A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neuroanatomia Nervo Hipoglosso (XII) Ana Paula Lopes Caio Cézar Siqueira Eneida Veras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neuroanatomia Nervo Hipoglosso (XII) Ana Paula Lopes Caio Cézar Siqueira Eneida Veras."— Transcrição da apresentação:

1 Neuroanatomia Nervo Hipoglosso (XII) Ana Paula Lopes Caio Cézar Siqueira Eneida Veras

2 Origem O nervo hipoglosso emerge do sulco lateral anterior do bulbo saindo da medula oblonga, entre a pirâmide e a oliva, sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo.

3 Vista Lateral do Nervo Hipoglosso

4 Localização do Nervo Hipoglosso

5

6 Percurso Os filamentos, após formarem o tronco do nervo, perfuram a duramáter e passam através do canal do hipoglosso do osso occipital. O nervo percorre inicialmente um trajeto descendente, seguindo para diante e enervando, finalmente, os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua.

7 Percurso dos Nervos Cranianos

8 Ramificações Ramos meníngicos; Raiz superior da alça cervical (Ramo Descendente); Ramo tireo-hióideo; Ramos linguais terminais.

9 Inervações Musculatura Intrínseca da Língua; Musculatura Extrínseca da Língua.

10 Inervação Para M. Gênioglosso

11 Inervações Para o M. Hioglosso

12 Função O nervo hipoglosso tem caráter motor e participa ativamente nos movimentos da língua. Desta forma, ele é de extrema importância para mecanismos como a deglutição e a fala.

13 Lesões Uma lesão no nervo hipoglosso pode acarretar na paralisia de uma das metades da língua. Nesse caso, quando o paciente faz a protrusão da língua, ela se desvia para o lado lesado por ação da musculatura do lado normal, não contrabalançada pela musculatura da metade paralisada.

14 Lesões (cont.) Se a paralisia for bilateral, a língua fica imóvel. A sensibilidade gustativa e tátil não é afetada, mas a articulação é lenta e a deglutição muito difícil.

15 E, segundo Neidinha, a melhor maneira de exercitar o hipoglosso é beijando muuito.

16 Bibliografia Machado, Angelo B. M. (2002). Neuroanatomia Funcional. Atheneu, 2ª edição. Gray, R. ORahilly. (1975). Anatomy: A Regional Study of Human Structure. W.B. Saunders Company, 4ª edição.


Carregar ppt "Neuroanatomia Nervo Hipoglosso (XII) Ana Paula Lopes Caio Cézar Siqueira Eneida Veras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google