A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA"— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
ASTECAS,MAIAS E INCAS

2 INTRODUÇÃO Ao lado das sociedades caçadoras e coletoras, e das agrícolas de subsistência, existiam na América, antes da chegada do colonizador branco europeu, algumas sociedades que atingiram o estágio de civilização. CIVILIZAÇÃO: Quando e ultrapassa a fase da comunidade primitiva, com a construção de centros urbanos, com uma sociedade dividida em classes, apresentando uma produção de excedentes para o comércio.

3 A formação do estado e da escrita são formas de organização política e cultural destas sociedades.
Como tal, algumas sociedades chegaram a esse ponto de evolução denominado civilização, e constituem as chamadas CIVILIZAÇÃOES PRÉ-COLOMBIANAS

4 ASTECAS Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.

5 SOCIEDADE ASTECA A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides

6 ECONOMIA ASTECA Os astecas tinham uma economia essencialmente baseada na agricultura e desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

7 ILHAS DE CULTIVO, CHINAMPAS

8 RELIGIAO ASTECA A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada Os Astecas acreditavam nos sacrifícios humanos,assim como outras civilizações da mesoamerica, capturavam pessoas de tribos, aldeias ou ate mesmo de civilizações inimigas para o sacrifício.

9 Sacrifício Asteca Quetzalcóatl

10

11 CURIOSIDADES TENOTHTITLAN, a principal cidade Asteca apresentava uma população de mais de 200 mil habitantes. Conquistaram militarmente outros povos da região tornando-os vassalos dos Astecas. Diz-se que Fernão Cortez caiu de joelhos ao chegarem nessa cidade, devido a grandiosidade do Império Asteca:templos, palácios,prédios públicos, ruas e um comércio bem desenvolvido e organizado.

12 FICHA-RESUMO POLÍTICA:Centralizada, Império teocrático e militar.
A guerra era uma forma de ascensão social. SOCIEDADE:Hierarquizada, com pouca ou nem uma mobilidade social. ECONOMIA:Agricultura, terras pertenciam ao estado e organizadas na forma de servidão coletiva. RELIGIÃO:Politeístas, com traços de violência e sacrifícios humanos.

13 MAIAS A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.

14 MAIAS A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré- colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (2000 a.C. a 250 d.C.). Muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo

15 SOCIEDADE MAIA Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra.

16 A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos. 

17 CURIOSIDADES Nas principais cidades uma das grandes características era o planejamento das cidades em áreas de interesse: Zona urbana:hospitais, escolas,bibliotecas,farmácias. Zona rural:Onde se concentrava a agricultura. Zona comercial. Mercados públicos e centros de trocas. E bairros mais afastados destinados a população mais pobre, que se dedicavam ao artesanato e outras atividades econômicas.

18 FICHA-RESUMO POLÍTICA:Cidades-estado, não chegaram a constituir um único império. Monarquia teocrática. SOCIEDADE E ECONOMIA:Desenvolveram grandes centros urbanos destinados a administração e aos centros religioso, também era realizado o comércio(escambo).Sociedade hierarquizada composta pela nobreza, uma elite militar e sacerdotes de caráter hereditário. A base da economia era a agricultura. RELIGIÃO:Politeístas com sacrifícios humanos.

19

20 INCAS - Os filhos do sol Localizados na região andina, surgiram a partir do século XII liderado pelo grupo QUÍCHA. Manco Cápac foi o soberano que deu início a dinastia imperial, sendo que os soberanos passaram a ser chamados de os “filhos do sol”

21

22 A partir de 1438 ocorre uma grane expansão territorial rumo ao Equador e Chile conquistando os povos que viviam próximos a sua capital, Cuzco. O império inca chegou a ter 1 milhão de km² e uma população estimada em mais de 8 milhões de pessoas. A capital Cuzco contava com mais de 200 mil habitantes.

23 As grandes cidades como Machu Pichu e Cajamara eram ligadas por grandes estradas construídas pelo estado, normalmente eram pavimentadas com pedras e argila. Facilitando as relações comercias, transporte de produtos e inclusive um eficiente sistema de correios.

24 MACHU PICCHU

25

26

27 FICHA-RESUMO POLÍTICA:Monarquia teocrática. O Inca era o soberano de tudo e proprietário de todas as terras. ECONOMIA:Agricultura e as terras pertenciam ao estado, e também a domesticação da lhama. SOCIEDADE:Dividida em classes, no topo a nobreza composta pelo Inca e sua família, seguidos pelos sacerdotes e burocratas. Na base da sociedade ficava a massa de camponeses. RELIGIÃO:Politeístas, e cultuavam os deuses e as forças da natureza.Seu principal deus era VIRACOCHA, grande criador do universo.


Carregar ppt "AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google