A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM DO HIV A TESE MAIS ACEITA SUSTENTA QUE O VÍRUS SURGIU NO CONTINENTE AFRICANO, SENDO UMA MUTAÇÃO DO SIV (SIMIUS IMUNODEFICIENCE VIRUS), COMUM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM DO HIV A TESE MAIS ACEITA SUSTENTA QUE O VÍRUS SURGIU NO CONTINENTE AFRICANO, SENDO UMA MUTAÇÃO DO SIV (SIMIUS IMUNODEFICIENCE VIRUS), COMUM."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ORIGEM DO HIV A TESE MAIS ACEITA SUSTENTA QUE O VÍRUS SURGIU NO CONTINENTE AFRICANO, SENDO UMA MUTAÇÃO DO SIV (SIMIUS IMUNODEFICIENCE VIRUS), COMUM EM ALGUMAS ESPÉCIES DE MACACOS E QUE TERIA PASSADO PARA O HOMEM ATRAVÉS DO HÁBITO CULTURAL OBSERVADO EM DETERMINADAS REGIÕES AFRICANAS, ONDE A CARNE DESTES ANIMAIS É CONSUMIDA SEM MUITA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE.

4 CONHEÇA A HISTÓRIA DA AIDS ESSE É O PERÍODO DURANTE O QUAL OS CIENTISTAS ACREDITAM QUE O HIV PASSOU DE MACACOS PARA HUMANOS. HÁ DISCORDÂNCIAS. ALGUNS CIENTISTAS ACREDITAM QUE ISSO POSSA TER OCORRIDO ANTES 1959 UM HOMEM MORRE EM KINSHASA, NO CONGO (EX-ZAIRE), DE AIDS. É O PRIMEIRO CASO COMPROVADO DO MUNDO, DIAGNOSTICADO PELO SANGUE ESTOCADO COMEÇAM A SURGIR CASOS EM HOMENS HOMOSSEXUAIS NOS EUA E EM HETEROSSEXUAIS NO HAITI E NA ÁFRICA. NÃO SE SABE A CAUSA CIENTISTAS E PESQUISADORES COMEÇAM A RECONHECER O SURGIMENTO DE UMA NOVA DOENÇA QUE DESTRÓI O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO CORPO, EVITANDO QUE SEUS PORTADORES CONSIGAM COMBATER INFECÇÕES SIMPLES. A DOENÇA TAMBÉM AFETA USUÁRIOS DE DROGAS INJETÁVEIS E PESSOAS QUE FAZEM TRANSFUSÃO DE SANGUE. CONHEÇA A HISTÓRIA DA AIDS ESSE É O PERÍODO DURANTE O QUAL OS CIENTISTAS ACREDITAM QUE O HIV PASSOU DE MACACOS PARA HUMANOS. HÁ DISCORDÂNCIAS. ALGUNS CIENTISTAS ACREDITAM QUE ISSO POSSA TER OCORRIDO ANTES 1959 UM HOMEM MORRE EM KINSHASA, NO CONGO (EX-ZAIRE), DE AIDS. É O PRIMEIRO CASO COMPROVADO DO MUNDO, DIAGNOSTICADO PELO SANGUE ESTOCADO COMEÇAM A SURGIR CASOS EM HOMENS HOMOSSEXUAIS NOS EUA E EM HETEROSSEXUAIS NO HAITI E NA ÁFRICA. NÃO SE SABE A CAUSA CIENTISTAS E PESQUISADORES COMEÇAM A RECONHECER O SURGIMENTO DE UMA NOVA DOENÇA QUE DESTRÓI O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO CORPO, EVITANDO QUE SEUS PORTADORES CONSIGAM COMBATER INFECÇÕES SIMPLES. A DOENÇA TAMBÉM AFETA USUÁRIOS DE DROGAS INJETÁVEIS E PESSOAS QUE FAZEM TRANSFUSÃO DE SANGUE.

5 CONHEÇA A HISTÓRIA DA AIDS 1981 O CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS (CDC) DOS EUA PUBLICA O PRIMEIRO ARTIGO SOBRE CINCO HOMOSSEXUAIS COM UM TIPO RARO DE PNEUMONIA. É O INÍCIO OFICIAL DA DOENÇA NOS EUA E NO MUNDO 1982 DIANTE DO CRESCIMENTO DE CASOS, OS EUA BATIZAM A DOENÇA, ANTES APELIDADA PELA IMPRENSA DE CÂNCER GAY, DE AIDS. OS PRIMEIROS DOENTES SÃO IDENTIFICADOS NO BRASIL. PRIMEIRO CASO DOCUMENTADO DE AIDS POR TRANSFUSÃO DE SANGUE 1983 UMA EQUIPE DO INSTITUTO PASTEUR DE PARIS, LIDERADA POR LUC MONTAGNIER (FOTO), ISOLA O VÍRUS DA AIDS. SIMULTANEAMENTE, O AMERICANO ROBERT GALLO FAZ O MESMO. OS FRANCESES CHAMAM DE LAV E OS AMERICANOS DE HTLV-III. É O HIV

6

7 CONHEÇA A HISTÓRIA DA AIDS A LUTA CONTRA A AIDS QUE COMEÇOU EM 1981, QUANDO FOI REGISTRADA A PRIMEIRA PROVA CLÍNICA DA EXISTÊNCIA DA DOENÇA, E SE ESTENDE ATÉ HOJE, COM O MUNDO INTEIRO PROCURANDO A CURA E TENTANDO EVITAR O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS. A DOENÇA É, SEM DÚVIDA, UMA EPIDEMIA MUNDIAL. 76%DOS CASOS ESTÃO NA ÁFRICA CONHEÇA A HISTÓRIA DA AIDS A LUTA CONTRA A AIDS QUE COMEÇOU EM 1981, QUANDO FOI REGISTRADA A PRIMEIRA PROVA CLÍNICA DA EXISTÊNCIA DA DOENÇA, E SE ESTENDE ATÉ HOJE, COM O MUNDO INTEIRO PROCURANDO A CURA E TENTANDO EVITAR O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS. A DOENÇA É, SEM DÚVIDA, UMA EPIDEMIA MUNDIAL. 76%DOS CASOS ESTÃO NA ÁFRICA

8 MAIS DE 40 MILHÕES DE PESSOAS VIVEM HOJE COM O VÍRUS DA AIDS, O HIV, E, AO LONGO DE 2001, QUASE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM DE DOENÇAS LIGADAS À AIDS EM OUTRO NÚMERO ALARMANTE, QUE MOSTRA A EXPANSÃO DA AIDS FORA DOS CHAMADOS "GRUPOS DE RISCO": A TAXA DE MULHERES INFECTADAS DIMINUIU DE UMA MULHER PARA 50 HOMENS, HÁ CERCA DE 20 ANOS, PARA UMA MULHER PARA CADA HOMEM INFECTADO EM MAIS DE 40 MILHÕES DE PESSOAS VIVEM HOJE COM O VÍRUS DA AIDS, O HIV, E, AO LONGO DE 2001, QUASE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM DE DOENÇAS LIGADAS À AIDS EM OUTRO NÚMERO ALARMANTE, QUE MOSTRA A EXPANSÃO DA AIDS FORA DOS CHAMADOS "GRUPOS DE RISCO": A TAXA DE MULHERES INFECTADAS DIMINUIU DE UMA MULHER PARA 50 HOMENS, HÁ CERCA DE 20 ANOS, PARA UMA MULHER PARA CADA HOMEM INFECTADO EM AIDS VAI MATAR 70 MILHÕES DE PESSOAS NOS PRÓXIMOS 20 ANOS, A MAIOR PARTE NA ÁFRICA, A NÃO SER QUE AS NAÇÕES RICAS AUMENTEM SEUS ESFORÇOS PARA CONTER A DOENÇA.

9 OS VÍRUS SE REPLICAM INCORPORANDO SEUS CÓDIGOS GENÉTICOS (DNA) AOS CÓDIGOS GENÉTICOS DE UMA CÉLULA HOSPEDEIRA, O QUE LEVA A UMA TRANSFORMAÇÃO DO CÓDIGO GENÉTICO DA CÉLULA PARASITADA. SÃO DIFERENTES DAS BACTÉRIAS, CÉLULAS COMPLETAMENTE VIVAS E QUE USAM SEUS PRÓPRIOS MECANISMOS METABÓLICOS PARA REPRODUÇÃO. OS VÍRUS NÃO POSSUEM VIDA AUTÔNOMA, PORTANTO, DEPENDEM DE UMA CÉLULA HOSPEDEIRA PARA SOBREVIVEREM E SE MULTIPLICAREM. AÇÃO DOS VÍRUS NO ORGANISMO HUMANO OS VÍRUS SÃO MICRÓBIOS MUITO PEQUENOS QUE NÃO PODEM SEREM VISTOS A OLHO NU. AÇÃO DOS VÍRUS NO ORGANISMO HUMANO OS VÍRUS SÃO MICRÓBIOS MUITO PEQUENOS QUE NÃO PODEM SEREM VISTOS A OLHO NU.

10 O VÍRUS DA AIDS – HIV O HIV É UM RETROVÍRUS QUE, AO INVÉS DE DNA, POSSUI RNA (ÁCIDO RIBONUCLÉICO), OU SEJA, PARA QUE CONSIGA SE HOSPEDAR NUMA CÉLULA PRECISA TRANSFORMAR O SEU RNA EM DNA. ESSA CARACTERÍSTICA O TORNA MUITO VARIÁVEL, COMO TODOS OS OUTROS RETROVÍRUS. O HIV É DA FAMÍLIA LENTIVÍRUS, INDICANDO QUE ENTRE A INFECÇÃO E A MANIFESTAÇÃO PODEM DECORRER VÁRIOS ANOS. SABE-SE QUE UMA PESSOA INFECTADA PELO HIV DEMORA EM MÉDIA 8 ANOS PARA QUE APRESENTE OS PRIMEIROS SINTOMAS DA INFECÇÃO.

11 O HIV1, QUE É O PRINCIPAL TIPO ENCONTRADO EM NOSSO MEIO EXISTEM 2 TIPOS DE HIV HIV2, COMUM NO CONTINENTE AFRICANO, MENOS VIOLENTO QUE O HIV1.

12 OS GLÓBULOS BRANCOS SÃO OS GUARDIÕES DO NOSSO CORPO. TAMBÉM CONHECIDOS COMO LEUCÓCITOS, ELES MORAM NO SANGUE. QUANDO UM CORPO ESTRANHO COMO AS BACTÉRIAS E OS VÍRUS ENTRAM NO NOSSO SANGUE, OS GLÓBULOS BRANCOS ENTRAM EM AÇÃO. DOENÇAS ??? ENTENDENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO ???

13 FAGOCITOSE: OS GLÓBULOS BRANCOS SE ALIMENTAM DOS CORPOS ESTRANHOS. PRODUÇÃO DE ANTICORPOS : OS GLÓBULOS BRANCOS PRODUZEM CÉLULAS ESPECIAIS CHAMADAS ANTICORPOS, QUE LOCALIZAM O INVASOR, GRUDAM NELE E O DESTROEM. DUAS ESTRATÉGIAS SÃO USADAS PARA COMBATER OS INVASORES: ??? ENTENDENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO ???

14 A SIGLA AIDS, SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA É UMA DOENÇA CAUSADA PELO VÍRUS HIV, QUE ATACA O SISTEMA DE DEFESA DAS PESSOAS, DEIXANDO-AS SEM RESISTÊNCIA. AIDÉTICO EXPRESSÃO INCORRETA. AS ONGS COMBATEM O TERMO, POR SER PEJORATIVO E DISCRIMINATÓRIO. PODEM SER UTILIZADAS AS EXPRESSÕES "SOROPOSITIVO" OU "PESSOA QUE VIVE COM HIV/AIDS". ANTI-RETROVIRAL MEDICAMENTOS USADOS CONTRA A INFECÇÃO PELO HIV, QUE É UM RETROVÍRUS. ASSINTOMÁTICO DIZ-SE DO INDIVÍDUO INFECTADO, MAS QUE NÃO APRESENTA SINTOMAS DE AIDS. ??? ENTENDENDO A AIDS ???

15 AZT SIGLA DERIVADA DE AZIDOTIMIDINA. TAMBÉM CONHECIDA COMO ZIDOVUDINA, É DROGA ANTI-RETROVIRAL DO GRUPO DOS INIBIDORES DA TRANSCRIPTASE REVERSA, UTILIZADA NO TRATAMENTO DA INFECÇÃO PELO HIV. FOI O PRIMEIRO MEDICAMENTO DE PACIENTES COM AIDS. DOENÇAS OPORTUNISTAS CAUSADAS POR AGENTES DE BAIXA CAPACIDADE PATOGÊNICA (QUE NÃO CAUSAM DOENÇAS, MAS QUE SURGEM DEVIDO À DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE IMUNITÁRIA). ??? ENTENDENDO A AIDS ???

16 ELISA (ENZYME LINKED IMMUNO- SORBENT ASSAY) TESTE PARA VERIFICAR SE A PESSOA ESTÁ INFECTADA OU NÃO. ABREVIATURA DOS ENSAIOS IMUNO- ENZIMÁTICOS. NO CASO DO HIV, DETECTAM-SE OS ANTICORPOS CONTRA OS VÍRUS QUE CIRCULAM NO SANGUE. UM TESTE REAGENTE ELISA NÃO SIGNIFICA QUE SE ESTÁ DOENTE. (ENTRE 3% A 15% DESTES TESTES PRODUZEM RESULTADOS FALSO- POSITIVOS). O TESTE É MAIS EFICIENTE APÓS 12 SEMANS DE CONTATO. ??? ENTENDENDO A AIDS ???

17 DST SIGLA PARA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. DENTRE AS DST, ESTÃO A SÍFILIS, AIDS, GONORRÉIA E CLAMIDIOSE. SÃO CONHECIDAS POR DOENÇAS VENÉREAS. ??? ENTENDENDO A AIDS ???

18

19 CD4 É UM RECEPTOR PRESENTE NOS LINFÓCITOS T-AUXILIARES, NO QUAL O HIV SE LIGA PARA INICIAR A INFECÇÃO DA CÉLULA. CONTAMINAÇÃO PROCESSO EM QUE SE TRANSMITE BACTÉRIAS, VÍRUS OU FUNGOS PARA MATERIAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS OU GASOSOS. É PRÓPRIO REFERIR-SE "CONTAMINAÇÃO" PARA SANGUE, SOLO, ÁGUA OU AGULHA. SERES HUMANOS SÃO "INFECTADOS" E NÃO "CONTAMINADOS". COQUETEL (OU TERAPIA COMBINADA) TERMO POPULAR PARA O USO DE DOIS OU MAIS MEDICAMENTOS ANTI-RETROVIRAIS ASSOCIADOS, QUE SE CARACTERIZA PELA TOMADA DE UM GRANDE NÚMERO DE CÁPSULAS OU COMPRIMIDOS POR DIA. ???ENTENDENDO A AIDS???

20 IMUNODEFICIÊNCIA ESTADO EM QUE O SISTEMA IMUNOLÓGICO FICA ENFRAQUECIDO E NÃO PROTEGE O ORGANISMO. IMUNODEPRIMIDO INDIVÍDUO CUJO SISTEMA IMUNOLÓGICO ESTÁ DEBILITADO. HEMODERIVADOS ELEMENTOS DERIVADOS DO SANGUE (HEMÁCIAS, PLASMA, PLAQUETAS, ETC.) USADOS ISOLADAMENTE, ATRAVÉS DE TRANSFUSÃO, PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS. A HEMOFILIA POR EXEMPLO. TESTAGEM SOROLÓGICA VERIFICAÇÃO, POR TESTES, DA PRESENÇA OU NÃO DE ANTI-HIV NO SANGUE. ???ENTENDENDO A AIDS???

21 PERÍODO DE INCUBAÇÃO E OU PERÍODO DE LATÊNCIA TEMPO ENTRE O CONTATO INFECCIOSO E O APARECIMENTO DOS SINTOMAS. NO CASO DA AIDS, É DE ANOS, EM MÉDIA. JANELA IMUNOLÓGICA PERÍODO ENTRE A INFECÇÃO E O INÍCIO DA FORMAÇÃO DE ANTICORPOS ESPECÍFICOS CONTRA O AGENTE CAUSADOR. ESSE PERÍODO DURA SEMANAS E O PACIENTE, APESAR DE TER O AGENTE INFECCIOSO PRESENTE EM SEU ORGANISMO, APRESENTA RESULTADOS NEGATIVOS NOS TESTES PARA DETECÇÃO DE ANTICORPOS. ???ENTENDENDO A AIDS???

22 PORTADOR ASSINTOMÁTICO PESSOA INFECTADA, QUE NÃO APRESENTA SINTOMAS, MAS QUE PODE TRANSMITIR O HIV. PORTADOR SINTOMÁTICO PESSOA INFECTADA PELO HIV E QUE APRESENTA SINTOMAS DA AIDS. SORONEGATIVO PESSOA QUE NÃO TEM ANTICORPOS ANTI-HIV OU NÃO OS TEM EM NÍVEIS DETECTÁVEIS. SOROPOSITIVO INDIVÍDUO QUE TEM ANTICORPOS ANTI-HIV EM NÍVEIS DETECTÁVEIS. ???ENTENDENDO A AIDS???

23 QUEM PEGA AIDS? A AIDS NÃO ESCOLHE CARA. HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS, TODOS PODEM CONTRAIR O VÍRUS DA AIDS. QUEM PEGA AIDS? A AIDS NÃO ESCOLHE CARA. HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS, TODOS PODEM CONTRAIR O VÍRUS DA AIDS.

24 COMO SE PEGA? AS FORMAS DE TRANSMISSÃO DO VÍRUS SÃO: - RELAÇÕES SEXUAIS SEM USO DE PRESERVATIVOS (CAMISINHAS); - TRANSMISSÃO DE SANGUE CONTAMINADO; - USO DE AGULHAS, SERINGAS, OBJETOS PERFURANTES CONTAMINADOS; - DA MÃE INFECTADA PARA O FILHO DURANTE A GRAVIDEZ, PARTO OU AMAMENTAÇÃO; TRANSMISSÃO VERTICAL

25 COMO NÃO SE PEGA? - EM TRANSPORTES COLETIVO, BANHEIROS PÚBLICOS, USO DOS MESMOS OBJETOS; - BEIJOS, CARÍCIAS, CONVIVÊNCIA FAMILIAR; - PICADA DE INSETOS E OUTROS ANIMAIS; - AMBIENTE DE TRABALHO. COMO NÃO SE PEGA? - EM TRANSPORTES COLETIVO, BANHEIROS PÚBLICOS, USO DOS MESMOS OBJETOS; - BEIJOS, CARÍCIAS, CONVIVÊNCIA FAMILIAR; - PICADA DE INSETOS E OUTROS ANIMAIS; - AMBIENTE DE TRABALHO.

26 - EXIJA QUE MATERIAIS MÉDICOS, ODONTOLÓGICOS, MANICURE SEJAM DESCARTÁVEIS OU EXTERELIZADOS; - USAR LUVAS SEMPRE QUE MANUSEAR SANGUE OU OUTROS LÍQUIDOS ORGÂNICOS (URINA, FEZES OU SECREÇÕES EM GERAL). COMO SE PREVENIR? - USE SEMPRE CAMISINHA;

27 VERIFIQUE A DATA DE VALIDADE DO PRODUTO. ABRA A EMBALAGEM SOMENTE NA HORA DO USO, PELO PICOTE E EVITANDO OBJETOS CORTANTES. ENCAIXE O PRESERVATIVOS NA PONTA DO PÊNIS E DESENROLE-O COM CUIDADO ATÉ A BASE DO MESMO. SE FICAR MAL ENCAIXADO OU RASGAR ANTES OU DURANTE A RELAÇÃO, TROQUE-O IMEDIATAMENTE. COMO USAR CORRETAMENTE O PRESERVATIVO ANTES DO ATO SEXUAL

28 COM O PÊNIS ERETO, COLOQUE O PRESERVATIVOS, APERTANDO A PONTA DO RESERVATÓRIO EVITANDO A RETENÇÃO DE AR NO PRESERVATIVO, PARA NÃO INTERFERIR NA QUALIDADE DO PRODUTO. APÓS A EJACULAÇÃO, COM O PÊNIS AINDA ERETO, RETIRE O PRESERVATIVO CUIDADOSAMENTE, SEGURANDO-O PELA BAINHA (ANEL DE LÁTEX), PARA EVITAR O VAZAMENTO DO ESPERMA. EMBRULHE EM PAPEL HIGIÊNICO E JOGUE NO LIXO. COMO USAR CORRETAMENTE O PRESERVATIVO ANTES DO ATO SEXUAL

29 COMO TRATAR OS PORTADORES DO VÍRUS DA AIDS? NÃO DESCRIMINE OS PORTADORES DO HIV. LEMBREM-SE QUE JÁ É MUITO DIFÍCIL CONVIER COM UMA DOENÇA QUE AINDA NÃO TEM CURA, TÃO ENVOLTA DE PRECONCEITOS. TRATE-OS COM CARINHO E RESPEITO. ELES PRECISAM DE SEU APOIO.

30 VOCÊ CAMISINHA AGORA VOCÊ SABE QUE A AIDS É UMA DOENÇA SÉRIA, QUE TODO MUNDO, INCLUSIVE VOCÊ PODE SER PORTADOR DO HIV E PARA SUA PROTEÇÃO USE CAMISINHA E FALE DO QUE APRENDEU COM OUTRAS PESSOAS.

31 VOCÊ SABE SE PROTEGER DA AIDS ? 1. NAS RELAÇÕES SEXUAIS, VOCÊ USA A CAMISINHA.... ( ) A - SEMPRE ( ) B - ÀS VEZES ( ) C - NUNCA 2. NUMA FESTA, ROLA UM CLIMA COM UMA PESSOA. SÓ QUE VOCÊ NÃO TEM PRESERVATIVO. VOCÊ... ( ) A - VAI ATRÁS DE UM ( ) B - DEIXA A TRANSA ACONTECER ASSIM MESMO ( ) C - ADIA A TRANSA 3. VOCÊ ESTÁ NA PISCINA E PERCEBE QUE UMA PESSOA COM AIDS ESTÁ AO SEU LADO. VOCÊ... ( ) A - SAI RAPIDINHO DA PISCINA ( ) B - CONTINUA TOMANDO SEU BANHO, PORQUE SABE QUE NÃO SE PEGA AIDS EM PISCINAS ( ) C - SAI DISCRETAMENTE DA PISCINA 4. VOCÊ DESCOBRE QUE SEU (SUA) PARCEIRO(A) TEM OUTRA(O). VOCÊ... ( ) A - TERMINA O RELACIONAMENTO ( ) B - CONVERSA SOBRE O ASSUNTO E DECIDE ADOTAR O PRESERVATIVO COM SEU (SUA) PARCEIRO(A) ( ) C - ESQUECE O ASSUNTO 5. VOCÊ ESTÁ NA RUA E VÊ UM AMIGO QUE NÃO ENCONTRA FAZ TEMPO. VOCÊ ANDOU SABENDO QUE ELE TEM AIDS. VOCÊ... ( ) A -ATRAVESSA A RUA E FAZ DE CONTA QUE NÃO O CONHECE ( ) B - CUMPRIMENTA SEU AMIGO DE LONGE ( ) C - DÁ UM GRANDE ABRAÇO NO SEU AMIGO E CONVERSA COM ELE 6. UM COLEGA DE TRABALHO TEM O HIV, MAS NÃO OS SINTOMAS DA AIDS. VOCÊ ACHA QUE ELE DEVE... ( ) A - SER DEMITIDO ( ) B - SER APOSENTADO ( ) C - CONTINUAR TRABALHANDO ENQUANTO A SAÚDE PERMITIR 7. NUMA CONVERSA, SURGE O TEMA AIDS. VOCÊ... ( ) A - NÃO SE INTERESSA PELO ASSUNTO.AFINAL, É UM PROBLEMA DE HOMOSSEXUAIS E PROSTITUTAS. ( ) B - FICA INTERESSADO, PORQUE A AIDS É UM PROBLEMA DE TODOS ( ) C - ENTRA NA CONVERSA, MAS COM UM POUCO DE VERGONHA

32 MUITO OBRIGADO!!! OBRIGADO!!!MUITO


Carregar ppt "ORIGEM DO HIV A TESE MAIS ACEITA SUSTENTA QUE O VÍRUS SURGIU NO CONTINENTE AFRICANO, SENDO UMA MUTAÇÃO DO SIV (SIMIUS IMUNODEFICIENCE VIRUS), COMUM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google