A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A."— Transcrição da apresentação:

1 Arte gótica Historia Paulo Cruz 9º A

2 Arte Gótica O período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos, de até O gótico caracterizou-se ,predominantemente, por ser um estilo grandioso de construções religiosas, foi a arte por excelência das magníficas catedrais europeias. O gótico, originalmente, foi um estilo marcadamente francês. Do território da França atravessou o Reno entrando na Alemanha onde existem belos exemplos desta arte. A arquitectura italiana, que ainda se mantinha ligada ao antigo estilo clássico, não foi muito influenciada, a excepção foi a arquitectura lombarda, mais sujeita por razões geográficas às influencias transalpinas, como se verificou na construção da catedral de Milão.

3 A divisão da arte gótica
I Período: século XII ( ) chamado período de transição ou gótico primitivo. Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebrado é usado juntamente com o arco românico. Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

4 A divisão da arte gótica
II Período: século XIII ( ) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo II Período: século XIII ( ) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se o verticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada. Generaliza-se o uso do vitral (o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e sumptuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão.

5 II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado.

6 A divisão da arte gótica
III Período: século XIV ( ) chama-se gótico irradiante. O arco ogival perde a sua agudeza e passa a ser formado por um triângulo equilátero. As suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. Atenua-se ligeiramente o verticalismo. As fachadas continuam a apresentar decoração sumptuosa.

7 A divisão da arte gótica
IV Período: século XV ( ) chama-se gótico flamejante ou "flamboyant". O Arco ogival é formado por um triângulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, com tendências para o horizontalismo. As nervuras decorativas no interior dos arcos, das janelas, e portais, pela posição das curvas e contracurvas, surgem labaredas. Atenua-se acentuadamente o verticalismo. Fachadas profusamente decoradas.

8 Características gerais do estilo gótico
O Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; As Paredes mais leves e finas; Contrafortes em menor número; Janelas predominantes; Torres enfeitadas por rosáceas; Utilização do arco de volta quebrada; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. A catedral O colorido e a exaltação da luz na rosácea de Sainte-Chapelle, Paris.

9 Catedral de Colónia, Alemanha.

10 O Gótico em Portugal O estilo gótico surge, em Portugal, no reinado de D. Afonso III, por influência de França e de Inglaterra, onde se implantou mais cedo. Como características gerais, e por oposição ao estilo românico, podem apontar- se a verticalidade das linhas, com recurso a pilares altos e a pináculos. O interior dos edifícios góticos, e nomeadamente das construções religiosas é marcado por um aumento da espacialidade e por uma sensação de leveza. Tal deve-se não apenas à verticalidade, mas também ao facto de, graças a inovações nas técnicas de construção, ser possível aumentar as áreas de janela, já que o peso da cobertura não era agora suportado exclusivamente pelas paredes. MOSTEIRO DA BATALHA.


Carregar ppt "Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google