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Mairon de Oliveira Costa

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Apresentação em tema: "Mairon de Oliveira Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Mairon de Oliveira Costa E-mail: maironoliveira@hotmai
Mairon de Oliveira Costa Blog: mayroncosta.wordpress.com

2 Cifras Como já visto várias vezes, as notas naturais são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI . Essa notas também dão nome aos acordes(veremos mais adiante o que são acordes). As cifras são simbolizadaas pelas 7 primeiras letras do alfabeto A, B, C, D, E, F e G. Na definição de cada cifra, elas adotarão as notas como segue o exemplo: A = LÁ B = SI C = DÓ D = RÉ E = Mi F = FÁ G = SOl

3 Cifras G7 = SOL 7(SOL com Sétima). Gm = SOLm (SOl menor).
E/G#= Mi/SOL#(MI com SOL sustenido). Cifras

4 Formação de Acordes Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas. Quando for combinação de 3 notas, chamamos de triade, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7(acordes com sétima), 6(acordes com sexta), 9(acordes com nona), etc… Fora esses também veremos as inversões. Se contente por enquanto apenas com a triade.

5 Triade: combinação de 3 notas, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Formação de Acordes

6 Formação de Acordes Maiores Graus
O intervalo é utilizado para medir a distância entre uma nota e outra da escala. Formação de Acordes Maiores Graus

7 Escala de DÓ maior T T ST T T T ST Acordes Maiores

8 Escala de DÓ maior :. Escala de RÉ maior Escalas

9 pegue um caderno e faça várias vezes todas escalas utilizando apenas a regra T T S T T T S
Formação de Acordes

10 Vamos formar o acorde maior
Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mos a “I”(primeira nota), “III”(terceira nota) e a “V”(quinta nota) da escala maior. A “I” será a nota tônica, a “III” indicará se o acorde é maior ou menor e a “V” indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).Veja a formação do acorde “C“(dó maior): Formação do Acorde Dó

11 Quando você for colocar os dedos da mão esquerda nas cordas para formar o acorde, comece sempre pelas cordas mais grossas(bordões) e depois pelas mais finas(primas). Veremos primeiro o acorde “C”(dó maior). Veja a figura: Acordes

12 Vamos treinar um pouco a mudança de acordes
Vamos treinar um pouco a mudança de acordes. A sequência utilizada será sem pestana. Veja a seqüência: Mundaças de acordes


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