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Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional Programação I Engenharia de Computação Prof.ª Claudia Boeres 2009/1.

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1 Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional Programação I Engenharia de Computação Prof.ª Claudia Boeres 2009/1

2 A arte de resolver problemas criar oportunidades para que o estudante desenvolva suas habilidades como solucionador de problemas usando computador. George Polya: livro voltado para a resolução de problemas de matemática do ensino fundamental. adaptações para a resolução de problemas usando o computador.

3 Algumas dicas... Só se aprende a resolver problemas através da experiência; A ajuda do professor não deve vir através da apresentação pura e simples de uma solução; É muito importante não se conformar com uma única solução;

4 Algumas dicas... Na busca pela solução de um problema, nossa ferramenta principal é o questionamento; Aprenda desde cedo a buscar um aprimoramento da sua técnica para resolver problemas; Crie uma sistematização.

5 Como resolver um problema? Polya: processo dividido em quatro etapas; Por onde começar cada etapa? O que posso fazer com os elementos que disponho? Qual a vantagem de proceder da forma escolhida?

6 Etapas Compreensão do problema Planejamento Desenvolvimento: construção da solução; planejamento do teste; execução do teste; codificação da solução; teste com o uso do computador. Avaliação do processo e seus resultados

7 Exemplo: Deseja-se escrever um programa que permita determinar a menor quantidade de cédulas necessárias para pagar uma dada quantia em Reais.

8 Etapas Compreensão do problema Planejamento Desenvolvimento Avaliação do processo e seus resultados

9 Etapas Compreensão do problema: Cédulas de 1, 5, 10, 50 e 100 Planejamento Desenvolvimento: ncedulas q = (div q 100) + (div (mod q 100) 50) + (div (mod (mod q 100) 50) 10) + (div (mod (mod (mod q 100) 50) 10) 5)+ (div (mod (mod (mod (mod q 100) 50) 10) 5) 1) (mod q 10) (mod q 50) (mod q 5)

10 Compreensão do problema E com as cédulas 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100? Desenvolvimento: ncedulas1 q = (div q 100) + (div (mod q 100) 50) + (div (mod (mod q 100) 50) 20) + (div (mod (mod (mod q 100) 50) 20) 10) + (div (mod (mod (mod (mod q 100) 50) 20) 10) 5) + (div (mod (mod (mod (mod (mod q 100) 50) 20) 10) 5) 2) + (mod (mod (mod (mod (mod (mod q 100) 50) 20) 10) 5) 2) (mod q 50) (mod q 10) (mod q 5) (mod (mod q 50) 20)

11 Avaliação do processo e seus resultados ncedulas q = n100 + n50 + n10 + n5 + n1 where n100 = div q 100 r100 = mod q 100 n50 = div r r50 = mod q 50 n10 = div r50 10 r10 = mod q 10 n5 = div r10 5 n1 = mod r10 5

12 Apresente três problemas semelhante ao das cédulas Desenvolva uma solução para o problema considerando que para cada tipo de cédula existe um quantidade limitada (maior ou igual a zero); Exercícios:


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