2-light & Revisão de UML / OCL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google