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P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

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1 P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL Ações Desenvolvidas 2013/2014

2 Canindé é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região Sertão Central, fica a 120 Km de Fortaleza. É o décimo segundo (12º) município cearense mais populoso com 76.439 habitantes. Estimativas para 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE), tem 167 anos de Emancipação Política. A religiosidade e o cotidiano da população estão intimamente ligados. Tem referência a Estátua de São Francisco das Chagas, um gigantesco monumento com mais de 30 metros de altura. Secretaria da Educação Infantil e Fundamental HISTÓRICO DE CANINDÉ

3 Secretaria da Educação Infantil e Fundamental ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO

4 Prefeito Francisco Celso Crisóstomo Secundino Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

5 Secretário de Educação Francisco Arlando Marques de Sousa Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

6 Coordenação Pedagógica Lucia Maria Barros Freitas Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

7 Gerente do PAIC Antonia Cleonice dos Santos Araújo Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

8 COORDENADORAS E FORMADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental DORENIGILZANASOCORRO

9 EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

10 TOTAL DE CRIANÇAS MATRICULADAS DE 0 a 5 ANOS 3. 178 TOTAL DE CRIANÇAS DA ZONA URBANA.....................1.729 TOTAL DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL..........................1.449 TOTAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL....... 190 TOTAL DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA URBANA....................11 TOTAL DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL....... 15 Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

11 Ações MISSÃO Promover o desenvolvimento integral da crianças de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

12 DESAFIOS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Ampliar progressivamente o número de matrículas de 0 a 3 anos em 100% em 2015;  Aquisição de brinquedos, parquinhos e bibliotecas nos centros de educação infantil;  Investir e melhorar os espaços físicos para melhor atender a infância;  Lotar em 100% dos polos da zona rural coordenadores com formação pedagógica;  Aquisição de acervos de livros lúdicos apropriados para cada tempo da rotina:  Otimizar o atendimento das crianças de 4 e 5 anos no município;  Concluir ou atualizar 100% os PPP´s de cada Centro de Educação Infantil respeitando as especificidade das crianças e que seja colocado de fato em prática;  Lotar os professores conforme o número de crianças, de acordo com as Orientações Curriculares;

13 DESAFIOS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Nuclear as escolas que possuem multisseriados da educação infantil ao ensino fundamental na zona rural;  Aquisição de transporte escolar adequado para deslocamento das crianças;  Aquisição de material didático apropriado para educação infantil e suas especificidades (PAR);  Acompanhamento da coordenação da Educação Infantil (SME) a 100% dos centros da zona rural por bimestre;  Extensão geográfica do município;

14 CONQUISTAS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Construção de 02 Centros de Educação Infantil com estrutura do PROINFÂNCIA tipo B ( 01 centro está funcionando e o outro está em fase de conclusão).  Criação de um Centro de Referência em Educação Infantil e 1º Ano, atendendo uma clientela de 5 e 6 anos (750 alunos).  Formação inicial e continuada para os professores da Educação Infantil.  Destaque da Educação Infantil na Conferência Nacional da Educação;  Realização no município da 1ª Semana do Bebê;  Aquisição do livro didático para as crianças de 4 e 5 anos;  Realização de uma avaliação bimestral para as turmas de 0 a 5 anos que acompanhe as aprendizagens com base em suas capacidades e habilidades;  Remanejamento de crianças que estudavam em casas alugadas sem condições em suas estruturas físicas para centros de educação infantil mais próximos de suas residências;  Aquisição do fardamento padrão e gratuito para a Educação Infantil do município;

15 CONQUISTAS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Motivação dos professores nas formações continuadas para mostrar suas atividades exitosas.  Investimento em alguns CEI´S na infra-estrutura (salas espaçosas e climatizadas) na zona rural onde funcionam a educação infantil;  Lotação em 100% dos Centros de Educação Infantil da sede com coordenadores com formação pedagógica;  Implantação do Plano de Cargo e Carreira e Salário do Magistério com as 27 h. (13 h. para planejamento e estudos).  Jornada Pedagógica em momentos específicos com os professores e coordenadores dos Centros de Educação Infantil, acompanhados pela coordenação da S.M.E.;  Encontro estratégico entre Prefeito Municipal, Secretaria de Educação e Coordenadores de cada Centro de Educação Infantil para fortalecer as ações pedagógicas do município;  Participação efetiva nos Fóruns mensais da Educação Infantil;

16 FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DA CRECHE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental INFANTIL I:  Socialização;  Desenvolvimento da autonomia;  Linguagem;  Desenvolvimento psicomotor; INFANTIL II, III, IV e V:  Socialização;  Desenvolvimento da autonomia;  Linguagem;  Desenvolvimento psicomotor;  Participação nas atividades pedagógicas;

17 IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS NO ACOMPANHAMENTO Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  É um registro feito bimestralmente, contemplando vários aspectos de desenvolvimento citados anteriormente.  Tem a função de dar suporte ao professor para melhor acompanhar o desenvolvimento de suas crianças; Tem como legenda: D: Desenvolvido ED: Em desenvolvimento ND: Não desenvolvido  A ficha contém um campo para o professor fazer suas observações;  Contém também um espaço para assinaturas dos: professores, pais ou responsáveis e coordenador pedagógico do Centro.

18 FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

19 1ª SEMANA DO BEBÊ ANO: 2013 Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

20 CRECHE PROINFÂNCIA NA SEDE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

21 AULAS DIFERENCIADAS NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

22 TRANSPORTE ESCOLAR NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

23 PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS FÓRUNS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

24 ENCONTRO DO PREFEITO, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E GESTORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

25 FARDAMENTO GRATUITO PARA TODAS AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

26 SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

27 AULAS EXITOSAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEDE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental


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