A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cifras Como já visto várias vezes, as notas naturais são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa notas também dão nome aos acordes(veremos mais adiante o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cifras Como já visto várias vezes, as notas naturais são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa notas também dão nome aos acordes(veremos mais adiante o que."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cifras Como já visto várias vezes, as notas naturais são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa notas também dão nome aos acordes(veremos mais adiante o que são acordes). As cifras são simbolizadaas pelas 7 primeiras letras do alfabeto A, B, C, D, E, F e G. Na definição de cada cifra, elas adotarão as notas como segue o exemplo: A = LÁ B = SI C = DÓ D = RÉ E = Mi F = FÁ G = SOl

3 Cifras G7 = SOL 7(SOL com Sétima). Gm = SOLm (SOl menor). E/G#= Mi/SOL#(MI com SOL sustenido).

4 Formação de Acordes Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas. Quando for combinação de 3 notas, chamamos de triade, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7(acordes com sétima), 6(acordes com sexta), 9(acordes com nona), etc… Fora esses também veremos as inversões. Se contente por enquanto apenas com a triade.

5 Formação de Acordes Triade: combinação de 3 notas, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.

6 Formação de Acordes Maiores Graus O intervalo é utilizado para medir a distância entre uma nota e outra da escala.

7 Acordes Maiores Escala de DÓ maior

8 Escalas Escala de DÓ maior :. Escala de RÉ maior

9 Formação de Acordes pegue um caderno e faça várias vezes todas escalas utilizando apenas a regra T T S T T T S

10 Formação do Acorde Dó Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mos a I(primeira nota), III(terceira nota) e a V(quinta nota) da escala maior. A I será a nota tônica, a III indicará se o acorde é maior ou menor e a V indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).Veja a formação do acorde C(dó maior):

11 Acordes Quando você for colocar os dedos da mão esquerda nas cordas para formar o acorde, comece sempre pelas cordas mais grossas(bordões) e depois pelas mais finas(primas). Veremos primeiro o acorde C(dó maior). Veja a figura:

12 Mundaças de acordes Vamos treinar um pouco a mudança de acordes. A sequência utilizada será sem pestana. Veja a seqüência:


Carregar ppt "Cifras Como já visto várias vezes, as notas naturais são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa notas também dão nome aos acordes(veremos mais adiante o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google