A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criptografia de arquivos Presidência da República.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criptografia de arquivos Presidência da República."— Transcrição da apresentação:

1 Criptografia de arquivos Presidência da República

2 Premissas Aderente aos padrões da ICP-Brasil. Facilidade de operação pelo usuário. Os arquivos são da Presidência da República e não dos usuários. O sistema deve prever exoneração, ordem judicial, morte, etc. Não pode haver uma única pessoa com a capacidade de abrir qualquer arquivo. Poder operar com algoritmos inseridos dinamicamente. Os arquivos não podem trafegar em claro (cifração e decifração efetuadas na máquina cliente).

3 Processo de cifração Arquivo em claro Arquivo cifrado Criptografia simétrica com chave de sessão Criptografia assimétrica com chaves públicas do certificado mestre e de cada dono (um ou mais)

4 Características para o usuário Funcionalidades acessíveis através do Gerenciador de arquivos. Criação de diretórios para arquivos cifrados. Arquivos criados ou movidos para diretórios cifrados serão automaticamente cifrados. Decifração e cifração transparente. Decifração e cifração para arquivos ou diretórios. Na gravação em disquete, pen-drive ou envio via e-mail, o(s) destinatário(s) poderão ser escolhidos a partir da lista da ACPR, de certificados armqzenados em sua máquina os de grupos montados pelo próprio usuário. Permitir a importação e exportação de certificados pelo usuário.

5 Certificado mestre Ou Agente de Recuperação. Poderá ser um ou mais. Poderá abrir qualquer arquivo cifrado. Sua chave privada será dividida em m partes e cada uma delas será cifrada com a chave pública de m pessoas. Para a sua recuperação, serão necessárias n dessas pessoas. Contemplar a saída de um funcionário ou o final da validade de um certificado que foi utilizado para cifrar alguma das m partes da chave privada. Configuração de HSM e protocoladora para uso futuro.

6 Características gerais Cliente Windows e Linux. Número ilimitado de usuários. Deverá ser fornecido aplicativo que terá a finalidade de decifrar arquivos enviados ou recebidos, que a Presidência poderá distribuir livremente. Todos os programas fonte desenvolvidos deverão ser entregues à Presidência da República, mediante assinatura de contrato de sigilo e não concorrência.

7 Obrigado


Carregar ppt "Criptografia de arquivos Presidência da República."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google