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Público - Alvo. O que é Público –Alvo? Posso trabalhar com vários perfis? O que é segmentação? Qual a importância da segmentação?

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Apresentação em tema: "Público - Alvo. O que é Público –Alvo? Posso trabalhar com vários perfis? O que é segmentação? Qual a importância da segmentação?"— Transcrição da apresentação:

1 Público - Alvo

2 O que é Público –Alvo? Posso trabalhar com vários perfis? O que é segmentação? Qual a importância da segmentação?

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4 Os consumidores são muitos, dispersos em diversas regiões; têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências. Assim sendo, não se pode tratar todos da mesma forma, bem como não se pode tratar todos de forma diferente. O que se pode fazer é tentar reunir grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e tratá-los como se fossem iguais.

5 Público- Alvo Público potencialmente consumidor é chamado : Público-alvo.

6 Público-Alvo Todo (produto,comunicação,ação,etc...) deve ser direcionado para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão.

7 Público-Alvo Definir qual é esse público para o qual o produto,comunicação,ação etc...deve ser dirigida é fundamental.

8 É a partir dessa definição que são feitas as escolhas do design,material,acabamento,preço,meios e veículos de comunicação mais adequados para atender/atingir a necessidade/desejo do consumidor(P. A). Público-Alvo

9 Enfim,a não ser que você/marca goste de vender geladeiras para esquimós, a escolha do público-alvo deve preceder qualquer início de negócio(direcionamento)

10 Conhecer bem o perfil do cliente. Gostos, atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais e grupais de referência do consumidor. Sabe-se, por exemplo, que o consumidor está se tornando cada vez mais exigente, seletivo, desconfiado, racional(individual). Sem se averiguar as reais medidas que molduram essa hipótese, qualquer trabalho pode fracassar...

11 Público- Alvo O desenvolvimento de coleções realizado por um designer de moda,freqüentemente se baseia em inspirações ou tendências da estação e preocupa-se menos que o necessário com o consumidor ou usuário. Elementos estéticos e formais ganham predominância, indiferente da percepção do consumidor em relação ao produto(falha).

12 A pesquisa de Público –Alvo É indispensável na moda, que o público- alvo venha a ser considerado tendo em vista diferentes meios de informação a seu respeito, para que, dessa maneira,estejam mais próximas as relações entre o consumidor ou usuário, e produto.

13 P.A - Como definir?

14 Dados demográficos: faixa de idade; - sexo; - renda; - ocupação; - religião; - raça/grupo étnico; - grau de instrução; - classe social; - dados geográficos; - país; - região; -Estado/Município/Cidade/Vila; - densidade populacional; - clima. Estrutura familiar; Religião; Ambiente onde circula(cinema,shopping etc..)

15 Dados psicográficos Hábitos (O que come,o que lê etc..) Comportamento de compra(com que frequência? etc...) Estilo – dramático,esportivo,clássico, etc... líder ou comandado; extrovertido ou introvertido; orientado para auto-realização/ satisfeito com o status ; independente ou dependente; conservador, liberal, tradicional, ou progressista; socialmente consciente, ou egocêntrico.

16 Ex:de segmento Classe A Classe B Classe C Classe D etc... A sociedade se torna cada vez mais multicultural, surgem novas oportunidades de oferecer produtos especiais para grupos raciais/,estilos diferentes etc... Ex:Mulheres 30 a mais,classe A,etc...existem outras características além da classe social.

17 Censo Definições de rendas:estimativa Classe A:Superior a 7,600 reais(ricos) Classe B:entre 4591,00 a 7600,00(intermediário-média alta) reais Elite(A/B-alta) Classe C:entra 1064,00 a 4591,00(média) Classe D:760,00 á 1064,00(remediado) Classe E:inferior a 768,00(pobres) *Obs:A quantidade de pessoas morando na casa interfere na definição das classes sociais.

18 É muito importante estar atualizado com a situação econômica da sua cidade,país,mundial etc...

19 Classe A-AA O consumidor classe A no Brasil e no mundo está cada vez mais exigente e a compra do produto em si já não basta. Esse "algo mais", segundo Carlos Ferreirinha, consultor de negócios de luxo, diretor-presidente da consultoria MCF, é a alma do negócio. "Ninguém usa um casaco Chanel para se proteger do frio ou uma Ferrari para se transportar. EX:Volks/Helicóptero Além é claro de design,qualidade,acabamento,exclusividade,etc...

20 Este filão só está ao alcance de empresas com habilidade para "sensibilizar e emocionar". Quando a surpresa acaba, o desgaste da marca é inevitável. Estudiosos afirmam que a passagem da era industrial para a globalização provocou uma crise de identidade no homem pós-moderno, que procura no luxo estruturas antigas de segurança. EX:tempo

21 Classe B Também exigente. Culto. Qualidade,conforto,design.

22 Classe C:Ela empurra o crescimento O importante é estar antenadocom a atualidade e com o comportamento do seu consumidor: Ex: Em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram das camadas sociais mais baixas – as chamadas classes D e E – e alcançaram a classe C, a porta de entrada para a sociedade de consumo.Esse fenômeno aumentou o consumo e expandiu a classe média.

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24 Classe C:Ela empurra o crescimento

25 Classe C- D Uma das principais apostas do empreendedores dos shoppings centers. Ficariam mais a vontade com shopping direcionado só para ela/s. Maior poder de compra.Se preocupam mais com o valor da prestação que com o valor total. Estão mais exigentes.Buscam também qualidade.

26 Novas Tendências de comportamento O avanço das mulheres no mercado: o avanço das mulheres no mercado de trabalho cresce ano após ano e está criando novos padrões de consumo e comportamento.A perspectiva de venda dos produtos dedicados ao público feminino é grande. Mais casais sem filhos: Há cada vez mais casais que decidem não ter filhos ou postergam a paternidade para aproveitar a vida sem preocupações com gastos Cresce o número de pessoas morando sozinhas: este consumidor geralmente é ávido por tecnologia, conforto e praticidade. Mais consumidores de meia-idade: uma legião de cinqüentões com alta renda está adotando hábitos mais saudáveis e dedicando mais tempo ao lazer. Uma vida mais longa e melhor: cresce o número de pessoas na terceira idade, que já têm os filhos criados e querem aproveitar a vida com saúde e tranquilidade.

27 Público- Alvo Alguns estilos: Tradicional/clássico: Gosta de ler,valoriza a praticidade,conforto,durabilidade etc... Indiferente a etiquetas e á moda,é motivada pela necessidade,não gosta de chamar atenção etc...

28 Público- Alvo Vanguarda/Dramática:...é rebelde,inesperada,inovadora,sofisticada,gosta de informação e de sentir-se diferente,gosta de viajar para lugares inusitados, de academias com opções de exercícios modernos... Adota moda própria,valoriza estilos,novidades,peças coordenáveis de forma insólita;é curiosa,pesquisadora etc...

29 Público- Alvo Entre outros: Expressivo Natural, romântico,etc...

30 Público- Alvo Estima-se que: No mesmo período que o consumidor tradicional adquire 1 peça, o fashion(modinha) adquire 6, neste mesmo tempo, o consumidor de vanguarda adquire 3.

31 Estilo consumidor Percentual no mercado Quantidade de peças adquiridas Quantidade de consumidores em 100 mil habitantes Quantidade de peças adquiridas Tradicional 60% Fashion(mo dinha) 30% Vanguarda 10%

32 Ex:Público- Alvo...mulheres brasileiras e estrangeiras de anos, classe A-B. Mulheres que, que viajam, gostam de leitura, teatro, boa comida e boa conversa, sair com as amigas, cinema e bons programas culturais. Elas cuidam do corpo e da mente, trabalham são mães e esposas, amantes e amigas,, independentes, modernas e sensíveis, sentem prazer em se vestir para si e para o amado, são antenadas com as tendências da moda, valorizam o artesanato e peças customizadas, com história e valor emocional agregado e se identificam com o estilo criativo e dramático. Transitam de maneira harmoniosa entre a discrição e a sensualidade.

33 Exemplo P.A Coleção direcionada

34 Marca x perfil Público- Alvo A NEGRA LUZ tem uma personalidade autêntica, para um público jovem feminino (15-25), que se considera inovadora em sua própria tribo (tribos urbanas), tem opinião própria e não se importa com que a sociedade diz a seu respeito. Seu estilo pessoal é dramático, o preto é fundamental, sua vida gira em torno dessa cor. Com uma aparência de rebeldia, é urbana e contemporânea, gosta de roupas estruturadas e secas, se importando muito com a exclusividade. Sai mais à noite, a sua vida é intensa e literal, ela inova, arrisca e consequentemente atinge seus objetivos essenciais: liberdade irrestrita, autenticidade e plenitude. Direciona seu poder de compra entre: moda, shows, bares com os amigos, assistir a um bom filme.Também investe em seu futuro, em estudos, pois ela quer conquistar a independência.

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40 Qual é o Público-Alvo destas marcas???

41 Uma proposta jovem e ousada, despadronizada dos conceitos habituais, marcou a entrada da Opera Rock no mercado de moda brasileiro em As idéias, irreverentes e descontraídas, partindo de novas combinações de cores e passando por mix de matérias- primas, destacaram a marca. Renovando as T-shirts que deixam de ser peças básicas e se tornam itens diferenciados do guarda-roupa, construindo jeans como se fossem obras de arte, confeccionando vestidos com caimento perfeito, a Opera Rock é ícone em design, qualidade, conforto e bem estar. Preocupa-se com liberdade de escolha e se coloca com uma ótima opção para seus consumidores vestirem seu estilo sem ditaduras.

42 Ópera Rock

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45 Planet Girls

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47 Cori

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49 Isabela Capeto

50 Alexandre Herchcovitch- underground:

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52 Cavalera

53 Animale

54 Glória Coelho

55 Ronaldo Fraga

56 Bibliografia portalexame.abril.com.br/marketing Chic.ig.com.br spfw.oi.com.br Revista Exame


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