A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unifenas Toxocologia Professora Daniella

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unifenas Toxocologia Professora Daniella"— Transcrição da apresentação:

1 Unifenas Toxocologia Professora Daniella
OPIÓIDES

2 O QUE SÃO OPIÓIDES? Os opióides formam um grupo de substâncias naturais ou sintéticas derivadas do ópio que é obtido da papoula ou Papaver somniferum. O ópio contém mais de 20 alcalóides (substâncias ativas). Alguns dos alcalóides encontrados na planta, como a morfina e a codeína são medicamentos muito utilizados no nosso meio.

3 Papaver somniferum

4 Mecanismo de ação Nós possuímos um sistema opióide endógeno, temos neurotransmissores “parecidos” com o ópio e derivados, que são as endorfinas, encefalinas e dinorfinas. Tipos: alguns dos opióides são: Morfina, Codeína, Tebaína, LAMM, Heroína, Oxicodona, Oximorfona, Hidroximorfona, Hidrocodona (derivada da codeína), Metadona, Fentanil e Meperidina.

5 Mais usados A heroína é um tipo de opióide, de síntese ilegal, sem uso na medicina, sendo o opióide mais freqüentemente usado com fins de abuso. Apesar da heroína ser o opióide de uso ilícito mais comum, tem poucas propriedades farmacológicas especiais.

6 Mais usados A morfina é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula. Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos extremos, como nos casos de traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras, etc.

7 Mais usados A codeína é um analgésico opióide e antitússigeno de ação central, que atua de forma a inibir a chegada do impuso doloroso ou suprimindo o reflexo da tosse.

8 Efeitos Terapêuticos dos Opióides
Sistema Nervoso Central Afinidade por receptores  Analgesia - alteração da percepção da dor e da reação do paciente a esta dor. Euforia - sensação agradável de flutuar e estar livre da ansiedade e do desconforto. Sedação - sonolência e turvação da consciência Depressão respiratória - inibição dos mecanismos do tronco cerebral

9 Efeitos Terapêuticos dos Opióides
Supressão da tosse -mais especificamente a codeína. Miose -é um termo médico para a constrição (diminuição do diâmetro) da pupila. É o oposto da midríase. É encontrada em diversas condições médicas, e também pode ser causada por algumas drogas. Rigidez no tronco - aumento do tônus nos grandes músculos do tronco, interferindo na ventilação Náuseas e vômitos - ativação da zona desencadeante quimiorreceptora do tronco cerebral.

10 Efeitos Terapêuticos dos Opióides
Trato Gastrointestinal - efeitos constipantes:  da motilidade do estômago e aumento do tônus,  produção de secreção gástrica. - aumento do tônus do intestino delgado e espasmos periódicos. - aumento do tônus do intestino grosso e  das ondas propulsivas  constipação

11 Uso dos opióides Os opióides formam a classe de fármacos que atuam nos receptores opióides neuronais. Produzem ações de insensibilidade à dor ou analgesia e são usados principalmente na terapia da dor crônica e da dor aguda de alta intensidade. Há inúmeras situações em que é necessário proporcionar analgesia antes do diagnóstico definitivo.

12 Uso dos opióides Analgesia
- a dor intensa e constante é aliviada com uso de opóides. - a dor associada ao câncer e outras doenças terminais - a administração do opióide a intervalos fixos é mais eficaz no alívio da dor do que a quando solicitada. - utilização em obstetrícia - atenção - os opióides atravessam a BHE do feto, podendo provocar depressão respiratória.

13 Uso dos opióides Edema agudo de pulmão
- o mecanismo provável é redução na percepção de falta de ar ... -  da pré-carga (redução do tônus venoso) -  da pós-carga (diminuição da resistência periférica)

14 Uso dos opióides Tosse - atualmente seu uso está bastante  pelo desenvolvimento de antitussígenos sintéticos que não causam dependência. Codeína, dextrometorfano, levopropoxifeno Diarréia - elixir paregórico

15 Uso dos opióides Anestesia
- medicação pré anestésica - propriedades sedativas, ansiolíticas e analgésicas - podem ser usados com drogas anestésicas primárias (fentanil) - analgésicos regionais ( ação direta sobre a medula espinhal) quando administrados nos espaços epidural ou subaracnóide da medula espinhal  reversão com naloxona

16 Efeitos tóxicos dos opióides
Comportamento agitado, tremor, reações disfóricas Depressão respiratória Náuses e vômitos Aumento da pressão intracraniana Constipação Retenção urinária Urticária (mais freqüente com adm parenteral)

17 Efeitos dos opióides A tolerância não se desenvolve uniformemente para todos os efeitos dos opiódes e aumenta com o passar do tempo. Há menor duração e intensidade dos efeitos de uma droga quando a mesma quantidade é usada. O uso médico de opiódes, regularmente, por alguns poucos dias, raramente leva à dependência... No entanto,sempre que ocorre, aumenta o desejo de procura da droga. Em qualquer momento da abstinência, a administração de um opióide reverte dramaticamente o quadro.

18 Conclusão Podemos dizer que hoje, felizmente, presenciamos uma maior conciência da necessidade do tratamento da dor, referendada pelo estabelecimneto da dor como quinto sinal vital, que deve ser registrado desde admissão do paciente ate sua alta hospitalar.Em decorrência disto, acompanha-se uma maior prescrição dos fármacos análgesicos, e uma maior preocupação no sentido da compreensão do uso clínico dos agentes opioídes.

19 Componentes Amanda Rodrigues Alex Castro Débora Alves Vera Lucia

20 Bibliografia


Carregar ppt "Unifenas Toxocologia Professora Daniella"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google