A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Disciplina: Comportamento Organizacional Professora: Cláudia M G Oliveira

2 O QUE É PERCEPÇÃO? Processo pelo qual indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais a fim de dar sentido ao seu ambiente. Entretanto, o que alguém percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva. É importante para o estudo do CO porque o comportamento das pessoas é baseado em suas percepções do que a realidade é, e não na realidade em si.

3 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
Um nº de fatores operam para moldar, e algumas vezes distorcer, a percepção. São eles:  a) O próprio indivíduo, ou seja, quem percebe; b) O alvo, ou seja, o objeto que é observado (percebido); c) A situação, isto é, o contexto em que o objeto ou evento é percebido. 

4 FATORES QUE INFLUENCIAM PERCEPÇÃO O INDIVÍDUO QUE PERCEBE
A interpretação é influenciada pelas características pessoais do indivíduo. Atitudes: são pensamentos diferentes a respeito de algo e que implicam em interpretações distintas que duas ou mais pessoas têm a respeito do mesmo objeto ou situação. Motivação: necessidades não atendidas levam a diversas maneiras de percepção. Interesse: como os interesses individuais variam consideravelmente, o que uma pessoa nota numa situação pode diferir do que os outros percebem. Experiências passadas: percebe-se as coisas com as quais se pode fazer alguma relação.

5 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO O ALVO QUE É PERCEBIDO
Como os alvos não são vistos isoladamente, a relação de um alvo com seu pano de fundo influencia a percepção. Há uma tendência em agrupar coisas próximas ou parecidas junto. Objetos que estão perto uns dos outros tenderão a ser percebidos juntos mais do que separadamente. Quanto maior a similaridade, maior a probabilidade de que os percebamos como um grupo comum.

6 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO A SITUAÇÃO E O CONTEXTO
Os elementos no ambiente em volta influenciam a percepção. O mesmo objeto ou evento pode ser notado de maneiras diferentes quando a situação muda. O ambiente, a temperatura, o momento ou a presença de outra(s) pessoa(s), podem modificar a percepção da pessoa.

7 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO A SITUAÇÃO E O CONTEXTO
Os elementos no ambiente em volta influenciam a percepção. O mesmo objeto ou evento pode ser notado de maneiras diferentes quando a situação muda. O ambiente, a temperatura, o momento ou a presença de outra(s) pessoa(s), podem modificar a percepção da pessoa.

8 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO A SITUAÇÃO E O CONTEXTO
Indivíduo: Atitudes Motivações Interesses Experiências Expectativas Alvo: Novidade Movimento Som Tamanho Fundo Proximidade Situação: Tempo Local Situação social

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO JULGAMENTO DOS OUTROS
A percepção e julgamento das ações de uma pessoa serão significativamente influenciados pelas suposições que se faz sobre o estado interno dessa pessoa. Percepção Seletiva: uma característica que faz uma pessoa sobressair aumenta a probabilidade de que ela seja percebida. Efeito de Halo: quando se tem uma impressão geral sobre um indivíduo com base em uma única característica.

22 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO JULGAMENTO DOS OUTROS
Efeitos de Contraste: avalia-se uma pessoa freqüentemente em comparação com outras que foram recentemente encontradas. Projeção: tendência de atribuir as próprias características a outras pessoas. Estereótipo: julgamento de alguém com base na percepção do grupo ao qual esta pessoa pertença.

23 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Indivíduos em organizações tomam decisões, isto é, fazem escolhas dentre duas ou mais alternativas. As decisões não são exclusivas dos gerentes, mas todos os empregados tomam decisões que afetam de alguma maneira seus empregos e a organização em que trabalham. A tomada de decisão ocorre como uma reação a um problema. A consciência de que um problema existe e de que uma decisão precisa ser tomada é uma questão perceptiva. Toda decisão estará baseada na interpretação e avaliação da informação segundo a percepção do indivíduo. O mesmo ocorrerá com a análise e seleção de alternativas.

24 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL – MODELO RACIONAL
Decisão RACIONAL – faz escolhas coerentes, otimizada, isto é, escolha coerente das restrições específicas. 1- Definir o problema 2- Identificar os critérios de decisão 3- Determinar pesos para os critérios 4- Desenvolver alternativas 5- Avaliar alternativas 6- Selecionar a melhor alternativa

25 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL – MODELO RACIONAL
Pressuposições do Modelo RACIONAL 1. Clareza do Problema: o tomador de decisão deve Ter informações completas a respeito da situação de decisão. 2. Opções Conhecidas:  O tomador de decisão está a par de todas as possíveis conseqüências de cada alternativa. 3. Preferências Claras:  a racionalidade supõe que o critério e alternativas possam ser posicionadas e pesadas para refletir sua importância.

26 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL – MODELO RACIONAL
Pressuposições do Modelo RACIONAL 4. Preferências Constantes: supõe-se que os critério de decisão específicos sejam constantes e que os pesos designados a eles permaneçam estáveis ao longo do tempo. 5. Ausência de Restrições de Tempo ou Custo: o tomador de decisão racional pode obter total informação sobre critérios e alternativas porque pressupõe-se que não haja restrições de tempo ou custo. 6. Máximo Retorno: o tomador de decisão racional escolherá alternativas que produza o valor percebido mais alto.

27 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Potencial Criativo: É usado quando confrontado com um problema de tomada de decisão. Mas para liberar este potencial as pessoas têm de sair das rotinas psicológicas em que a maioria de nós entra e aprenda como pensar sobre um problema de formas divergentes. 

28 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Métodos para Estimular a Criatividade Individual: Instrução direta, está baseado na evidência de que as pessoas tendem a aceitar soluções obvias e esta tendência as impede de desempenhar ao máximo suas capacidades. Enumeração de atributos, nela o tomador de decisão isola as características mais importantes de alternativas tradicionais.

29 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Como as Decisões são realmente tomadas nas organizações: 1. Intuição – um processo inconsciente criado da experiência refinada. Não opera necessariamente de maneira independente da análise racional; ao contrário, as duas se completam. Como a análise racional é considerada mais desejável socialmente, a capacidade intuitiva é freqüentemente disfarçada ou escondida. 2. Identificação do Problema – problemas que são visíveis tendem a Ter uma probabilidade maior de serem selecionados do que outros que são importantes. 3. Desenvolvimento da Alternativa – procura uma decisão que satisfaça o suficiente, podemos esperar encontrar um uso mínimo de criatividade na busca por alternativas.

30 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Como as Decisões são realmente tomadas nas organizações: 4. Fazendo Escolhas – a fim de evitar sobrecarga de informação. Os tomadores de decisão contam com a heurística, ou atalho de julgamento na tomada de decisão. 5. – Heurística de Disponibilidade: é a tendência de as pessoas basearem seus julgamentos em informações que está prontamente disponível para elas. – Heurística Representativa: Tendem a estimar a probabilidade de uma ocorrência por tentar casá-la com uma categoria preexistente. 6. Aumento de Compromisso: é um compromisso crescente a uma decisão prévia apesar da informação negativa. Tem sido bem documentado que indivíduos aumentam os compromissos a um curso falho de ação quando vêem a si mesmos como responsáveis pelo fracasso.

31 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: ESTILOS DE TOMADA DE DECISAO
A 1ª. é a sua maneira de pensar. Algumas pessoas são lógicas e racionais. Elas processam informações em série. Em contraste, algumas pessoas são intuitivas e criativas. Elas percebem as coisas como um todo. A outra dimensão abrange a tolerância de uma pessoa à ambigüidade. Algumas pessoas têm uma alta necessidade de estruturar informações de forma a minimizar a ambigüidade, enquanto outras são capazes de processar muitos pensamentos ao mesmo tempo. Quando estas duas dimensões são diagramadas, elas formam quatro estilos de tomada de decisão: diretivo, analítico, conceitual e comportamental.

32 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: ESTILOS DE TOMADA DE DECISAO
As pessoas que usam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e procuram racionalidade. Elas são eficientes e lógicas, tomam decisões rápidas e focam o curto prazo. O tipo analítico tem uma tolerância muito maior à ambigüidade do que os tomadores de decisão diretivos. Isto leva ao desejo por mais informações e à consideração de mais alternativas do que fazem os diretivos.

33 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: ESTILOS DE TOMADA DE DECISAO
Indivíduos com um estilo conceitual tendem a ser muito amplos em seus pontos de vista e consideram muitas alternativas. Seu foco é de longo alcance, e eles são muito bons para achar soluções criativas para problemas. Os tomadores de decisão estão interessados nas realizações de pares e subordinados e são receptivas as sugestões de outros, confiando fortemente em reuniões para comunicação. Este tipo de gerente tenta evitar conflito e procura aceitação. 

34 RESTRIÇÕES ORGANIZACIONAIS
SISTEMAS DE RECOMPENSA RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO SISTEMA ROTINAS PROGRAMADAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRECEDENTES HISTÓRICOS

35 TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
1º - ANALISE A SITUAÇÃO 2º - ESTEJA CIENTE DAS PRESSUPOSIÇÕES 3º - COMBINE ANÁLISE RACIONAL COM INTUIÇÃO 4º - NÃO SUPONHA QUE SEU ESTILO DE DECISÃO ESPECÍFICO É APROPRIADO PARA QUALQUER CARGO.

36 ÉTICA NA TOMADA DE DECISAO
Três critérios de decisão ética: utilitarismo, direitos e justiça; Fatores que afetam o comportamento ético na tomada de decisão: estágio de desenvolvimento moral, ambiente organizacional e lugar de controle ; Cultura nacional e comportamento ético.


Carregar ppt "PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google