A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância??. Ao planejar e agir em EaD, não podemos esquecer de que estamos pensando e fazendo Educação! E a D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância??. Ao planejar e agir em EaD, não podemos esquecer de que estamos pensando e fazendo Educação! E a D."— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância??

2 Ao planejar e agir em EaD, não podemos esquecer de que estamos pensando e fazendo Educação! E a D

3 Qual o sentido da EaD? De que tempos e espaços de educação estamos falando? Relatividade Escher

4 Resgatando a história...

5 > Histórico ConcepçõesTecnologias AUTORESAUTORES >> A EaD está sendo ofertada desde o final do século XIX (aproximadamente a 150 anos), passando do uso de correspondência ao uso de meios telemáticos. >> Há três grandes gerações da EaD a partir das inovações tecnológicas: a correspondência, a telecomunicação e a telemática. Segundo Garrison (1996) e Gárcia Aretio (2001) >> Ensino por correspondência >> Ensino multimídia >> Ensino telemático No Brasil

6 Histórico Concepções Tecnologias AUTORESAUTORES O ensino a distância é um sistema multimídia de comunicação bidirecional com o estudante afastado do centro docente e ajudado por uma organização de apoio, para atender de modo flexível à aprendizagem de uma população massiva e dispersa. Este sistema somente se configura com recursos tecnológicos que permitam economia de escala ) Ricardo Marin Ibañez (1986) A Educação a Distância é um sistema metodológico de comunicação bidirecional que pode ser massivo e substituir a interação pessoal entre professor e estudante, como meio preferencial de ensino. Isto ocorre pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos estudantes. García Aretio (1994)

7 Histórico Concepções Tecnologias AUTORESAUTORES Educação a distância é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num local diferente do ensino e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de curso, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como arranjos essenciais organizacionais e administrativos. Michael Moore (1996) Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Decreto nº de 19 de dezembro de 2005

8 HistóricoConcepçõesTecnologias AUTORESAUTORES Qual o lugar das tecnologias na EaD? A ação de educar é uma ação na qual todos (educadores e educandos) ensinam e aprendem, dirigidos pelo educador ou educadora; dirigidos, não direcionados.... na busca constante de novos conhecimentos em todos os espaços.

9 Tecnologias e Educação a Distância Reconhecer a educação a distância como uma modalidade de educação que, pelo uso de diferentes linguagens, pode favorecer a aprendizagem em diferentes tempos e espaços...

10 Linguagens TICs… Qual o lugar das tecnologias na Qual a plataforma mais Que recursos tecnológicos são importantes? Material impresso... Telefone... Rádio... Televisão... Vídeos... Audioconferência... Videoconferência... Teleconferência... Tutoriais online... AVA (plataformas)... Correio eletrônico... Fórum... Chat... MSN... Webconferência... WAP...

11 Nas sociedades da Antigüidade, o conhecimento e a tecnologia levavam séculos para modificar- se. Na Sociedade Industrial, o conhecimento transformava-se em gerações. E hoje?

12 A Rapidez da Mudança Tecnologia Datas Tempo Valores Aproximados: 1 minuto = 20 anos Telégrafo (Morse) ,4 minutos Cinema1895 5,5 minutos TV1928 3,9 minutos Telex ,8 minutos Computadores (ENIAC) ,0 minutos Transistor ,9 minutos PC (IBM) ,2 minutos Internet ,5 segundos CD-Rom ,5 segundos

13 Anos Necessários para Atingir 50 milhões de Usuários Adoção de Novas Tecnologias Fonte: A Internet em Números

14 Mercado de Internet BrasileiroMercado de Internet Brasileiro –Brasil 2002: 9º país em número de usuários –Brasil 2005: 11º país em número de usuários A Internet em Números Fontes: CanalWeb, IDG, ITMídia, Gazeta Mercantil, InfoOnline, WebWorld, ITWeb, ComputerWorld, Ibope e E-ratings CIA World Factbook, Janeiro de USA 2- Japão 3- Alemanha 4- Reino Unido 5- China 6- Canadá 7- Coréia do Sul 8- Itália 9- Brasil 10- França 11- Austrália 12- Rússia 13- Taiwan 14- Holanda 15- Espanha 1- USA 2- Japão 3- Alemanha 4- Reino Unido 5- China 6- Canadá 7- Coréia do Sul 8- Itália 9- Brasil 10- França 11- Austrália 12- Rússia 13- Taiwan 14- Holanda 15- Espanha

15 WEB 2 O termo designa o que alguns chamam de nova fase do desenvolvimento de aplicações para a Web. Envolvimento do usuário –A interação é parte essencial, por exemplo, em blogs e wikis, onde o conteúdo é feito pelo usuário. Acessibilidade –É a Web como plataforma. Você pode acessar as aplicações independente de Sistema Operacional, navegador ou hardware e de qualquer lugar que esteja, sem necessidade de guardar arquivos no computador.

16 WEB 2 Recursos mais conhecidos Blog –Blog é um sistema onde cada um publica textos, imagens, som com arquivamento cronológico, e normalmente permite que visitantes comentem cada postagem. Wiki –Sistema colaborativo de produção de conteúdo. Pode ser usado como enciclopédia (Wikipédia), portal de notícias (Wikinews), dicionário (Wikicionário), mapa (Wikimapia).WikipédiaWikimapia Writely –Processador de textos online.

17 WEB 2 Recursos mais conhecidos Podcast – A palavra vem da junção de Ipod com Broadcast. É um meio de publicação de programas personalizados de áudio, gravados em mp3 e vídeos, disponibilizados pela internet.vídeos E a TV digital??!!

18 > Histórico: Ensino por correspondência

19 > Histórico > Histórico: Ensino por correspondência Final do século XIX e início do século XX Impressão e serviços postais Textos pouco adequados com o estudo independente. Comunicação textual e assíncrona entre professor e aluno, restrita ao envio de materiais (modelo de transmissão de informações) Ao final desta geração, surgiu a figura do tutor – É fundado o Instituto Universal Brasileiro, considerado pioneiro na EaD no Brasil, utilizando basicamente material impresso. Objetivava a formação do profissional de nível elementar e médio. O ensino por correspondência foi/é a etapa da história de EaD com maior duração. Retorno

20 > Histórico: Ensino multimídia

21 > Histórico > Histórico: Ensino multimídia Surge mais na década de 60, usando múltiplos recursos de ensino: rádio, televisão, telefone, audiocassetes, videocassetes, – Surgem as escolas radiofônicas, criadas pelo Movimento Educação de Base (MEB). O objetivo era alfabetizar e apoiar os primeiros passos da educação de jovens a adultos. Ocorria, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país. O telefone é usado para contato entre professor e aluno As primeiras experiências de televisão datam de 1934, oferecidos pela Universidade do Estado de Lowa, nos Estados Unidos. Os modelos de aprendizagem ainda se pautam na transmissão de informações. Retorno

22 > Histórico: Ensino telemático

23 > Histórico > Histórico: Ensino telemático Surgiu na década de 80 com a integração das telecomunicações Professor e aluno podem se comunicar tanto de forma síncrona quanto assíncrona através de diversos meios Com os avanços da informática potencializa-se o uso de rádio e televisão, audioconferência e videoconferência. Também há experiências até hoje...

24 > Histórico Histórico: Ensino por internet Taylor apud García Aretio (2001) Chamada de geração Modelo de Aprendizagem Flexível iniciou na década de 90. Faz uso da multimídia interativa: a comunicação pela internet Surge o campus virtual, aprendizagem virtual, ambientes virtuais de aprendizagem. Iniciam experiências de EaD centradas em processos individuais e coletivos de aprendizagem: professor- aluno, aluno-aluno. Taylor ainda propõe a quinta geração: aprendizagem flexível inteligente. Um modelo baseado em sistemas de respostas automáticas e banco de dados inteligente. E agora? E as tecnologias WAP? E a TV digital? Retorno

25 No Brasil O início... O início... Universidade de Brasília (UnB) se destaca como pioneira na introdução da tecnologia educacional na EAD, no ensino programado e individualizado no nível superior. Projeto SACI - Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares, lançado em 1974 no estado do Rio Grande do Norte, representou a primeira experiência de utilização da tecnologia de satélite para fins educacionais no Brasil. TV Educativa do Maranhão (1969). Projeto Minerva (rádio educativo) criado pelo Governo Federal em 1970, oferecia diferentes tipos de cursos para os níveis de primeiro e segundo graus com o objetivo de resolver num curto prazo, os problemas de desenvolvimento econômico e social do país. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (1976) Fundação Roberto Marinho (1978) MOBRAL (1979) FUNTEVE (1985), com programas educativos no ar em parceria com diversas rádios educativas e canais de TV. Salto Para o Futuro (1991)

26 O programa Telecurso 2000 (década de 90), tem suas origens no Telecurso 2º Grau, criado no final da década de 70, numa parceria entre a Fundação Roberto Marinho (Rede Globo, do Rio de Janeiro) e a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura, de São Paulo). Em Santa Catarina, os Centros de Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual de Ensino utilizavam os vídeos e textos/ livros na formação para o ensino médio e fundamental, na modalidade semipresencial, no projeto das telessalas. Na década de 90, surgem programas de formação e capacitação de professores em escolas públicas (televisão, videocassetes, antenas parabólicas e computadores) para disseminar o uso de novas tecnologias, promovido como política institucional do Ministério da Educação (MEC), como TV Escola (1995). Em Mato Grosso, a UFMT um curso de graduação a distância (1995), com o uso da mídia impressa como suporte para a oferta de um curso de licenciatura em educação, séries iniciais. Em Santa Catarina, na UFSC, o LED, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção em 1995, inicia as primeiras experiências utilizaram como mídia principal os vídeos e material impresso. Em 1996, surgem as teleconferências. O primeiro curso de especialização usando a WEB como mídia interativa principal iniciou em março de Retorno

27 Qual o sentido? E a D

28 HistóricoConcepçõesTecnologias AUTORESAUTORES Valente(2003) Nevado(2002) Belloni(2001) Fagundes(2005) Moran(2006) Medeiros(2003) Pallof e Pratt(2004) Silva(2003) Assmann(2005)


Carregar ppt "Educação a Distância??. Ao planejar e agir em EaD, não podemos esquecer de que estamos pensando e fazendo Educação! E a D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google