A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS EMPRESAS E O PROCESSO DE ENTROPIA AULA 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS EMPRESAS E O PROCESSO DE ENTROPIA AULA 4"— Transcrição da apresentação:

1 AS EMPRESAS E O PROCESSO DE ENTROPIA AULA 4
Prof. beth

2 Empresas sofrem doenças causadas por disfunções geradas a partir da combinação dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos.

3 SINTOMAS Lâmpada queimada – sistema de manutenção elétrica preventiva e corretiva está falhando; Diretor digitando correspondência – subutilização dos recursos humanos.

4 Localização DO ADMINISTRADOR
A localização do administrador na estrutura organizacional é estratégica, porque ele precisa ter uma visão sistêmica da empresa. O QUE SIGNIFICA?

5 As empresas diferentemente dos seres vivos, sofrem um processo de entropia negativa, ou seja, nascem, crescem e continuam crescendo permanentemente. EX. Igrejas, Exército.

6 Por que as empresas ficam doente?
O administrador deve ficar atento aos indicadores de resultados que podem levar às causas dos problemas. Esses problemas podem estar relacionados à: Desorganização do trabalho; Desperdício de tempo; Desperdício de esforço.

7 Causas de desorganização do trabalho
Centralização ou personalismo do chefe quando o chefe refere-se aos resultados como sendo de sua responsabilidade; Quando não delega autoridade; Atribui a culpa aos outros pelo erro; Toma para si a autoria de idéias de seus funcionários PODE SER UM INDICADOR QUE A EMPRESA ESTÁ COM SÉRIOS PROBLEMAS DE LIDERANÇA.

8 OUTROS EXEMPLOS DO QUE PODEM LEVAR A EMPRESA A UM PROCESSO ENTRÓPICO
Desperdício de tempo Divisão do trabalho não definida Objetivos e metas não internalizados Sentimento negativo dos funcionários

9 Paralisação do trabalho
Falta de pontualidade Retardamento das decisões Deslocamento desnecessário

10 Falta de organização, sistemas e métodos de trabalho
SINAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA: 1º Lugar – se a empresa conta com um administrador; 2º Lugar – verificar se o administrador usa as ferramentas de sistemas e métodos para organizar a empresa.

11 Para isso, basta solicitar o fluxograma do processo de atendimento ao cliente;
Verificar se o administrador respeita o princípio da criação e racionalização de formulários;

12 Solicitar o organograma da empresa;
Verificar se o administrador usa QDT para verificar as relações homem x hora x atividade dos órgãos; Se ele usa o planejamento de layout para monitorar o espaço físico.

13 referência CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.


Carregar ppt "AS EMPRESAS E O PROCESSO DE ENTROPIA AULA 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google