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PARTE 1 FASCÍCULO 8 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PARTE 1.

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1 PARTE 1 FASCÍCULO 8 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS PARTE 1

2 REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso acreditar que não existe o não-aprender, mas jeitos e tempos diferentes de aprender a aprender e de aprender sobre a vida, é preciso, sobretudo, respeitar a diversidade dos educandos se pretendemos formar para a cidadania, reconhecendo a todos como dignos de educação, atenção e respeito. (Jussara Hoffmann, 2004, p. 54-5)

3 COMO VEMOS NOSSOS ALUNOS? Um dos aspectos do ensino e da aprendizagem é dar valor à forma como vemos nossos alunos. A forma de vê-los orienta nossas práticas de ensino e de avaliação. Discutir e registrar no Portifólio

4 Tarefa 1- p. 7 Desenhe uma imagem que represente os seus alunos em momentos de aprendizagem. Esta imagem se modifica ou permanece a mesma quando os alunos são avaliados? Registrar esta atividade no Portifólio.

5 Tarefa 2 – p. 8 O educador Francesco Tonucci se vale de imagens para fazer a representação de suas concepções sobre questões educativas. Neste caso, as imagens por ele desenhadas são referentes à avaliação. Que leituras podemos fazer dessas imagens? Socializar e registrar as falas no Portifólio.

6 Luis é vivo demais Ana é desorganizada Henrique é deficiente Maria é mal-educada Pierre é desanimado Luisa é tímida demaisCarlos é mal-humorado Assinado: a professora Só José é normal AVALIAÇÃO

7 2. Erro versus acerto Observe como Maria, de 8 anos, aluna da 2ª série do Ensino Fundamental, resolveu a seguinte situação-problema:

8 Francisco foi ao mercado e comprou 2 cadernos ao preço de R$ 2,30 cada, 1 tubo de cola por R$ 1,50 e um lápis por R$ 0,70. Pagou sua compra com duas notas de R$ 5,00. Ele recebeu troco? Quanto? 2,30 10,00 2,30 -6,80 + 1,50 4,20 0,70 6,80 Resposta: Ele recebeu R$ 4,20 de troco.

9 Tarefa 3 – p. 9 Como você avalia a solução dada por Maria? Qual é a dificuldade apresentada por ela? Como você, professor ou professora, poderia intervir neste processo de aprendizagem? É pertinente, nesta situação, desconsiderar a evolução cognitiva da aluna, valorizando apenas o resultado final? Registrar esta atividade no Portifólio.

10 A IMPORTÂNCIA QUE SE DÁ AO ERRO É uma questão fundamental no processo avaliativo. Representa, entre outras manifestações do aluno, indícios do seu processo de construção de conhecimentos. Pode indicar caminhos diferentes daqueles que o professor espera.

11 O professor (a), frente ao erro, pode compreender esse novo trajeto seguido pelo aluno, valorizando a sua produção e buscando converter o não saber, estático, negativo e definitivo, em ainda não saber, provisório, relativo e potencial (ESTEBAN, 2001, p. 23).

12 A DICOTOMIA ENTRE O ACERTO E O ERRO É excludente. Desvaloriza os saberes, impede o diálogo. Funciona como instrumento de controle e de limitação das atuações de alunos e professores.

13 (...) se todos os erros forem tratados da mesma maneira, assinalando-se os erros e explicando-se novamente, poderá ser útil para alguns alunos, se a explicação for suficiente para esclarecer algum tipo particular de dúvida, mas é bem provável que outros continuarão sem compreender e sem condições de reverter a situação (PCNs, 1997, p. 59).

14 AO AVALIAR UMA SITUAÇÃO O professor (a) não apenas constata e pontua determinada dificuldade do aluno. Mas, também decide que tipos de encaminhamentos e intervenções deve inserir em sua prática pedagógica para que o aluno supere a sua dificuldade.

15 Nesse caso, o professor (a) considera não apenas o que o aluno foi capaz de fazer, mas também aquilo que ele já sabe fazer, para, a partir disso, planejar as atividades seguintes.

16 SERÁ QUE TODOS PRECISAM RESOLVER UM CÁLCULO MATEMÁTICO DA MESMA FORMA COMO A PROFESSORA O RESOLVE? Caroline, de 7 anos, aluna da 1ª série do Ensino Fundamental, resolveu da seguinte forma o exercício apresentado pela professora:

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18 C OMENTÁRIO DA PROFESSORA Caroline, quase que você tira 10, pena que errou a ilustração, pois não desenhou os peixes que Jeremias pescou. Caroline, imediatamente, responde: Mas, professora, os peixes estão dentro da caixa que está na mão do Jeremias.

19 Tarefa 4 – p. 10 Você já vivenciou alguma situação onde a intervenção do aluno interferiu na sua avaliação? Conte-a. Registrar esta atividade no Portifólio.

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