A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Michelle Luz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Michelle Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 7 Professora Michelle Luz

2 Pesquisa Levantamento / Survey
Mais antigo levantamento: censo Métodos de amostragem: 30 e 40 Escalas de medida: Likert

3 Pesquisa Levantamento / Survey
Método de coleta de informações diretamente de pessoas a respeito de idéias, sentimentos, saúde, planos, crenças e de fundo social, educacional e financeiro. (FINK e KOSECOFF, 1998)

4 Pesquisa Levantamento / Survey
Questionários auto-administrados Preenchimento de dados com ou sem assistência Envio por / correio Entrevistas pessoais ou telefone

5 Pesquisa Levantamento / Survey
Pesquisa levantamento exploratória Percepção preliminar sobre um tópico Fornecimento base para um levantamento mais profundo Determinação de conceitos e maneira de medição Uso de dados de surveys anteriores

6 Pesquisa Levantamento / Survey
Pesquisa levantamento confirmatória Conhecimento de um fenômeno articulado de maneira teórica Coleta de dados: teste de adequação dos conceitos

7 Pesquisa Levantamento / Survey
Pesquisa levantamento descritiva Compreensão da relevância de um fenômeno Descrição do fenômeno Finalidade primária não é desenvolvimento de teorias

8 Pesquisa Levantamento / Survey
Vínculo com o Nível Teórico Projeto Teste Piloto Coleta de Dados para Teste da Teoria Análise de Dados Relatório

9 Pesquisa Levantamento / Survey
Vínculo com o nível teórico Preexistência de um modelo teórico Nomes e definições nominais Discussão do papel dos conceitos e suas relações Explicação do motivo da observação dos conceitos Condições-limite: condições sob as quais é esperada a ocorrência

10 Pesquisa Levantamento / Survey
Vínculo com o nível teórico DEFINIÇÃO DA UNIDADE DE ANÁLISE FORNECIMENTO E TESTE DAS DEFINIÇÕES OPERACIONAIS TRADUÇÃO DAS PROPOSIÇÕES EM HIPÓTESES

11 Pesquisa Levantamento / Survey
DEFINIÇÃO DA UNIDADE DE ANÁLISE Indivíduos, grupos, plantas, divisões, empresas Formulação das questões Guia Método de coleta de dados Tamanho da amostra Operacionalização de conceitos

12 Pesquisa Levantamento / Survey
Projeto Atividades que precedem a coleta de dados Consideração das restrições Tempo, custo e requisitos de recursos, acessibilidade da população Grandes decisões sobre coleta de dados

13 Pesquisa Levantamento / Survey
DEFINIÇÃO DA AMOSTRA ALVO Superação de coleta de dados de uma população Tempo, custo e RH Cuidado: aleatoriedade e tamanho da amostra

14 Pesquisa Levantamento / Survey
DEFINIÇÃO DA AMOSTRA ALVO

15 Pesquisa Levantamento / Survey
MÉTODOS DE COLETA DE DADOS Entrevistas e questionários → maior utilização Entrevistas Questionários Estruturadas Não-Estruturadas Face-a-Face Telefone Pessoalmente Correio Links e uso do telefone para aumento da taxa de resposta

16 Pesquisa Levantamento / Survey
DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA Definição da maneira de formulação das questões Definição de uma escala para cada questão Identificação dos respondentes apropriados para cada questão Agrupamento das questões de maneira a facilitar e motivar os respondentes

17 Pesquisa Levantamento / Survey
DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA Linguagem consistente com o nível dos respondentes Escolha de questões abertas ou fechadas Alternativas mutuamente exclusivas

18 Pesquisa Levantamento / Survey
DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA Escalas nominais Resposta: grupo a que se pertence Gênero, afiliação religiosa, escolaridade Escalas ordinais Ordenação de respostas Renda (intervalos)

19 Pesquisa Levantamento / Survey
Teste Piloto Teste do que foi planejado Pré-teste do questionário Versão final submetida: colegas, especialistas da indústria e respondentes-alvo

20 Pesquisa Levantamento / Survey

21 Pesquisa Levantamento / Survey
PROCESSAMENTO DE DADOS Transcrição dos dados para banco de dados ou planilhas Cuidados Transcrição incorreta Leitura correta Leitura incorreta

22 Pesquisa Levantamento / Survey
Coleta de dados Solução dos problemas encontrados no teste piloto Repetição do teste com uma amostra maior Fornecer feedback para as empresas

23 Pesquisa Levantamento / Survey
Análise de dados Dados consistentes com a teoria Testes estatísticos Interpretação dos resultados estatísticos

24 Pesquisa Levantamento / Survey
Relatório Informações de forma completa Compreensão do que feito Avaliação crítica do que o trabalho conseguiu Reprodução do trabalho e comparação com estudos similares


Carregar ppt "Professora Michelle Luz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google