A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identidade da Pastoral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identidade da Pastoral"— Transcrição da apresentação:

1 Identidade da Pastoral
A Identidade da Pastoral da Sobriedade é o Grupo de Autoajuda. Porque: Consolida o desenvolvimento das ações concretas da Pastoral da Sobriedade na Igreja. É a resposta em cada uma das Paróquias para o tratamento das dependências.

2 Identidade da Pastoral
Atua nas frentes da Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção Familiar e Social e Atuação Política. O Grupo de Autoajuda trabalha o Programa de Vida Nova nas reuniões semanais.

3 Identidade da Pastoral
O Programa de Vida Nova: está fundamentado no Evangelho e na Doutrina da Igreja. contém a Missão da Pastoral. cumpre as Exigências Permanentes da Evangelização.

4 Identidade da Pastoral
acata as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB. atinge o Objetivo da Pastoral. traz da morte para a vida. O Programa de Vida Nova traz a proposta de busca da sobriedade como um estilo de vida. É uma pedagogia de fé que leva a uma conversão

5 Identidade da Pastoral
Evangeliza nos chama a vivenciar os sacramentos também se utiliza das ferramentas da ciência. O Programa de Vida Nova recupera todos os que perseveram na vivência dos 12 Passos nas reuniões semanais do Grupo de Auto-ajuda.

6 Identidade da Pastoral
O Grupo de Autoajuda O Grupo de Auto-ajuda é a metodologia adotada pela Pastoral da Sobriedade para o tratamento das dependências. É considerado pela ciência um recurso eficaz para esse tratamento por ser utilizado com o objetivo de restaurar o equilíbrio emocional das pessoas que compartilham as mesmas dificuldades.

7 Identidade da Pastoral
A partilha da experiência da historia de vida; Os sofrimentos, as dores da alma: emocionais e espirituais; Perceber a si mesmo e passa a entender as pessoas com as quais convive; Auto-ajuda e autoconhecimento.

8 Identidade da Pastoral
O modelo sistêmico para ajudar as famílias a encontrarem soluções aos abalos que sofrem quando um ou mais membros estão afetados pela dependência química. O paradigma sistêmico não está restrito à psicologia, mas a uma nova forma de pensar da ciência, que auxilia o sistema familiar na busca do equilíbrio. A dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança.

9 Identidade da Pastoral
As reunioes semanais, cada uma, um passo, no qual existe uma passagem Biblica para o dia; A Pastoral da Sobriedade não se limita apenas em bloquear o uso da droga e o abuso do álcool, mas propõe a redescoberta do verdadeiro resgate do sentido da Vida(Vocacao).

10 Identidade da Pastoral
O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química abrangendo o grupo familiar, sem, porém, promover um confronto entre eles. O dependente participa buscando a libertação, a sobriedade, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira efetiva na recuperação de seu dependente.

11 Identidade da Pastoral
A reflexão de cada um dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade, aos poucos, vai tornando dependentes e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro, estimulando a mudança de comportamento pessoal. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, as que fazem parte da própria família.

12 Identidade da Pastoral
Outro elemento importante nesse processo é a escuta. Quando a pessoa se abre para ouvir o outro, torna-se capaz de abrir o coração para experimentar a Terapia do Amor e do Perdão. As relações afetivas saudáveis na qual o amor prevalece e leva a um processo de conversão alicerçado na vivência do Programa de Vida Nova.

13 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda É PASTORAL – EVANGELIZA. Exerce seu apostolado em resposta ao problema social da dependência química, em comunhão com as diretrizes da Paróquia, da Diocese e da CNBB. GRUPO ABERTO - qualquer pessoa pode participar a qualquer momento. NÃO SE LIMITA À DEPENDÊNCIA QUÍMICA trabalha qualquer tipo de dependência.

14 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda A CONSCIENTIZAÇÃO É PESSOAL Cada participante analisa sua própria vida. Busca o auto-conhecimento. Cada pessoa partilha sua própria experiência de vida, fala de si mesmo. A partir da experiência do outro, a pessoa através de um processo de conscientização, busca a mudança do seu próprio comportamento.

15 Identidade da Pastoral
Características do Grupo de Autoajuda NÃO PERMITE ACONSELHAMENTO O grupo de autoajuda é um recurso que a Pastoral da Sobriedade está usando no tratamento das dependências, sem haver necessidade da condução ou supervisão de especialistas. O Coordenador do Grupo de Partilha tem a função de conduzir a partilha, apenas mantendo a ordem, acolhendo, convidando a responder os questionamentos do dia e dando vez e voz aos participantes.

16 CNBB - Coordenação Nacional de Formação
Curso de Agente Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus.


Carregar ppt "Identidade da Pastoral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google