A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio de Matemática Douglas Lázaro dos Santos Pires Silva Colégio Estadual Ruben Berta T : 3 0 0 2 º T r i.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio de Matemática Douglas Lázaro dos Santos Pires Silva Colégio Estadual Ruben Berta T : 3 0 0 2 º T r i."— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio de Matemática Douglas Lázaro dos Santos Pires Silva Colégio Estadual Ruben Berta T : º T r i

2 Introdução: Meu Portfólio do Segundo Trimestre: Seguindo o mesmo Padrão desenvolvido por mim para a apresentação do trabalho o Portfólio do Segundo trimestre vai expor na mesma ordem e lógica que Eu fiz anteriormente.

3 Sumário: Conteúdos: - Geometria Espacial -Matemática entre o ensino médio e fundamental ExtraCurriculares: - Lógica de Programação - VisualG Cronograma: * Junho | Julho | Agosto | Setembro -Meu método de estudo -Lista de Exercícios -Prova -Projeto -Passeio

4 Legendas: Este portfólio irá conter setas e elipses para indicar partes importantes, a serem comentadas;além de informar tópicos Sistema de Classificação de Atividades: São Classificadas em Difícil,Fácil,Legal conforme Minha opinião sobre o conteúdo envolvido e questão do meu bem estar na determinada data. Ruim Péssimo Médio BomÓtimo Legenda e Sistema de Classificação mantidos. Bem legal o jeito que a Profª comentou o Meu método de classificação, nem sabia que existia uma análise psicológica sobre a divisão que Eu fiz.

5 Método de Estudo Com intenção de esclarecer as duvidas da Profª tento mostrar o que passa por mim enquanto estudo e resolvo exercícios.

6 Meu Método de Estudo: Bom em aula tenho o costume de prestar atenção no que os professores sempre tentando desviar meus movimentos do mesmo, fico escutando o que eles dizem e brincando com lápis, borracha comentando algo com o Nicollas. Para mim estudar não é só ler o que foi escrito, pois em Matemática o que teria para ler. Assim ao meu ver para qualquer matéria o bom mesmo é entender o conteúdo, para estudar para Matemática, Física e Química eu refaço exercícios e compreendo as normas de execução; para as matérias das Humanas costumo ler resumos, não utilizando muito tempo para isso no Maximo 2 horas incluindo o trajeto de casa até a escola ( leitura no ônibus ). Assim aprendo o conteúdo e faço as provas sem muito mistério, só me dou mal quando não gostei do conteúdo e por isso fui vencido pelo não gosto não quero não faço. Alem de estudar em conjunto com o Nicollas por MSN e na aula em dupla, bastante criticados por isso, mas também nós abusamos um pouco, em dupla estudamos em sincronia revendo erros e ensinando macetes para calcular etc.

7 Exemplificando Sei lá Como começar a explicar meu modo de pensar e calcular, segundo a Profª as pessoas tem sua visão Matemática, a minha é normal presumo, só gosto mais de formas 3D e vejo elas com facilidade, mas para estudar eu idealizo elas na minha mente e planifico para calcular, como se na minha imaginação a figura estivesse rodando. Aplicações de formulas eu faço de modo seqüencial separo os lados defino medidas e desconto o que é preciso. Para a maioria a imagem é apenas rabiscos mais ali se encontra meus cálculos, legal é que depois de refazer contas e ler texto quando estudo na hora da prova me passa flashbacks do que continha a folha. Segundo o que eu sei se chama memória fotográfica essa habilidade.

8 G.E - Cilindro,Cone e Esfera Estudo de figuras com 3D, etc. Cilindro: figura que tem todo seu calculo envolvendo π sendo dois círculos as bases e um plano curvilíneo formando sua área lateral. Utilizado para embalagens de produtos por ter o volume totalmente aproveitável sem cantos. Cone: figura formada por um circulo como base e um plano angulado conforme uma geratriz partida do raio do circulo formando sua área lateral. Esfera: é a figura que é impossível de ser representada em um plano só pode ser supostamente vista nele por se tratar de um sólido cujo a visualização se dá através de volume, para representá-la utilizasse efeito gradiente ou de perspectiva, linhas atravessando o plano. Dessa figuras acho que a sua utilização e descoberta se deu na composição de embalagens e de representações gráficas de localidades mapas, sendo a esfera chamada de bolinha antigamente vendo que ela é como se fosse uma moeda girando.

9

10 Listas de Exercícios Poucas resoluções minhas no caderno, basicamente os Exercícios se repetiam.

11 Fiz poucos exercícios das lista, das que eu fiz não vi dificuldade para executá-las, simplesmente fiz ou acompanhei a correção. Fácil Essa conta considerei a mais fácil por ser estritamente aplicação de formula de volume, sendo um solido em cima do outro soma os volumes. R1=2 h=1 V= 2².1 = 4π R1=1 h=4 V= 0,5².4 = 1π Vt = 5π

12 Legal Essa conta é legal pelo seus métodos de resolução, eu resolvi tudo a partir de um paralelepípedo que se desconta meio cilindro.exe: At= – π5² + 2π.5.8/2 = π m ² Vt= – π5².8/2 = π m ³ Ao calcular a área total vi que não é preciso fazer 2X a área da base do cilindro porque duas metades formam um inteiro.

13 Prova 1 10 A prova foi anterior as férias foi uma recapitulação de sólidos até cilindro, era só cálculos de uma figura mais a outra ou uma figura menos a outra. Estava fácil só o ruim era o modo braçal. A prof.ª Aline quando fez a correção dessa prova utilizou meto similar a de outras escolas (A, AP, NA) considerado que Eu esqueci da altura da 2-B me deu 10 do mesmo jeito.

14 Prova 2 10 Bem nesta prova a única coisa que não me agradava é contas com esfera, por ter nas formulas multiplicação, fração e expoente tornado o resultado mais trabalhoso 4.πr ³/3. Não sei o intuído da Prof. ª em deixar escolher fazer uma questão ou outra, na hora eu pensei vou fazer todas obrigatórias mais as que der tempo, assim fiz todas menos a 10, praticamente gabaritando a prova.

15 Faltando menos de 20 minutos para o fim do período não tinha chagado na conta 11,quando fui fazê-la vi que não era tão simples e resolvi ela de modo absurdo, quase sem cálculos só pensei numa explicação. Difícil Seguinte conta que fez eu passar o fim da prova mais o resto do dia refletindo mais e parte da semana imaginando os cálculos para ter certeza que tinha acertado. Na hora atucanado com a falta de tempo e falta de resolução da ultima conta me veio a cabeça varias possibilidades de resolver, mais o q mais passava é uma secção na esfera que lembrava Pitágoras e por seqüência um cone com geratriz. Essa conta é tão interessante que me fez pensar em fazer uma animação 3d dela, só o problema é que meus recursos são limitados para movimento de sólidos no PC (programas inapropriados)

16 Questão 11 – O Sorvete

17 PROJETOPROJETO Nosso trabalho do Projeto teve bastante alterações tanto no sólido quanto na composição dele. No inicio era pra ser um porta retrato que ia girar,o problema foi fazer girar e que material usar,porque o que o grupo tinha visto para tirar a idéia era feito com chapas e cabos de aço com um motor, inviável para o grupo que pensava que com vento o porta retrato ia girar. Depois era pra ser uma caixa feita de rolinhos de jornal como se fosse uma cesta tramada,muito trabalhoso passamos 3 tardes tentando fazer sem nem conseguir erguer as paredes do sólido. Posterior o caixa veio o projeto de ser um porta caneta de disquetes e um cartão em forma de caixa, na indecisão de qual fazer foi feito um molde dos dois projetos e apresentado para a Prof.ª, foi votado para continuar o cartão que se tornaria embalagem para presente. Após as férias estendidas vimos que estava próximo da entrega agilizamos a montagem do sólido que ia ser feito de MDF mais por falta de conhecimentos gerais e em física deu problema no abrir as paredes do sólido, decorrente a isso a Carla e a Jéssica se responsabilizaram pela montagem final e decoração, dois dias antes se reunimos para fazer o cartaz e assim ficou cartaz pronto e sólido não, a Carla disse que o pai dela fazia o sólido a tempo já que a primeira versão em MDF não foi possível decorar, acabou que a Carla brigou com o pai dela e fomos penalizados pela incoerência do grupo. Fora as desgraças ocorridas foi bom fazer o projeto ajudou a sentir o que é um trabalho para comercio e ver como construir produtos a partir de conhecimentos de matemática e mercado.

18 Imagens do Projeto

19 Passeio à Feira das Profissões - PUC No passeio à Feira visitei todas estandes que tinha interesse, entre elas: de Matemática, Física, Química e as de Engenharia e claro que a da Computação e Informática. Na de Matemática vi sólidos transformados em jogos de raciocínio, que fizeram gastar um bom tempo solucionado-os. Na de Engenharia Elétrica vi a junção de programação com ótica que demonstrava um aparelho girava com velocidade de um HD de computador com um seqüencial de luzes que dava impressão de texto e figuras escritas conforme o giro.

20 ExtraCurriculares É o pensamento lógico para programar sites,sistemas e softwares, assim é construído através de funções matemáticas, expressadas em código e visualizada em programas de teste ou na execução de sites. Para aprender Lógica de Programação é feito exercícios dando a ordem a um determinado programa para ele executar funções como soma, divisão, comparação, etc. Lógica de Programação é a Matemática aplicada de modo que siga como se fosse uma instrução de uma determinada tarefa. Lógica de Programação Neste conteúdo se reaprende a usar funções como: - Função Se, Senão, Enquanto - Utilização de Variáveis e Constantes - Regras de sinais -Números Decimais - Maior, Menor, Diferente

21 VisualG É o Programa que eu utilizei no curso para aplicar Lógica de Programação, consiste no seguinte ele trabalha com Portugol que é a linguagem de programação simples em português, serve para a construção de algoritmos, utilizado para desenvolver raciocínio e estudo aplicado. Esse print é o programa sendo utilizado no PC,ali eu fiz o algoritmo da formula da área do trapézio. Denominei 4 variáveis sendo elas: - Base maior - Base menor -A-Altura -Á-Área Escrevi a simples função : (B+b).h/2 E assim fiz ele executar a formula do trapézio com valores simplificados

22 Segundo Trimestre O Segundo Trimestre foi bem legal movimentado, Pouco monótono estive totalmente entendido da matéria não tendo dificuldade no conteúdo, tive alguns problema no Projeto, fiquei um pouco inconformado com o recesso escolar,me mantive dentro do possível nas normas do contrato estive sempre no meu lugar, fiz a maioria dos trabalhos,alguns temas, conversei em aula dentro do controle só prejudiquei meus amigos o Nicollas e o João porque eles não se mantiveram nos seus lugares, refleti sobre o desempenho da turma inteira julgando Eu o Nicollas e o João como nerd sendo que nós só mantivemos com notas boas, coisa que a turma vem decaindo, considero pra mim que não há diferença de inteligência só de esforço para conseguir se dar bem, não me considero nerd nem O Inteligente, não que eu me importe de ser elogiado pelos meus colegas, me considero normal e acho que é possível para qualquer um alcançar suas metas, tirando notas altas e conseguindo se formar, claro que cada um no seu nível de velocidade. Admiro aulas da Prof.ª Aline quando faz um comparativo com o mundo de trabalho, com situações reais e tecnologia, me inspira a buscar conhecimento quando estiver no ensino superior. Neste trimestre revi meus conceitos sobre conteúdos chatos mais que por enquanto são necessários para fim do meu ensino médio e para o inicio da minha carreira profissional.

23 To be continued In next Trimestre


Carregar ppt "Portfólio de Matemática Douglas Lázaro dos Santos Pires Silva Colégio Estadual Ruben Berta T : 3 0 0 2 º T r i."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google